quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

SUPER-ESPECIAL DE ANO NOVO


Saudações 2010, seja bem-vindo! Traga o Hexa.
"Eu quero saber se o povo está na merda e eu quero tirar o povo da merda em que ele se encontra!" Presidente Lula
Lula, o filho do Brasil, evoluiu de líder sindical fudido com um “Hoje eu não tou bom!” estampado no peito e o semblante gozado para o titular da faixa presidencial, o proprietário de um sorriso messiânico e um astro do cinema brasileiro. A aparente dicotomia estética na foto compõe na realidade um desdobramento político premeditado. Conseguiu tudo isso com apenas 9 dedos e um português social, por assim dizer. Odeio admitir, mas meu arquiinimigo, o presidente dos EUA, Barack Obama, tinha razão: “Lula é o cara.” Então, que 2010 seja um ano extraordinário para todos nós e que possamos copiar o exemplo de perseverança e superação de nosso grande líder nunca antes na história desse país observado e assim concretizar nossas aspirações, absurdas ou inofensivas. Ou pelo menos sair da merda como ele.    
Receita de ano novo    
Receita de ano novo
Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz, Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido talvez ou sem sentido) para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior) novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?) 
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver. Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.  
Carlos Drummond de Andrade    
Папа, essa é prá você!  
Ano novo pode refletir-se em vida nova. Ou não. Tudo depende de você, eu sei, é uma frase psicológica clichê, mas é verdade. São Francisco de Assis já dizia Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível... Assim, pense primeiro para onde você está indo, onde deseja chegar e dê o seu melhor para chegar lá. (Qual é o seu sonho de vida?) Depois desafie a si mesmo e inove. Por fim, seja uma metamorfose ambulante como o velho Raulzito! Mas cuidado, Raul morreu de cirrose.
Então, neste Réveillon (Réveillon em português significa "despertar") celebre com os que circulam em você, mas beba com moderação, doce leitora. Não me copie nos últimos tempos. Temo que tenha sucumbido a minha complicada herança genética. Embora uma reportagem publicada pela revista Superinteressante em setembro do ano passado informe que sem a bebedeira Pirâmides, EUA, Feminismo... Nada disso existiria ou seria bem diferente. O referido artigo me inspirou a desenvolver minha teoria da Criação Divina Etílica que finalmente explicaria a incoerência da vida e do universo. Estou aperfeiçoando minha teoria antes de expô-la, naturalmente.
“Eu quero dizer Agora, o oposto do que eu disse antes Eu prefiro ser Essa metamorfose ambulante”    
Voltando ao show da virada, se você parar e observar sutilmente poderá sentir talvez até ver ou ouvir, se for sinestésico como minha querida amiga Daniela, para além da escuridão humana a onda de sinergia coletiva especial que irradia dos olhares e sorrisos de estranhos, familiares e amigos nessa data de renovação geral. E se olhar para o espelho...Explore isso e renove-se também, seus princípios e paradigmas. Seja altruísta. Salve o mundo. E conte comigo, claro. O Thiago é bom. (Marketing pessoal é tudo, amigos.) 
Não é estranho pensar que enquanto lemos e escrevemos confortavelmente em nossas casas estas palavras pessoas estão morrendo abandonadas em hospitais públicos decadentes ou se assassinando em guerras estúpidas ou trepando prazerosamente entre quatro paredes? 
Sim, de fato a vida é estranha e versátil e tudo está conectado a tudo, todos a todos, anos após ano doravante até o Juízo Final. Alías, uma das razões pela qual escolhi o Direito foi para aprender a dominar as técnicas de argumentação jurídica e poder me defender melhor no dia do Julgamento Universal. Eu sei...
Beber o meu vinho é como...
...me beber!
Ordem no Esconderijo! Estou farto de observações filosóficas idiotas. Talvez seja o Porto seco que estou saboreando nesse momento. Bebe comigo, Chéri? Beber o meu vinho é como beber o meu sangue ou beber o meu sêmen (Em mim 1=3). Quem experimentou talvez sinta saudades de minha selvagem doçura. Com sede, bebezinho? Eu tenho um vinho branco divino aqui...
Oh, perdão, o Observador pode se tornar tão luxurioso, cínico, cruel, provocador e impuro quando está embriagado que não deveria se embriagar jamais ou talvez devesse estar sempre embriagado como os russos. Como saber? O problema é que ele sempre fica melancólico quando bebe.
A grande observação de 2009: a felicidade esconde-se no equilíbrio. Ou pelo menos a paz. Não sei até se os dois. Talvez os dois. Mas quede o equilíbrio?
Seja como for, feliz ano novo, companheiros observadores!
Faço votos que 2010 seja tudo que 2009 deixou escapar, para mim e para ti, Leitor. Por que não? Vamos tentar até conseguir como o genial Lula.
“Tudo vai começar a dar certo dentro de você.”
Good Times, o passado presente
Agora, por favor, Chéri, cante comigo aquela velha canção de Fim de Ano. Dance para mim... Dance para meus sagazes olhos pesados... Dance para meu coração quebrado renascer com o ano incipiente cheio de novas atrizes e inflamáveis sentimentos elípticos. “Toque, Sam. Se ela agüenta, eu agüento.” Casablanca. (Estou inegavelmente embriagado.)
FIM DE ANO
Feliz ano novo Adeus ano velho que tudo se realize no ano que vai nascer muito dinheiro no bolso saúde para dar e vender.
Aos solteiros sorte no amor nenhuma esperança perdida Aos casados nenhuma briga Paz e sossego na vida.
Observações finais: Bem, 2009 foi um ano cheio de altos e baixos, mas valeu à pena. Michael Jackson morreu, mas o EDO nasceu. E eu renasci. A todos que em 2009 passaram pelo Esconderijo e observaram suas hospedarias, reiterando, feliz ano novo, repleto daquele quarteto fantástico: saúde, paz, amor e prosperidade.
Um beijo do Observador. Cuidem-se e divirtam-se.
THIAGO CASTILHO

Um comentário:

  1. Parabéns por este blog tão gostoso; por textos que ao mesmo tempo carregados de criticas, possuem a leveza com a qual devemos tratar temas, as vezes tão pesados; por fazer com que as pessoas ainda se lembrem que exite poesia e não há contra indicação para altas doses de humor...

    Que 2010 seje um ano cheio de conquistas
    Anapaula

    ResponderExcluir

“Livrar a mente da presunção” Johnson