“THERE IS NO KNOWLEDGE THAT IS NOT POWER.” EMERSON

O direito é como a vida: sempre tem dois lados.

Conheça minha página na Obvious: ARCANO DO ALEHP

Conheça minha página na Obvious: ARCANO DO ALEHP
“Alho e safiras na lama...” T.S. Eliot, Quatro quartetos, 1943

“As maiores ideias são os maiores eventos.” Nietzsche

“As maiores ideias são os maiores eventos.” Nietzsche
“Tira-me, pouco a pouco, da minha palavra.” Chaucer

domingo, 6 de dezembro de 2009

PSICOPATIAS: MENTES CRIMINOSAS - PARTE I

Trabalho acadêmico a ser apresentado na disciplina Psicologia Jurídica no terceiro período da faculdade forense a respeito da Psicopatia. Para não causar um infarto fulminante no leitor, o observador deliberou seccionar esse relatório técnico psicopático em duas partes. Espero que apreciem a primeira. Boa leitura, carneirinhos.


Obs.: relatório inconcluso e sujeito a alterações.


“Hello, Clarisse!”



O Passageiro Sombrio

A Cláudia

“_O que você sente?
_ Eu não sinto nada.”
Dexter

Em seu esclarecedor livro Mentes Perigosas – O Psicopata Mora ao Lado, a psiquiatra carioca Ana Beatriz Barbosa Silva reflete em seu primeiro capítulo sobre o valor fundamental da Consciência, a seu ver, o sexto sentido humano e o mais sofisticado e evoluído deles. Ana Beatriz enfatiza a idéia de a consciência ser a criadora do significado de nossa existência e explica a diferença entre estar consciente e ser consciente. Ela informa que estar consciente é fazer uso da razão ou da capacidade de raciocinar e de processar os fatos que vivenciamos. Já ser consciente refere-se à nossa maneira de existir no mundo, ao modo como conduzimos nossas vidas e nos conectamos com nossos semelhantes e, precipuamente, ser consciente é ser capaz de amar. A consciência é a responsável pela nossa razão e sensibilidade, ela nos motiva a viver com dignidade e respeito, a ter compaixão pelos dramas alheios, a nos sacrificar em situações extremas para ajudar os outros, a nos indignar diante de um preconceito, violência ou injustiça, a degradar o menos possível o sagrado meio ambiente ou simplesmente nos compele a apreciar a beleza de uma obra-de-arte. Em suma, a consciência está imersa nos nossos grandes e pequenos gestos cotidianos e somente ela é capaz de mudar o mundo para melhor.

“Por que tão sério?”
Coringa

O psicopata não tem consciência, eis a questão. É um passageiro sombrio na vida, por assim dizer, é um parasita e um predador. É incrível, mas esses vermes pseudo-humanos não possuem senso de responsabilidade ética, nunca sentiram ou sentirão qualquer espécie de inquietude mental, sentimento de culpa ou remorso por magoar, enganar e em última instância aniquilar a vida de outrem. Em sua obra supracitada, Ana Beatriz dá a César o que é de César, a Deus o que é de Deus, e ao Diabo o que é do Diabo ao afirmar categoricamente que embora estas criaturas do mal sejam detentoras da mesma racionalidade que nos define como espécie, não podem ser consideradas seres humanos como nós, dotados de compaixão e amor. Entretanto são mestres das máscaras, lobos disfarçados de ovelhas, atores da vida real, hábeis em camuflar seus instintos maquiavélicos e perpassarem insuspeitos por quase toda parte. Eles estão infiltrados entre nós, na nossa sociedade, no nosso governo, na nossa mídia, no nosso trabalho, no nosso bairro, na nossa família, ao nosso lado, quer queiramos ou não, e é imprescindível que aprendamos a detectá-los e a nos proteger desses homens e mulheres ocos e incuráveis.

Vamos mergulhar agora no universo, na vida e na mente assustadora, intrigante e desafiadora de um psicopata fazendo a interseção entre Psicologia e Direito e analisando o ponto de vista dessas duas ciências em face da Psicopatia. É um mergulho profundo na escuridão da alma humana. Um lugar em que o amor inexiste e a compaixão é um conceito entendido intelectualmente, reproduzido artificialmente, mas jamais sentido em verdade. Ao mesmo tempo procuramos responder as perguntas mais freqüentes do público leigo acerca do assunto. Psicopatas: Quem são? O que podem fazer? Como funciona o cérebro deles? Como reconhecê-los no seio social, no campo afetivo e no mundo profissional? Como sobreviver a eles? Como o Sistema Judiciário lida com esses facínoras? A ciência médica pode curá-los ou não?


UMA BREVE HISTÓRIA DO MAL

“Nós, os psicopatas, somos seus filhos, seus maridos. Estamos em todo lugar. E haverá mais de suas crianças mortas amanhã.”
Ted Bundy


Primeiramente, é necessário fazer uma distinção entre o psicótico e o psicopata. O psicótico é o doente mental, o esquizofrênico, o louco. Apesar da palavra psicopata literalmente significar doença da mente (do grego, psyche = mente; e pathos = doença), o psicopata não padece de nenhum sofrimento ou desorientação psíquica. Ele possui uma disfunção comportamental, têm um déficit emocional, contudo sua parte cognitiva é perfeita. Os psicopatas são pessoas sem sentimentos e sem consideração, por assim dizer, e incapazes de seguir voluntariamente regras sociais. Esses seres corrosivos sabem o que fazem, quando fazem e com quem fazem. Por isso podem e devem ser punidos pela Lei por seus atos sórdidos. Os psicopatas recebem outros nomes, tais como: sociopatas, personalidades anti-sociais, personalidades psicopáticas, personalidades dissociais, entre outros. Muitos estudiosos preferem diferenciá-los, com explicações que não configuram um consenso científico. Para Ana Beatriz: “Os psicopatas em geral são indivíduos frios, calculistas, inescrupulosos, dissimulados, mentirosos, sedutores e que visam apenas o próprio benefício. Eles são incapazes de estabelecer vínculos afetivos ou de se colocar no lugar do outro. São desprovidos de culpa ou remorso e, muitas vezes, revelam-se agressivos e violentos. Em maior ou menor nível de gravidade e com formas diferentes de manifestarem os seus atos transgressores, os psicopatas são verdadeiros "predadores sociais", em cujas veias e artérias corre um sangue gélido.”

“É impossível deixar de te amar, eu vou te matar.”
Nelson Rodrigues, Cachorro


Quando a psiquiatra diz “em maior ou menor nível de gravidade” é porque os psicopatas são classificados por níveis: leve, moderado e severo. Os psicopatas leves e moderados também denominados psicopatas comunitários são aqueles que não matam, mas deixam um rastro de corações vilipendiados, cofres raspados e destruição por onde passam. São os bajuladores, os mitômanos, os estelionatários, os políticos corruptos, os contrabandistas, as pessoas que maltratam crianças e animais, que se envolvem no tráfico de drogas, em brigas no transito, maridos que espancam suas companheiras, líderes religiosos esquálidos e profissionais desleais. Eles exploram a boa fé, as fraquezas e carências de pessoas íntegras e ingênuas e as seduzem para aplicar pequenos e grandes golpes financeiros, conseguir sexo fácil, drenar a conta bancária e emocional do parceiro, roubar o salário mínimo de idosos aposentados, extorquirem dinheiro, etc. Os psicopatas graves são os assassinos em série (serial killers), os que cometem crimes hediondos e exterminam com requintes de crueldade, são os pedófilos, os violadores, os antropófagos, os necrófilos, os seqüestradores covardes, os defenestradores de crianças, as parricidas loiras, os incendiários de índios, os empaladores, os terroristas-bomba, etc. Embora algumas pessoas se recusem a acreditar (inclusive indivíduos cultos e com razoável capacidade intelectual) o mal existe. É hodierno. A psicopatia é o mal materializado no agente do psicopata. De fato é muito complicado, principalmente quando se tem um vinculo afetivo unilateral com um desses vampiros insaciáveis, compreender as intricadas idiossincrasias de sua natureza selvagem e aceitar que são uma causa perdida talvez para sempre.

Os psicopatas são indivíduos que podem ser encontrados em qualquer raça, cultura, sociedade, credo, sexualidade, ou nível financeiro. Estão infiltrados em todos os meios sociais e profissionais. Em geral não se parecem com a imagem inconsciente e cinematográfica que nutrimos deles, a de um ser fechado, sinistro e sanguinário como o Jason do Sexta-feira 13. Ao contrário desse mito coletivo, eles costumam ser charmosos, eloqüentes, proativos, divertidos, carismáticos. Os psicopatas nascem psicopatas, sabem que são psicopatas, sabem que estão infringindo regras sociais e normas jurídicas, tem livre-arbítrio para escolher esse caminho ou não e não desejam mudar seu jeito de ser e viver no mundo, pois julgam-se auto-suficientes, onipotentes e irresistíveis e se orgulham de si mesmos por terem uma inteligência em regra acima da média, habilidade para ludibriar, cativar e intimidar suas inocentes presas.
“Você me completa.”
Coringa para Batman

“Sabe, eu sou o clássico caso do menino pobre que fica rico. Daí a forte reação das pessoas ao “Seduza” (Nesse filme Tom Cruise interpreta, na humilde opinião desse blogueiro, um psicopata comunitário que orienta num programa de televisão os homens a se dar bem com as mulheres, seu lema e base de sua filosofia sexual é “Seduza e Destrua”) Porque no fim do dia “Seduza” não é só sobre conquistar e trepar e colocar o pênis na vagina. É sobre descobri quem você pode ser neste mundo. Defini-lo, controlá-lo. E dizer: “Vou levar o que é meu.” E se lhe fazem uma chupeta...Qual o problema? Por que não?” Do psicodélico Magnólia

Incapazes de um procedimento laboral, solidário ou altruístico eles se importam tão somente em satisfazer seus interesses e suas necessidades de prazer, poder, status e dominação. Descrevem suas vidas como uma hagiografia sofrida em que interpretam sempre o papel de heróis imolados. Utilizam o discurso da pena para atrair seus hospedeiros e o discurso da culpa para manipulá-los ao máximo. Esses canalhas desalmados e desapaixonados tentam demonstrar conhecimento em diversas áreas como filosofia, arte, literatura, sociologia, poesia, medicina, psiquiatria, psicologia, administração, legislação e usam e abusam dos termos técnicos, passando credibilidade aos menos avisados. Quando desmascarados não demonstram nenhum sinal de preocupação ou constrangimento. Quando submetidos a algum tipo de psicoterapia, é mais provável que se utilizem das informações obtidas nas sessões para aprimorar seu jogo de manipulação e sedução. Psicopatas incorporam os jargões aprendidos e aperfeiçoam sua capacidade de ludibriar e talar.

Estudos revelam que há três fatores de riscos para o desenvolvimento da psicopatia: a predisposição genética, ambiente hostil e possíveis lesões cerebrais no desenvolvimento do indivíduo. Até os 18 anos a nomenclatura ortodoxa para a psicopatia é “transtorno de conduta”, isto porque o menor não pode ser diagnosticado como Psicopata, uma vez que legalmente não pode ser considerado plenamente responsável por seus atos. A psicopatia não tem cura e é inatacável em adultos, mas se as crianças com tendência a ela forem educadas desde a infância com um rígido código de conduta podem ter seus efeitos modulados a níveis toleráveis. Assim, segundo Ana Beatriz é mais sensato falarmos em ajuda e tratamento para as vítimas dos psicopatas do que para eles mesmos. Quando constituem famílias (cônjuges e filhos) os psicopatas não o fazem por sentimentos amorosos, mas sim como um instrumento necessário para construir uma boa imagem perante a sociedade. Egocêntricos, megalomaníacos, filauciosos, frios e sádicos, não sentem medo nem empatia nem culpa nem têm caráter. Como poderiam ser humanos?

Segundo a Associação Americana de Psicopatia (APA, sigla em inglês), 3% dos homens e 1% das mulheres são psicopatas. Isto é, são portadores do chamado Transtorno de Personalidade Antissocial (TAPS), palavra da bíblia dos psiquiatras, o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais da APA. A população mundial atual totaliza 6,5 bilhões de pessoas. Isso que dizer que existem mais de 250 milhões de psicopatas espalhados pela grande ilha azul da Via Láctea.


Mapeamento das emoções
“Quando uma pessoa normal (à esq.) faz julgamentos morais, ativam-se as áreas pré-frontais (laranja e roxo), responsáveis pelos aspectos cognitivos - frios e racionais - do julgamento. Também são ativados o hipotálamo (azul), relacionado às emoções básicas, como raiva e medo, e o lobo temporal anterior (vermelho), ligado às emoções morais, tipicamente humanas. Resultados preliminares mostram que, no cérebro do psicopata (à dir.), diminui sensivelmente a ativação das áreas relacionadas tanto às emoções primárias (azul) quanto às morais (vermelho) e aumenta a atividade nas áreas pré-frontais (laranja e roxo), ligadas aos circuitos cognitivos, de razão pura.” Infográfico: Época

A morfologia do cérebro do psicopata é diferente da de um cérebro normal ou com outros transtornos. Num estudo com ressonância magnética de altíssima precisão, os neurologistas brasileiros Jorge Moll e Ricardo de Oliveira Souza da Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental da Rede Labs-D’Or, do Rio de Janeiro, após submeter 15 pessoas diagnosticadas como “Psicopatas comunitários” a diversas imagens e sons, alternando entre cenas horripilantes com direito a corpos estendidos no chão com veias jugulares perfuradas jorrando sangue, olhos dilacerados e tripas expostas, e imagens neutras ou doces como as de uma corrida de cavalos no Jockey Club, um crepúsculo no Arpoador ou a de um casal de namorados se beijando romanticamente, concluíram que no cérebro do psicopata há poucas atividades nas estruturas ligadas as emoções morais e primárias (aquela que compartilhamos com os animais como o medo e a raiva.) e um aumento nas atividades dos circuitos cognitivos (responsáveis pelos julgamentos morais). Ou seja, o conteúdo das imagens lhes foi indiferente e não apresentaram sequer variação de seus batimentos cardíacos durante as cenas pesadas. Destarte, os psicopatas comunitários assim como os violentos, parecem funcionar com muita razão e pouca emoção. Quando um psicopata ouve o vocábulo compaixão ele o racionaliza literalmente, mas não consegue apreciar seu conteúdo emotivo. Ao ouvir a palavra bondade ele sente o mesmo que ouvisse “caixa”. Todo ser humano possui no cérebro uma região chamada de sistema líbico que seria a central das nossas emoções. O psicopata nasce com essa central desativada. Paradoxalmente, se os psicopatas não sentem emoções são viciados em adrenalina e perigo. Para evitar o tédio eles partem para drogas, aventuras e crimes como disputas de rachas, assaltos, golpes, estelionato, estupros, lutas corporais e assassinatos. Afinal, por que tão sério? (Essa última frase em itálico não consta no trabalho oficial, naturalmente.)

“Se eu pudesse mandaria fuzilar todos vocês.”
Pink Floyd


“É preciso ser muito especial para olhar nos olhos de uma pessoa e atirar” Do filme Um Crime de Mestre. Será? Não creio, penso que é preciso ser muito especial para olhar nos olhos alheios e não atirar em nossa sociedade psicopatoplástica. Psicopatas não passam de monstros de merda. Embora sejam inteligentes não são gênios e apesar de Hollywood e nós cinéfilos apreciá-los nas Telonas e seu glamour escuro, abominamos na vida real. EDO recomenda: Deitem e morram, cuzões!


NÚMEROS PSICOPÁTICOS

75% dos psicopatas são do sexo masculino.
50% usam drogas ilícitas
70% são dependentes de álcool (21 vezes mais do que a população em geral)
70% deles reincidem no crime após cumprir a pena
25% dos maridos que espancam suas esposas são psicopatas
O psicopata comente 4 vezes mais crimes violentos que o criminoso comum.
20% da população carcerária é psicopata e esses 20% são responsáveis por mais da metade dos crimes violentos entre presidiários
Psicopatas cometem 44% de homicídios de policiais nos EUA
A probabilidade de o psicopata matar estranhos é 7 vezes maior que entre outros criminosos
50% dos psicopatas reduzem sua atividade após os 40 anos.
86% dos serial killers são psicopatas e os outros 9% tem traços antissociais, insucifientes para o diagnóstico de psicopatia.
75% dos serial killers registrados estão nos EUA

1 para cada 20.000 psicopatas são serial killers


VOCÊ É UM PSICOPATA?


Isso ainda não acabou.
THIAGO CASTILHO

28 comentários:

  1. Wonderful blog! Dο you haѵе аnу hintѕ fοг
    aѕρiring ωriters? I'm hoping to start my own site soon but I'm a lіttlе lost on everуthing.
    Woulԁ yоu recommеnd staгtіng with а fгee platfoгm lіke Woгdpresѕ or gо foг а paiԁ οption?
    Τhere аrе ѕo manу choices out thеre that I'm completely confused .. Any ideas? Thanks!

    My website ... casino online
    Also visit my homepage :: online casino

    ResponderExcluir
  2. Ӏts such as you learn my minԁ! You sеem to know sο much approximatеly thіs, suсh as you wrotе the e-boοk in it οr somethіng.
    Ӏ feel thаt you could ԁo with some percent tо forсe the message
    homе а little bit, but inѕtead of thаt, that іs fantastic blog.

    A gгeat read. I'll definitely be back.
    Stop by my weblog ... låne penge

    ResponderExcluir
  3. Hello, i think that i saw yοu visіteԁ mу
    sitе sо i camе tο “return the faνοr”.

    Ι am attemptіng to find thingѕ to enhance my site!
    Ι supposе its οk to use a few of yоuг ideas!
    !
    Review my blog :: lån penge nu

    ResponderExcluir
  4. I coulԁ not resist commenting. Pеrfectly ωritten!
    Feel free to visit my webpage ; låne penge

    ResponderExcluir
  5. Woah! I'm really enjoying the template/theme of this website. It'ѕ simple, yet effective.
    A lоt of tіmes it's challenging to get that "perfect balance" between user friendliness and visual appeal. I must say you have done a fantastic job with this. Additionally, the blog loads extremely fast for me on Firefox. Excellent Blog!
    Here is my website - bank lån

    ResponderExcluir
  6. Thanκѕ for one's marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you could be a great author. I will remember to bookmark your blog and may come back very soon. I want to encourage that you continue your great work, have a nice weekend!
    Have a look at my blog post ; bank lån

    ResponderExcluir
  7. What's up to every body, it's my first visіt οf
    thіѕ blog; this wеbsite contains remаrkable and in fact
    gοod material in support of гeaders.
    Also see my webpage: pris ipad

    ResponderExcluir
  8. I ԁo agree with all the iԁeas you haνе іntroduced on your post.
    They're very convincing and will certainly work. Still, the posts are too short for novices. May you please extend them a little from next time? Thank you for the post.
    my web site: rosenrod

    ResponderExcluir
  9. Wow that was unusuаl. I just wгotе an
    incredіbly lоng comment but аfter
    I cliсκeԁ ѕubmit my comment didn't appear. Grrrr... well I'm not ωrіtіng all that οver agaіn.
    Anyhow, ϳust wanted tо saу wоnԁerful blοg!
    Here is my weblog ... Kvik Lån

    ResponderExcluir
  10. Heу very interesting blog!
    My page > låne penge

    ResponderExcluir
  11. If somе one needs to bе updated wіth most recent technοlogies afterwaгd hе muѕt be pаy а quіck visit thіs site and be up to ԁаtе
    everyday.

    Feel freе to surf to mу web pagе Online Casinos

    ResponderExcluir
  12. Hi there friends, how is all, and what you would like to say about this paragraph,
    in my view its really amazing in support of me.

    My homepage ... Highly recommended Internet site

    ResponderExcluir
  13. Hmm is anyone else expеriencіng problems ωith
    the pіctures on this blog loading? I'm trying to determine if its a problem on my end or if it's the blog.
    Any responses would be greаtlу aρргeciated.


    Here is mу homepage We Accept US Players

    ResponderExcluir
  14. I loved as much as you'll receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get got an shakiness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this hike.

    my homepage http://Onlinecasinogamescasino.com/
    Also see my webpage > HTTP://onlinecasinogamescasino.com

    ResponderExcluir
  15. Everything is very open with a clear description of the challenges.
    It was really informative. Your website is useful.

    Many thanks for sharing!

    Here is my web site http://okcasinos.org

    ResponderExcluir
  16. Εxcellеnt post. Keeρ posting ѕuch kind of information on your blog.
    Im really imρressed by уour blοg.
    Hi there, You have pеrfоrmed an excellеnt ϳob.
    I will certainlу digg it аnd fоr my part suggest to my
    fгiеnds. I am confident they ωіll be benefited from this web site.


    Herе is my blog post ... Visit Scotty's homepage

    ResponderExcluir
  17. Cool blog! Is your theme custοm made оr dіd уou download it from someωhere?
    Α design like yоurs with a few simple tweeks would
    гeally make my blοg shine. Pleаse let me know ωhere you got your
    themе. Thank you

    Look into my website - simply click the following webpage

    ResponderExcluir
  18. My relatives every time say that I am killing my time here at net, however
    I know I am getting familiarity every day by reading thes pleasant content.


    my web-site; http://roulettehowto.org/

    ResponderExcluir
  19. I'm really impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it is rare to see a nice blog like this one these days.

    Also visit my webpage; Ipad3

    ResponderExcluir
  20. Thanks dеsіgned for shaгing such a fаstіdious opinion,
    piесе of wгiting iѕ goоd,
    thatѕ why і have гeaԁ it completelу

    mу web blog: Billigste Ipad

    ResponderExcluir
  21. Fine way of describing, and fastidious paragraph to take
    data on the topic of my presentation subject, which i am
    going to present in institution of higher education.


    Also visit my web page - Free Online Casino

    ResponderExcluir
  22. Hi are using Wοгdpreѕs for your sitе platform?
    Ι'm new to the blog world but I'm tгying tο get stаrted and cгeatе my own.
    Do you гequire any cοdіng
    knowledgе to mаke yоur own blog? Any help ωould
    be grеatly aрpгеciatеd!

    Alѕo vіsit my blog: click through the up coming internet page

    ResponderExcluir
  23. This paragraph will help the internet visitors for building up new blog or even a weblog from start
    to end.

    Feel free to visit my blog post; http://topratedonlinecasinos.us

    ResponderExcluir
  24. I couldn't refrain from commenting. Perfectly written!

    Here is my blog Online Casino
    My web site - January 29th

    ResponderExcluir
  25. I am regular visitor, how are you everybody?
    This post posted at this web site is really good.


    my webpage :: Billige Ipad

    ResponderExcluir
  26. Howdy would you mind sharing which blog platform you're working with? I'm planning to start my own blog soon but I'm having a difficult time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I'm looking
    for something unique. P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!


    Look into my weblog ... read on
    Also see my page > http://onlinecasinogamescasino.com

    ResponderExcluir
  27. Your curгent report features confirmeԁ helpful tо me.
    It’s quite helрful and уοu're simply obviously really well-informed in this area. You have popped my personal sight for you to different thoughts about this specific topic together with intriquing, notable and sound articles.

    my blog - viagra

    ResponderExcluir

“Livrar a mente da presunção” Johnson

“O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.” Emerson

“O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.” Emerson
Código ético da humanidade: viver, deixar viver e ajudar a viver. (...) "A meta é ser e não parecer." Emerson

“Todo mundo é parecido quando sente dor.” O poeta está vivo

"Os direitos são a menina dos olhos de Deus." Kant


"Quanto mais conhecimento, mais vida."- "Pirkei Avot 2,8" - Textos Judaicos

"A violência é uma resposta desesperada a uma necessidade não atendida."

"A violência é uma resposta desesperada a uma necessidade não atendida."

“A coisa mais importante é libertarmo-nos do sofrimento.” Harari

“Podemos ser leais à nossa família, à nossa comunidade e à nossa nação. Então, por que não podemos ser leais à humanidade como um todo?” Harari

“Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres.” Albert Einstein

“Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres.” Albert Einstein
"A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar".Samuel_Johnson

“Todo indivíduo deve velar por si mesmo.” Emerson


“Há uma área do criação infensa a técnica, a cultura, ao conhecimento acumulado pela tradição. (...) essa área é inexplicável, intransferível e inapreensível.” Charles Kiefer, Para Ser Escritor

“Se eu não for por mim, quem o será? Mas se eu for só por mim, que serei eu?

“Machado não confia no homem, não ama a vida, nem espera nenhuma bem-aventurança futura.” Afrânio Coutinho sobre Machado de Assis

“Kafka tinha uma “perfeição que destrói”.” Harold Bloom

“Kafka tinha uma “perfeição que destrói”.” Harold Bloom
“Quanto a mim sou relativamente honesto e de tais coisas poderia acusar-me que melhor seria não ter nascido. Sou muito orgulho, vingativo, ambicioso com mais pecados na cabeça que pensamentos para concebê-los ou tempo para executá-los.” Shakespeare, Hamlet

Tome o poder. ("Ousarei perturbar o universo?" T.S. Eliot)


“O que tenho a dizer sobre a obra de Bach? Ouçam-na, toquem-na, amem-na – e calem-se!”- Albert Einstein; em resposta a um inquérito da revista alemã Illustrierten Wochenschrift, 1928.

Alma mater - 13 unicórnios ou fontes de inspiração constante para o "absoluto em aberto"

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” Jean Piage

das criações artísticas, das relações humanas e das questões existenciais

“-Eu sei, as pessoas pensam que eu sou egoísta e narcisista, mas não é verdade. Na verdade, se eu fosse me identificar com um personagem mitológico grego não seria narciso.
-Quem seria então?
- Zeus.” Wood Allen

EU QUERO UMA VIDA INTENSA, INTELECTUAL E ARTÍSTICA ENQUANTO FOR POSSÍVEL

CRIAR QUALQUER UM CRIA. INVENTE. COMPARTILHE CONHECIMENTO. FAÇA CIRCULAR IDÉIAS. MUDE O MUNDO OU, PELO MENOS, A SI.
“Eu sou um homem tão bom, no fundo, um homem tão bom, como é que ninguém nunca percebeu isso?” Samuel_Beckett

você Não vai comentar!? (Por que os burros nunca comentam?)

forgifs.com
"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos." Nelson Rodrigues

"Viver cada dia como se fosse o primeiro e cada noite como se fosse a última." Eduardo Galeano

"Uma bela viagem deu-te Ítaca. (...) Tu te tornaste sábio, um homem de experiência.E, agora, sabes o que significam Ítacas." Constantino Kabvafis (1863-1933)

vida interior: cultivando a renovação da alma

vida interior: cultivando a renovação da alma
“Tememos a morte e questionamos nosso lugar no universo. A tarefa do artista não é sucumbir no desespero, mas achar solução para o vazio da existência.” Wood Allen, Meia-noite em Paris

Decifra-me ou devoro-te!

Pintura em Lascaux (Pré-história). Património Mundial — UNESCO

Pintura em Lascaux (Pré-história). Património Mundial — UNESCO
"Sou um sonho." Borges ("Um grande artista não deixa pontas soltas." Sherlock Homes)

“A verdadeira igualdade consiste em aquinhoar desigualmente seres desiguais.” Rui Barbosa

“A verdadeira igualdade consiste em aquinhoar desigualmente seres desiguais.” Rui Barbosa
PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Eu sei que você sabe, quase sem querer, que eu vejo o mesmo que você: caos e beleza.

“A arte é um instante de eternidade e perfeição.” V. Avelino

“Com leis e letras domina-se a história.” O observador

“Com leis e letras domina-se a história.” O observador
“O crítico não faz história.” Pablo Picasso

"O Estado mente friamente, e esta mentira rasteja de sua boca: 'Eu, o Estado, sou o povo.”Nietzsche

"O Estado mente friamente, e esta mentira rasteja de sua boca: 'Eu, o Estado, sou o povo.”Nietzsche
“De todo o escrito só me agrada aquilo que uma pessoa escreveu com o seu sangue.” Friedrich Nietzsche

“Eu sou apenas um belo pedaço de carne.” Shakespeare, em Romeu e Julieta (Mas com amor...)

“Eu sou apenas um belo pedaço de carne.” Shakespeare, em Romeu e Julieta (Mas com amor...)
“A emoção estética deixa o ser humano num estado favorável à recepção de emoções eróticas. A arte é cúmplice do amor. Tire o amor e não haverá mais arte.” Remy de Gourmont

"Sou só a rede vazia diante dos olhos humanos na escuridão...Um peixe preso dentro do vento" Neruda

"Sou só a rede vazia diante dos olhos humanos na escuridão...Um peixe preso dentro do vento" Neruda
“Um gênio criativo não pode ser treinado. Não existem escolas para criatividade. Um gênio é precisamente um homem que desafia todas as escolas e regras, que se desvia dos caminhos tradicionais da rotina e abre novos caminhos através de terras inacessíveis antes. Um gênio é sempre um professor, nunca um aluno; ele é sempre feito por si mesmo.” Ludwig von Mises

"Nunca odeie seus inimigos. Isso atrapalha o raciocínio. São apenas negócios.” O Poderoso Chefão

"Nunca odeie seus inimigos. Isso atrapalha o raciocínio. São apenas negócios.” O Poderoso Chefão
“A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar e teorizar, o que requer uma boa educação e, daí, partir para o inventar e, depois, ir até as últimas conseqüências no fazer.” Cláudio de Moura Castro

Supremo tribunal federal ou pretório excelso (Por uma implacável consciência cidadã crítica.)

Supremo tribunal federal ou pretório excelso (Por uma implacável consciência cidadã crítica.)
“O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo.” Sir Winston Churchill

“Que mundo! Poderia ser maravilhoso se não fossem as pessoas.” Woody Allen

“Que mundo! Poderia ser maravilhoso se não fossem as pessoas.” Woody Allen
“A obra de arte pode ter um efeito moral, mas exigir uma finalidade moral do artista é fazê-lo arruinar a sua obra.” Goethe

“O meu pai, eu sou Cruzeiro...”Máfia Azul/“Controle sua mente ou ela o destruirá.”Ditado americano

“O meu pai, eu sou Cruzeiro...”Máfia Azul/“Controle sua mente ou ela o destruirá.”Ditado americano
“O poder de síntese é a alma da inteligência.” Shakespeare

Minas além do som. Minas Gerais. Sedução fulminante.

Minas além do som. Minas Gerais. Sedução fulminante.
“Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias.” Pablo Neruda

Que país é esse? Brasil, eu ainda te amo, porra!

Que país é esse? Brasil, eu ainda te amo, porra!
“Mas se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.” Hino Nacional

Museu da língua portuguesa em São Paulo (Literatura é liberdade. "Sentir o universo..." Sentir-se.)

Museu da língua portuguesa em São Paulo (Literatura é liberdade. "Sentir o universo..." Sentir-se.)
“Creio que quase sempre é preciso um golpe de loucura para se construir um destino.” Marguerite Yourcenar

"A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal." Machado de Assis

"A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal." Machado de Assis
“Qualquer destino, por mais longo e complicado que seja, vale apenas por um único momento: aquele em que o homem compreende de uma vez por todas quem é.” Borges

A cura do desespero humano pela palavra. Sem neuroses idiotas ou sofrimento psíquico. Salvo sejamos

A cura do desespero humano pela palavra. Sem neuroses idiotas ou sofrimento psíquico. Salvo sejamos
"Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste." Sigmund Freud

"Tudo se perde como lágrimas na chuva." Já sem dor

"Tudo se perde como lágrimas na chuva." Já sem dor
“O que você tem, todo mundo pode ter. Mas o que você é...ninguém pode ser.” Clarice Lispector

“As três dimensões da filosofia: a inteligência do que é, a sede de justiça e a busca da salvação”

“As três dimensões da filosofia: a inteligência do que é, a sede de justiça e a busca da salvação”
“É melhor ser um ser humano insatisfeito do que um porco satisfeito; é melhor ser Sócrates insatisfeito do que um tolo satisfeito. E se o tolo ou o porco têm uma opinião diferente é porque só conhecem o seu próprio lado da questão. A outra parte da comparação conhece ambos os lados.” John Stuart Mill, Utilitarismo

"Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento." Albert Einstein

"Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento." Albert Einstein
“A poesia é algo tão íntimo que não pode ser definida.” Borges

“É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar.” Rousseau

“É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar.” Rousseau
“Partindo do pressuposto de que não sei nada, tudo posso aprender e inventar algo além.” Thiago Castilho

“Prove que me ama e pague a próxima rodada.” Janis Joplin

“Prove que me ama e pague a próxima rodada.” Janis Joplin
“Ouse conquistar a si mesmo.” Nietzsche

Chegou um tempo em que não adianta morrer. ... a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação.

Chegou um tempo em que não adianta morrer. ... a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação.
“Se eu não for por mim, quem o será? E quando sou por mim, o que sou? E se não for agora, quando será?” Herford

"Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca" Jorge_Luis_Borges

"Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca" Jorge_Luis_Borges
“Escrever é sangrar.” (Hemingway)

“Tornamo-nos o retrato de Dorian Gray da internet, mon chéri.” Thiago Castilho

“Tornamo-nos o retrato de Dorian Gray da internet, mon chéri.” Thiago Castilho
“Em última instancia, é melhor ser temido do que ser amado.” Maquiavel

"A morte, surda, caminha ao meu lado E eu não sei em que esquina ela vai me beijar" Raul Seixas

"A morte, surda, caminha ao meu lado E eu não sei em que esquina ela vai me beijar" Raul Seixas
"Havia entretanto algo taciturno e ansioso em Sören: talvez pensasse que a integridade humana, mesma a mais perfeita, não pudesse nada contra o destino.Do dever cumprido, da liberdade assumida, ele não esperava nem sucesso nem prosperidade, nem mesmo a paz’’. Sophia_de_Mello_Breyner

Transhumanismo: uma percepção da posteridade (Troque seus olhos. Descubra a verdade. Transcenda.)


“Tu me amas?” Jesus

ERNST FISCHER

"Numa sociedade decadente, a arte, se verdadeira, deve também refletir essa decadência. E a menos que ela deseje trair sua função social, a arte deve mostrar o mundo como mutável. E ajudar a mudá-lo."

ZEITGEIST: MOVING FORWARD

“Minha avó era uma pessoa maravilhosa. Ela me ensinou a jogar Banco Imobiliário. Ela entendia que o objetivo do jogo é comprar. Ela acumulava tudo o que podia e sempre acabava dominando o tabuleiro. E depois ela sempre me dizia a mesma coisa. Ela olhava para mim e dizia: "um dia você vai aprender a jogar o jogo". Num verão, eu joguei quase todos os dias, o dia inteiro e então aprendi a jogar o jogo. Compreendi que a única forma de ganhar é se comprometendo totalmente à aquisição. Aprendi que o dinheiro e as posses são as formas de continuar pontuando. Ao final daquele verão, tornei-me mais impiedoso que minha avó. Estava pronto para dobrar as regras para ganhar o jogo. Naquele outono, me sentei para jogar com ela. Tomei tudo que ela tinha. Eu a observei... entregar seu último dólar e desistir em completa derrota. E então ela tinha algo a mais para me ensinar. Então ela disse: "agora tudo volta para a caixa.” Zeitgeist, avançando num mundo onde 40% da riqueza mundial pertence a 1% da população e “É preciso criar problemas para gerar lucro. (...) Essa merda precisa acabar.”

Mahatma Gandhi

“A mais mortal forma de violência é a pobreza.”

Carlos Drummond de Andrade

“De impossíveis, de risos e de nadas tu te formaste, só, em meio aos fortes.”

Sartre

“O homem nada mais é que o seu projeto.”

Nelson Rodrigues

“Perdoa-me por me traíres.”

Arthur Schopenhauer





“Tudo que um homem busca e ama, seja numa simples conversa ou no trabalho, é a inferioridade do outro.”

Thiago Castilho

“Seja ético, solidário e afetivo. Seja melhor, ao invés de tentar ser o melhor em tudo o tempo todo como todos. Talvez seja feliz, Thiago. O caminho comum falhou contigo. Debaixo da pele seu sangue veleja ardentemente.”

Da comunicação social

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. "

"As leis são belas." Machado de Assis

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

TÍTULO I

Dos Princípios Fundamentais

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores comuns do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político.

Parágrafo único.Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Conheça seus direitos e deveres, observe tudo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/principal.htm

“Não terás compaixão; vida por vida, dente por dente, olho por olho, mão por mão, pé por pé.” (Deut. 19, 18-21)

Lei da gravidade vs princípio da legalidade

“Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.” Artigo 5°, inciso II, da Constituição Federal

O pra sempre sempre acaba?


“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.” Art. 5° da Constituição Brasileira

no meio do caminho tinha uma pedra


“Eu nunca deixei de sentir: dor... dor... dor...” Nirvana, You Know You’re Right

“Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa.


Põe quanto és

No mínimo que fazes.


Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.” Ricardo Reis

Da super-mamusca, my love forever

Da super-mamusca, my love forever
"Quando a noite chove no Vale, gosto de ir à janela da sala para observar a chuva caindo na rua, melancolicamente. Foi numa noite assim que nasci no Paraná em junho, embalsamado pelo frio que faz congelar o sangue do inverno do Sul. Prematuro, o médico informou a seco a minha mãe que eu não “escaparia”. Contudo ela contra-argumentou afirmando que “Deus era maior e que seria feita a sua vontade.”. (Ela conta isso para todas as minhas namoradas.) A maternidade está acima da medicina. Escapei milagrosamente. Minha mãe venceu. Obrigado, mãe, por duvidar daquele cretino cético e lutar para salvar minha sagrada vida. Valeu a pena, eu acho, apesar dos pesares. Finas lágrimas de anjos magoados." Do post O processo...

Lei do Esconderijo: todo ser humano tem direito a felicidade

“Corri pro esconderijo e olhei pela janela, o sol é um só, mas quem sabe são duas manhãs...” Legião Urbana


CONSCIÊNCIA PROFUNDA


“E cada instante é diferente, e cada homem é diferente, e somos todos iguais. No ódio, no amor, na incompreensão e no sublime cotidiano, tudo, mas tudo é nosso irmão. No mesmo ventre o escuro inicial, na mesma terra o silencio global, mas e o humor?” Drummond, montagem minha de células dos poemas Os últimosdias e Consolo na praia



“Nem todos os problemas confrontados serão resolvidos. Mas nenhum problema será resolvido se não for confrontado.” Einstein


Eu nasci há dez mil anos atrás / e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais / Eu vi cristo ser crucificado / O amor nascer e ser assassinado / Eu vi as bruxas pegando fogo pra pagarem seus pecados, / Eu vi,/ Eu vi o sangue que corria da montanha / quando Hitler chamou toda a Alemanha / Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha /Eu li os simbolos sagrados de Umbanda / Eu fui criança pra poder dançar ciranda /E, quando todos praguejavam contra o frio, eu fiz a cama na varanda (...) E praquele que provar que eu tou mentindo / eu tiro o meu chapéu.” Rauzito, Eu nasci a dez mil anos atrás ( e eu não?)


“Não adianta nem tentar
Me esquecer
Durante muito
Muito tempo em sua vida
Eu vou viver
Não, não adianta nem tentar
Me esquecer...” Detalhes do rei Roberto Carlos



“A vaidade... é, com certeza, o meu pecado predileto.” Advogado do Diabo


"O único modo de suportar a existência é precipitar-se na literatura como em uma orgia perpétua" Flaubert


"O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso." Simone de Beauvoir

“Nada de grande se fez sem paixão.” Hegel

"Respirei fundo e escutei o velho e orgulhoso som do meu coração. Eu sou, eu sou, eu sou." Sylvia Plath


“Escrever é estar no extremo de si mesmo.” Joao Cabral de Melo Neto


“O criador, com efeito, deve ser um mundo para si mesmo...” Rilke

“Eu sou é eu mesmo.Diverjo de todo mundo.Eu quase que nada não sei.Mas desconfio de muita coisa."GR

"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim." Auguste Comte

Meu nome é castilho, Thiago Castilho

Meu nome é castilho, Thiago Castilho
"Gosto tanto de você, baby. Só que os escritores são seres muito cruéis, estão sempre matando a vida à procura de histórias. Você me ama pelo que me mata. E se apunhalo é para você, para você que escrevo - e não entende nada."Caio Fernando de Abreu

Aos inimigos do Esconderijo:

forgifs.com
“Mesmo no mais elevado trono do mundo, continuamos sentados sobre nossos cus. Os reis e os filósofos defecam, e as damas também.” Montaigne

"Torna-te quem tu és." Nietzsche

"Torna-te quem tu és." Nietzsche
"Cheguei a firme convicção de que a vaidade é a base de tudo, e que aquilo a que chamamos consciência não é outra coisa senão vaidade interior." Gustave Flaubert

“O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma inadaptabilidade ao meio" Fernando Pessoa

“O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de  uma inadaptabilidade ao meio" Fernando Pessoa
Mantra ético-político ou afetivo-sexual, se preferir, para a humanidade: "Tudo que eu nao posso fazer, voce também não pode." Thiago Castilho

"A liberdade de expressão não justifica ir contra direitos fundamentais." Contardo Calligaris

"A liberdade de expressão não justifica ir contra direitos fundamentais." Contardo Calligaris
“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." Drummond

"Idéia de totalidade: O todo está na parte assim como a parte está no todo." Edgar Morin

"Idéia de totalidade: O todo está na parte assim como a parte está no todo." Edgar Morin
"O tempo é a insônia da eternidade." Quintana

"Que liberdade nos resta para a prática de vida?" Leandro Chevitarese

"Que liberdade nos resta para a prática de vida?" Leandro Chevitarese
"O fluxo sanguíneo é poesia, Impossível estancá-lo." Sylvia Plath

"O AMOR É A ÚNICA COISA QUE PODERÁ SALVAR O HOMEM" Jiddu Krishnamurti

"… Falamos da vida — e não de idéias, de teorias, de práticas ou de técnicas. Falamos para que olhe esta vida total, que é também a sua vida, para que lhe dê atenção. Isso significa que não pode desperdiçá-la. Tem pouquíssimo tempo para viver, talvez dez, talvez cinquenta anos. Não perca esse tempo. Olhe a sua vida, dê tudo para a compreender." Jiddu Krishnamurti

“A moderação em tudo é boa.” Eclesiastes

Veja o invisível. O tempo é tudo. Totalize o tempo. Crie.

“O ser se transforma em nada e o nada se transforma em ser. Tudo é devir.” Carlos Cirne Lima

“Gostaria que a humanidade tivesse uma só cabeça para cortá-la de uma vez.” Nero

Fecha os olhos, viaja até o fim e pergunte-se: “Que mais poderia ter sido minha vida?" ... !...?...

Fecha os olhos, viaja até o fim e pergunte-se: “Que mais poderia ter sido minha vida?" ... !...?...
¨A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha.¨ Gilles Deleuze

É preciso pensar por si só senão uma instituição pensará por você: a igreja,a publicidade,políticos

É preciso pensar por si só senão uma instituição pensará por você: a igreja,a publicidade,políticos
“A lógica de um pensamento é o conjunto das crises que ele atravessa, assemelha-se mais a uma cadeia vulcânica do que a um sistema tranquilo e próximo do equilíbrio.” Gilles Deleuzeuze

"Penso que estamos no beco dos ratos, onde os mortos seus ossos deixaram." T. S. Eliot

"Penso que estamos no beco dos ratos, onde os mortos seus ossos deixaram." T. S. Eliot
"Não se luta contra o destino; o melhor é deixar que nos pegue pelos cabelos e nos arraste até onde queira alçar-nos ou despenhar-nos." Machado de Assis

"Vá e vença!" Lema do BOPE. E lembre-se: ser é estar.

"Vá e vença!" Lema do BOPE. E lembre-se: ser é estar.
"Gostaria de viver para estudar e não de estudar para viver." Francis Bacon

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” Gandhi

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” Gandhi
“A arte é a vida no sentido de ser a força criadora de caminhos, de imagens, de verdades, de possibilidades. Somos todos artistas da vida que vivemos. Abdicar da arte é aceitar a derrota.” Marcia Tiburi

“Olhas para a guerra, o murro, a facada, Como uma simples quebra da monotonia universal.” Drummond

“Olhas para a guerra, o murro, a facada, Como uma simples quebra da monotonia universal.” Drummond
"Se tem uma coisa que a história nos ensina, é que se pode matar qualquer um." O poderoso chefão

"Quantas línguas um homem conhece, tantas vezes é homem" Schopenhauer, Sobre o Ofício do Escritor

"Quantas línguas um homem conhece, tantas vezes é homem" Schopenhauer, Sobre o Ofício do Escritor
"Todo leitor é leitor de si mesmo." Marcel Proust

"Há uma fina linha entre genialidade e loucura. Eu apaguei essa linha."- Oscar Levant

"Há uma fina linha entre genialidade e loucura. Eu apaguei essa linha."- Oscar Levant
"Todas as manhãs, quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser Salvador Dali" Salvador Dali

Todos os caminham levam à morte. Perca-se.Jorge Luis Borges / Eis tudo:

Todos os caminham levam à morte. Perca-se.Jorge Luis Borges / Eis tudo:
“Eu acredito que quando morrer, irei apodrecer e nada do meu ego sobreviverá. Mas me recuso a tremer de terror diante da minha aniquilação. A felicidade não é menos felicidade porque deve chegar a um fim, nem o pensamento e o amor perdem seu valor porque não são eternos.” Bertrand Russell

"Noventa por cento dos políticos dão aos dez por cento restantes uma péssima reputação." Henry Kiss

"Noventa por cento dos políticos dão aos dez por cento restantes uma péssima reputação." Henry Kiss
“A política e os destinos da humanidade são forjados por homens sem ideias nem grandeza. Aqueles que tem grandeza interior não se encaminham para a política” Camus

"A felicidade feminina consiste em um bom banho." Thiago Castilho

"A felicidade feminina consiste em um bom banho." Thiago Castilho
“A angústia é a sensação do infinito.” Viviane Mosé. E "A angústia é a única fonte da criação." Jacques Lacan

"Voce é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas."

"Voce é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas."
"Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las é o mesmo, quase sempre, que corrompê-las." Voltaire

"Eu sou um egomaníaco, mas quem não é?" John Lennon

"Eu sou um egomaníaco, mas quem não é?" John Lennon
Nunca pensei, ao escrever, em aproximar-me do povo. Bom, na realidade, não pensei em aproximar-me de ninguem - Jorge Luís Borges

1766, Cavendish isola o hidrogênio

1766, Cavendish isola o hidrogênio
"A singularidade parece sempre ter uma gota de arrogancia." Thomas Fuller

Os primeiros jogos olímipicos foram realizados em Olímpia a partir do século 8o a.C. até 393 d.C.

Os primeiros jogos olímipicos foram realizados em Olímpia a partir do século 8o a.C. até 393 d.C.
"A simplicidade de caráter é o resultado natural da profundez de pensamento" William Hazlitt

"Não me peçam para dizer quem sou e não me peçam para não mudar." Michel Foucault

"Não me peçam para dizer quem sou e não me peçam para não mudar." Michel Foucault
"Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo." Karl Marx

"Ao supormos não haver nada mais raro que o gênio, esquecemo-nos da perfeição. “George Bernard

"Ao supormos não haver nada mais raro que o gênio, esquecemo-nos da perfeição. “George Bernard
"Quem não sabe a arte não a estima." Camões

"O HOMEM É O LOBO DO HOMEM." THOMAS HOBBES

"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo para vencer é tentar mais uma vez" Thomas Edison

Ele não encontrou o de que carecia, o de que carecemos, eu e meu elefante, em que amo disfarçar-me.

Ele não encontrou o de que carecia, o de que carecemos, eu e meu elefante, em que amo disfarçar-me.
"Serei eu, porque nada é impossível..." Fernando Pessoa

um mundo que se mostra por dentro e se esconde por fora

um mundo que se mostra por dentro e se esconde por fora
"Nada temos a esperar nem a temer." Epicuro, sobre a morte

“Milhões no pó se afundam.Vós vos precipitais, ó milhões? Pressentes o criador, ó mundo?” Nietzsche

forgifs.com
“É preciso questionar essa supremacia. A ciência é a porta-voz do progresso, quem disse que ela é a porta-voz da verdade?” Laymert Garcia dos Santos

"Os escritores de gênio constituem o melhor caminho em direção à sabedoria..." Harol Bloom

"Os escritores de gênio constituem o melhor caminho em direção à sabedoria..." Harol Bloom
“Será só imaginação? Será que nada vai acontecer? Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?” Legião Urbana

“A essência da existência é a dor.” Schopenhauer

“Eu estou indo embora, mas meu pensamento, minhas palavras e meu coração sempre estarão contigo.” Despedida mulçumana