“THERE IS NO KNOWLEDGE THAT IS NOT POWER.” EMERSON

O direito é como a vida: sempre tem dois lados.

Conheça minha página na Obvious: ARCANO DO ALEHP

Conheça minha página na Obvious: ARCANO DO ALEHP
“Alho e safiras na lama...” T.S. Eliot, Quatro quartetos, 1943

“As maiores ideias são os maiores eventos.” Nietzsche

“As maiores ideias são os maiores eventos.” Nietzsche
“Tira-me, pouco a pouco, da minha palavra.” Chaucer

segunda-feira, 4 de julho de 2011

DIÁRIO DE UM ESTUDANTE DE DIREITO II


"Juro, no exercício das funções de meu grau, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize." Juramento do curso de Direito

Clique aqui para ler a parte 1

CORAÇÃO EM ERUPÇÃO

“Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.
(Enlacemos as mãos.)” Fernando Pessoa

2002

 8 de março

“Respeitem o pênis e domem a xoxota. Domem-na! Domem-na!! Domem-na!!! Controlem-na impetuosamente pondo em prática o que eu vou ensinar. (Seduza e Destrua). E digam: "Não, você não vai me controlar... Não! Você não vai se apossar da minha alma. Não! Você não vai vencer este jogo." Porque é um jogo, caras. Vocês querem pensar que não é? Respeitem o pênis. Digam pra si mesmos: "Eu é que estou no comando." "Eu é que digo sim!" "Não!" "Agora!" "Aqui!" Porque isso é universal. É evolucional... É antropológico...É biológico...É animal. Nós...somos...HOMENS!!!” Magnólia, meu filme favorito

2008 

Dias e meses diversos

Para que servem os anjos? Legião Urbana



"A magia não está em mim, nem em você, mas nos espaço entre a gente!" Antes do Amanhecer

Casamento dos primos. Quem é a mulher de vestido vermelho e cabelo vermelho? Um anjo escarlate. Alô, sabe quem está falando? Maria Lúcia? Soube que você queria me conhecer. Estou indo para o Vale do Aço hoje. Oi! Oi! Você é mais linda do que eu me lembrava. Este é meu esconderijo. Uau! Você é inteligente mesmo, como isto foi feito? Esse mural levou mais de um ano, não é nada demais. Você é meio esnobe, sabia? Picasso era esnobe, eu sou Thiago Castilho. É assim que funciona no interior da sua mente, esse caos? Se fosse teria algum problema? Depende, competir com a bunda da Kelly Key é complicado. Eu prefiro a sua. Eu balanço meu pezinho quando quero fazer amor. Acho que seu pezinho está balançando. Este Panorama é o máximo. Está caindo uma tempestade lá fora. Foi uma noite maravilhosa. Amor, café na cama! Minha mãe disse que é brega. Nunca senti isso por ninguém. Estou tão feliz. Tenho sorte de você me amar. Você fala dormindo. Quem é Daniela? Passado morto e enterrado. Sr. sério! Dá um sorriso pra mim. Você acredita em Deus, Thiago? Como ele acredita em mim. Adorei o vestido chinês. Obrigado pelo bolo de aniversário. Como foi o teste? A redação era sobre a Amazônia. Escrevi um poema para você. Eu te amo eternamente, você quer casar comigo? Eu quero, mas posso levar a minha maritaca para morar conosco? Nunca! Eu odeio ela e ela me odeia. Eu quero ter uma filha. Eu também. O filme começou. A pizza ficou pronta. Faça amor comigo. O que você vai fazer com o meu dedão? Você é doida demais. Por você...

"Você não me conhece? Você não me conhece até agora?" Antes do Amanhecer

2008

De agosto a dezembro

Nos primeiros períodos da Faculdade de Direito estudamos Humanidades com o excelente prof. Judson. Não é preciso dizer que esta matéria me despertou grande interesse por suas multidimensões: filosofia, arte, cultura, o indivíduo, o poder, a formação do pensamento crítico e da consciência moral, etc. Em Humanidades aprendi que tudo é incerto e que talvez seja mais importante ser digno da felicidade do que propriamente feliz. Mas eu duvido. O Judson sempre dizia que a Humanidades “formava para a vida.” E para o amor, o que nos forma?

"Neva apenas uma vez em nossos sonhos" Orhan Pamuk

forgifs.com
"O amor é maior do que qualquer coisa que você possa imaginar." Magnólia

Naquele tempo a faculdade formigava. Não quero me vangloriar vãmente, mas a minha turma da faculdade sempre foi elogiada por muitos mestres como a melhor de todas. A mais unida, a mais interessada, a mais interativa, a mais ingênua e a mais divertida. No início o sistema era de termos, puxado, incessante. Prova a cada três semanas. Tirávamos de letra. Logo se formaram as panelas. A minha era olímpica, Vanessa Franco, nosso karma de Cristo, Artur Henrique, bom rapaz, de Ipanema (interior do interior de Minas), um dia deixou escapar que ainda era virgem (ainda contarei sua história de superação), até hoje me acusa injustamente de bullying. Bullying, eu, um humanista exemplar? Garoto de Ipanema mentiroso! Eu é que sofro bullying por causa da boina; Rui Pereira, também de Ipanema, também bom rapaz desde que você não o peça uma camisa emprestado, Márcio Mariano, ex-estudante de medicina, malado e macetado, Vinicius, o farmacêutico desertor, afinal debandou-se para Fadipa e eu, Thiago Castilho, um homem qualquer. (Em Esconderijo do Observador retratarei o resto da turma.)

Deleitava-me a aula de Metodologia e Introdução Á Prática da Pesquisa com a charmosa prof. Mireile (Quede a Mireile, gente?), em que aprendemos sobre o método científico de pesquisa: hipótese de pesquisa, projeto de pesquisa, coleta e análise dos dados e a conclusão de tudo para o bem ou para o mal da hipótese inicial. Eu me lembro de fazermos uma pesquisa na matéria de sociologia sobre os hábitos de leitura dos acadêmicos da Faculdade Pitágoras. Ao inquirirmos aos entrevistados qual seria em sua opinião a importância da leitura para o sucesso do curso de direito a maioria respondeu a letra A, fundamental para o meu sucesso no curso. Entretanto quando questionamos qual a preferencia de lazer em seu tempo livre a maioria respondeu letra A, sair com os amigos; as outras opções eram letra b, assistir televisão, letra c, navegar na internet e letra d, ler. Por que eu me surpreenderia?

“Se ele me quisesse apenas por uma noite... Eu teria largado tudo: você, nossa filha, a minha vida perfeita.” Nicole Kidman humilhando Tom Cruise em De Olhos Bem Fechados confessando de como trocaria tudo por um jovem oficial da marinha que a olhou de relance.

"Só depois de perder você descobre que era um jogo
Um jogo que não acaba nunca
e nunca acaba empatado." 
Engenheiros do Hawaii

Falando em pesquisa, recentemente foram divulgados dados de uma pesquisa americana sobre o comportamento sexual de homens e mulheres. A pesquisa revelou que um homem médio comprometido ou não deseja 10 mulheres diferentes por dia. Já a mulher solteira deseja de 3 a 5 homens e a casada pelo menos 1 homem diverso diariamente. A minha leitora, estoica e imperturbável, não se surpreendeu. Porém dentro do meu leitor sensível e apaixonado algo morreu para sempre. Quem será que ela desejou hoje? Talvez aquele amigo seu mais alto do que você. Ou pior, o mais baixo. Essas informações sujam o subconsciente da gente. É melhor não pensar nisso. Afinal, a pesquisa pode estar mentindo. Você não deseja 10 mulheres diferentes por dia, não é papai? Já assistiu "De olhos bem fechados" do meu nobre amigo Kubrick? As mulheres são mestres em ocultar suas intenções.

2008

13 de junho

forgifs.com
“Então nos punimos em nossa delícia.
O amor atinge raso, e fere tanto
Nu a nu,
Fome a fome,
Não confiscamos nada e nos vertemos.
E é terrivelmente adulto esse animal
A espreitar-nos, sorrindo,
Como quem a si mesmo se revela.” 
Carlos Drummond de Andrade, Ciclo

_Maria Lúcia: Eu te amo eternamente, sabia!?
_Thiago: Eu sei. Vira.
_Maria Lúcia: Eu adoro quando você me pega assim, sabia? 
_Thiago: No colo como um bebezinho?
_Maria Lúcia: Você que é o bebezinho lindo da mamãe. Está roxo. Está pesado, Thiago?
_Thiago: Imagina, sou homem e as aparências enganam.
_Maria Lúcia: Preciso perder 2 quilos.
_Thiago: Segundo o Jô Soares toda mulher precisa perder 2 quilos.
_Maria Lúcia: Para onde está me levando?
_Thiago: Para o meu quarto também conhecido como O Paraíso. Lá eu vou te pegar do jeito que você gosta.

Deitados, desgastados, divinos. Não há diferença entre uma mulher apaixonada e uma cadela no cio. Ambas são docemente depravadas e adesivas. O problema é que quando o amor fenece a cadela não se importa de arrancar o coração do cachorro a dentadas violentíssimas. Foi o que aconteceu comigo. E o que aconteceu comigo não é diferente de um episódio que assisti, estarrecido, pela TV. O teto da igreja universal do reino de Deus desmoronou sobre a cabeça dos fiéis, incluindo senis e crianças, rachando-a, no singular, pois são uma cabeça só, enquanto oravam ao bom senhor todo poderoso. Como isto se chama? Errou, querida, não é sacanagem. Sacanagem é quando queremos avacalhar alguém. Isso é ingratidão mesmo. Não se trata assim quem te ama. Será que o céu caiu enquanto eles cantavam “Ninguém te ama como eu. Olhe pra cruz, essa é a minha grande prova. Ninguém te ama como eu...” ? Que amor é esse, irmãos? Não, unamos nossas visões de vanguarda, querida, sacanagem e ingratidão seria uma resposta mais completa e inargumentável. Por que perderíamos se juntos somos invencíveis?

"Isso são coisas que acontecem o tempo todo." Magnólia

forgifs.com


Setembro Negro

Maria Lúcia: Acabou, Thiago, acabou!
Thiago: Acabou!? Não. Impossível. Não pode ser. Acabou por que, meu amor? Seja transparente comigo. Existe outro lobo na história?
Maria Lúcia: Quanto menos você souber melhor será para você. Mas não existe ninguém. Apenas não está dando certo mais entre nós. Você era doce e se tornou distante. Não tem mais tempo para mim. Não vai a igreja comigo. Tem sempre uma prova na faculdade para fazer...
Thiago: Você precisa entender que as coisas mudaram. Isso é pelo nosso futuro.
Maria Lúcia: Não, isso é pelo seu.
Thiago: Você está terminando comigo pelo telefone depois de ter me jurado amor eterno e me pedido em casamento? É isso que você está fazendo, Maria?
Maria Lúcia: Eu te devo desculpas por isso. Ainda podemos ser amigos.
Thiago: Ao inferno com as suas desculpas e a sua amizade, onça. O que eu fui para você afinal?
Maria Lúcia: Eu não tenho mais estrutura para continuar essa conversa. Eu disse tudo que você precisava saber. Acabou! O meu irmão tinha razão, você não é o homem certo para mim. Acabou. Eu não te amo mais, mas você supera. Aceite e me deixe em paz, por favor.
Thiago: Que seja, Maria Lúcia, “aquela menina falsa pra quem jurei o meu amor”. Mas eu quero de volta o poema que escrevi para você.
Maria Lúcia: Joguei fora no lixo.
Thiago: Eu te odeio!
Maria Lúcia: Que bom!
Thiago: Talvez um dia se arrependa por isso.
Maria Lúcia: Amanheço arrependida, mas não durmo com vontade. E depois o mundo não gira em torno de você, Thiago. Existem outras pessoas.
Thiago: Não existe ninguém como eu. Eu sou único. Não seja irredutível. Me dê uma segunda chance...
Maria Lúcia: Eu vou desligar. Eu sinto muito. Fica com Deus.
Thiago: Alô? Alô? ...Deus não me ama. Nunca me amou. E é correspondido.

"Muito cara legal foi parar debaixo da ponte por causa de uma mulher." Henry Chinaski citado em Mulheres de Charles Bukowski



"Eu posso até dizer ninguém te amou o tanto quanto eu te amei
Mas você não mereceu
O amor que eu te dei oh, oh, oh
Quando você se separou de mim
Quase que minha vida teve fim" O rei Roberto Carlos, Quando

O amor é como um filho recém-nascido. É preciso cuidar dele constantemente senão ele morre. E o amor é onde os fracos não tem vez. Eu era um investimento a longo prazo. Ela não teve paciência para esperar. Acusava-me de atenção decrescente devido aos estudos, de não a acompanhar na igreja e nos casamentos dos outros. Além de tudo odiava a Priscila. Era certo que havia incompatibilidades entre nós, mas o golpe foi súbito e assombroso. E o amor não deveria vencer tudo? Assim como ela não tinha me dado um aviso prévio da crise de nosso relacionamento nem eu diagnosticara os sintomas, não me deu uma segunda chance para restaurar as coisas. Tentei tudo. Pensei: o que Einstein faria? Esperava que não fosse a morte do amor, mas apenas um coma. Uma vírgula, não o ponto final. Eu estava engando. Eu tinha perdido o jogo. Coagido pela utopia do amor eterno e pela ilusão da interdependência creio mesmo que cheguei a me rebaixar como o Cachorro do Nelson Rodrigues e que ela se vingou de mim sendo leviana e cruel comigo pelo o que achava que eu lhe devia. O frio polar da perda fazia vibrar minha vertebra. Acabou, rolava esta palavra nos cantos obscuros de meu coração-corvo. Acabou, Thiago, acabou!! Acabou como quem apaga a luz.

"Mas não tem revolta não/Eu só quero/Que você se encontre/Ter saudade até que é bom/É melhor que caminhar vazio/A esperança é um Dom/Que eu tenho em mim/Eu tenho sim/Não tem desespero não/Você me ensinou/Milhões de coisas/Tenho um sonho em minhas mãos/Amanhã será um novo dia/Certamente eu vou ser mais feliz..." Peninha

O desespero da derrota pode levar a loucura como no caso do Lindemberg. Ao invés disso pensei em abrir uma comunidade no Orkut “Sociedade dos corações partidos”. Mas era ridículo como esse post. Acho que a amei mais depois que a perdi, o famoso “Amar, depois de perder” do Drummond, se não era orgulho ferido. E compreendi toda a brutalidade de Lacan “Amar é dar o que não se tem a quem não o quer.” Ou seja, amor. É preciso dizer tudo como dizia Machado de Assis. Também houve uma crise sexual no meio do caminho. Ela se sentia culpada por fazermos amor antes do casamento. Um grande pecado para os crentes. Uma bobagem.

"AMAMOS sempre no que temos
O que não temos quando amamos." Fernando Pessoa



"_Então, é uma guerra total?
_Sim, guerra total."
  Richard Burton  e Elizabeth Taylor em Quem tem medo de Virginia Woolf?

Um dia pelo telefone, passados alguns meses de nossa dissolução disse-me que queria me ver, mas só para “transarmos sem amor”. Aceitei. Minha intenção era finalizá-la na cama e reconquistar o afeto. Débil devaneio. Foi a primeira e única vez que eu me senti usado na minha vida. Um homem só é inviolável quando não ama. Do contrário, é um alvo inerme para predadoras românticas e inconscientemente nucleares. Da última vez que nos vimos uma luz fria e tenebrosa descia de seu olhar sedutor e traiçoeiro (em que tantas vezes flagrei um delicioso ciúme de mim, agora só o deserto talvez até o nojo) para me fulminar. Era como se dissesse, “Eu te dei tudo, minha vida e meu amor, minha família e meus amigos, meu tempo, meus sonhos e meu rabão e você fudeu tudo. Morra, Thiago, Morra!” Contudo uma observadora sutil não deixaria de capturar a mesma luz fria e tenebrosa saindo dos meus olhos taciturnos com os mesmos respectivos sentimentos sujos pelo anticlímax do colapso da eterna estrela. O rancor, o rancor... um rancor especialmente sádico e inegociável. Seja empático e imagine o impensável, quem você ama te abandonando do nada sem nenhuma explicação satisfatória e sem medir as consequências. A dor, a frustração, a vergonha que você sentiria... Não é legal. É meio desconfortável e até deselegante. Amar, perder, sofrer é privilégio de qualquer besta. Nunca se deve amar de olhos bem fechados. Somente cerrados. Do contrário também inviabilizaríamos o amor. Anjos e demônios são a mesma coisa.

“Isso vai doer. Eu vou te deixar.” Closer



“Sinceramente eu não compreendo o motivo de tanta comoção.” Trumam Capote, o grande escritor americano, autor do soberbo A Sangue Frio

Sempre quando deixamos alguém é porque julgamos que aquela pessoa não serve mais aos nossos interesses, sejam quais forem. Julgamo-nos superior a ela e não a toleramos mais. Quando somos habilidosos ou reprimidos tendemos a culpa-la completamente. Assim, nossa consciência pode respirar suavemente enquanto procuramos substitutos. Estou certou ou estou errado, queridinha? Você melhor do que eu! Por que? Em que universo inaudito e especioso? Será que você ainda pensa assim, ex-my love? Será que o chacal conspirador tinha realmente razão? Eu acho que sim. Destruímos algo precioso e ao mesmo tempo tão banal. Todos os idiotas que eu conheço amam alguém sendo ou não correspondidos. Mas o amor em sua forma poética e idealizada só acontece uma vez. O Nobel turco tinha razão “Neva apenas uma vez em nossos sonhos” Seja como for, obrigado pelo amor que me deste enquanto durou. (A doce ilusão.). Em algum lugar do passado continuamos a nos amar para sempre. Não é lindo?

Eu era o Pink Floyd



"Tenho sexto sentido e incríveis poderes de observação.
E é por isso que sei que quando eu ligar
ainda não haverá ninguem em casa. " Pink Floyd

Após a tragédia do abandono inesperado recolhi-me como uma fera ferida. Se alguma mulher quisesse algo comigo naquele tempo precisaria de um picador de gelo antes de conseguir arrancar a minha cueca e delirar com o Capitão Nascimento. Mergulhei numa sólida solidão de meses. Não sei o que aconteceu comigo. Eu não saia com ninguém nem me masturbava. Passei aqueles dias como um zumbi na mais completa solidão afetiva, sexual e espiritual. Inapetência. Insônia. Anemia. TPM (Thiago puto com o mundo). Extermínio psicológico. Não sei como não desenvolvi um câncer de boca de tanto que fumava Hollywood e Fernando Pessoa. Fiquei mortalmente ferido como o pobre Perninha. Lembram-se dele? Sofri intensamente mais do que teria coragem de confessar se não estivesse cagando para o julgamento de terceiros insignificantes para a minha vida e obra. Riam a vontade, hienas. Eu sei que todos já tomaram ou tomarão no cu com o amor. (Nunca tomou querida?) O amor é vírus indeletável, uma doença de chagas e uma maldição humana terrestre universal como a morte e a vida. C'est la vie! C'est l'amour! C'est la mort! Havia nos meus sombrios olhos uma concentração de dor que só se repetirá nos futuros, e se Deus quiser, distantes rituais fúnebres maternos. Antes disso não apostaria em mim nem recomendo-te que o faça, jogadora. Seria perder dinheiro debalde.

A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados.



Erupção do vulcão Tvashtar em Io, lua de Júpiter.

O mais importante na vida talvez seja traçar um objetivo e persegui-lo até o fim, admitindo possibilidades de troca. (Como você imagina sua vida no futuro?) Então, cheio de tristeza e ódio pensei: bem pelo menos eu tenho a Faculdade de Direito. Ela há de desmantelar o hippie em mim, corrigir os vícios da classe (média baixa), transformar meu coração de poeta num caça-níquel e a minha mente atormentada numa resiliente máquina de guerra como Jason Bourne pronta para lutar contra tudo e contra todos, inclusive contra aqueles que me treinarão. Mas não foi bem assim que aconteceu. Por quanto tempo um poeta desprotegido pode fingir que é um cão dos diabos? Minha essência não mudou radicalmente. Eu continuava tentando viver com dignidade, altruísmo e bom humor. Eu era doce... Tornei-me mais melancólico, introspectivo e agressivo do que o socialmente desejado. Mas ainda era eu. Desci ao esgoto do inferno e saboreei um tétrico torpor. Concomitantemente amarguei uma devastadora decadência acadêmica e pensei em deixar a faculdade de direito, pois não estava suportando a pressão e a dificuldade que minha inatenção alimentavam. Meu transtorno obsessivo compulsivo (uma loucura infernal) retornou com tudo das trevas e o abismo da depressão me sorriu novamente. Mas desta vez eu lhe dei de ombros. Não valia a pena nem a cena. Contudo depois disso eu comecei a ter sonhos sanguinários. Eu sonhava que estava sendo perseguido pela polícia por crimes maquiavelicamente arquitetados que não tinha cometido. Mas eu era inocente como as garotas assassinadas. Todas do último período da faculdade de direito. Era sufocante ter que fugir o tempo todo. E eu fugia para o Paraná.

17 de Outubro

“O País assistiu chocado à história de jovens ex-namorados que acabou em tragédia. Lindemberg Fernandes Alves, 22 anos, atirou contra a ex-namorada Eloá ...” Isto É



2011

26 de maio

_Prof. Leandro Valadares: Danos morais por abandono afetivo. Vamos lá, meus amigos. Quem aqui acha que isso existe levanta a mão! E quem pensa que o direito não deve adentrar na esfera íntima dos indivíduos, que existe fatos que são coisas da vida e quem ninguém é obrigado a amar ou continuar amando alguém?

Meu coração: “Coisas da vida...” Sei... _Por que não levanta a mão, Thiago? O legislador é diáfano: Art. 129 do Código Penal – Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena – detenção de três meses a um ano. Mas se for lesão corporal de natureza grave: Pena – reclusão de dois a oito anos. Agora eu te pergunto, malandragem, quando uma pessoa causa lesões corporais na outra é punida pela lei. Mas e quando causa lesões emocionais gravíssimas? A lei não faz nada? É assim, Thiago? Quem pagará pelas minhas lágrimas de sangue? Só porque não sai mais uma nuvem de cinzas nem são expelidas lavas do seu peito bombardeado não significa que ela não tenha que pagar pelos danos causados no passado. Processe-a. Mas não contrate o Leandro como advogado nesse caso, obviamente.
Thiago: Quem disse que o vulcão hibernou?
Meu coraçãoDepois de tudo você ainda a ama? Será possível que as leis do amor transcendam as leis da dignidade da pessoa humana? Meu Deus, um Castilho!
Thiago: Relaxa, meu coração. Segundo mestre Machado de Assis “Não se ama duas vezes a mesma mulher.” Contudo essa sentença vale apenas para este universo. Já ouviu falar da última teoria científica de ponta, a teoria dos multiversos ou teoria M ou Teoria de Tudo? Segundo ela "O Big Bang é, em última instancia, o encontro entre dois universos paralelos". Entendeu?
Meu coração: Não.
Thiago: Você é muito burro mesmo.

"Ninguém deixa um homem como Picasso" Do filme Os Amores de Picasso após ser abandonado pela única mulher que realmente admirou, pois amou todas, risos. Vendo a falência da eloquência simulou um infarto, mas foi ignorado. Então Picasso chorou de verdade. Até um gênio cruel como Picasso foi abandonado e chorou. Quem sou eu para desprezar a divina comédia?



"Porque quem ama nunca sabe o que ama/Nem sabe porque ama, nem o que é amar/Amar é a eterna inocência,/E a única inocência, não pensar..." Fernando Pessoa

Com o tempo ela tentou me ligar algumas vezes. Nunca atendi. “Retirar a atenção” segundo Ivan Martins é a vingança masculina por excelência. Mas havia outros motivos para minha recusa. Eu tinha medo de cair em recaída. Sucumbir... O amor dói. “Nascemos para amar, a humanidade” diz o poeta. (Todo amor é vaidade.) Um buraco-negro do qual nem a luz pode escapar. O amor é um vício perigoso e o período de desintoxicação gera uma crise de abstinência com escandalosa agonia. Eu tinha excesso de oxitocina (a substancia do amor) no sangue. Mas o tempo cura (e curra) e enterra tudo. O tempo é talidomida (não sou dicionário). Um dia o tempo enterrará os teus medos e as minhas neuroses. Um dia enterrará as injustiças e o escárnio. Um dia enterrará o último homem e a última mulher, a última esperança e a última luz, depois enterrará a si mesmo para renascer zilhões de anos depois do nada de novo. Se é que isso já não aconteceu antes. Como saber, baiano? É um mistério metafísico para poros fechados.

"Sem solidão nada se faz." Pablo Picasso, irônico considerando que passou a vida embalsamado em membranas femininas

Acho que Aristóteles tem razão ao dizer que a felicidade estar em bastar-se a si próprio. Mas para mim isso não exclui o amor. Pois bastar-se a si próprio é criar a estrutura do conjunto de coisas indispensáveis a essa autossuficiência, isso inclui tudo, embora relegue o outro a posição de suplemento indispensável. Você é o principal. Ignore esta lei e morrerá. No Brasil existem 100 mulheres para cada 96 homens. Sentir-se amado é fascinante como estar sozinho. Medo da solidão: demônio exorcizado em mim. Em casa, no meu quarto claustrofóbico, sozinho, descascando a escuridão, concluí que a solidão é um gênio incompreendido porque a solidão nada mais é do que nossa própria companhia. Todo aquele que a repudia é um burro. Obviamente para quem não possui uma dimensão intelectual e artística a solidão não deve ser bem vinda. Entretanto para que a possui a solidão é essencial como o amor é essencial, pois nada é tudo e tudo faz parte de um conjunto que se estiver incompleto será insatisfatório. Assim como para ser um grande homem não basta ter uma grande mente, mas também um grande coração. Eu amo a solidão como amo o amor. Sei o valor e o preço de cada um deles. E não são baratos. O mundo não odeia a solidão? Pergunte-se porque, querida, e lembre-se de mim.

"Agora é pessoal, parceiro." Tropa de Elite II


"Você não sabe o que eu sinto. Você não sabe quem eu sou. A gente entrou num labirinto. Eu dancei, você dançou." Engenheiros do Hawaii, Todo mundo é uma ilha

Você está me lendo agora, Maria Lúcia? Fico feliz que tenha adquirido o hábito da leitura. É essencial para o sucesso de qualquer um ou pelo menos um grande consolo de tudo-nada. Vi que andou visitando o meu Orkut essa semana. Intuição feminina? Você previu o Little Boy? Não é linda a nuvem de cogumelo vista do avião? Eu não faço nada para aparecer, mas para ser. Ser Thiago-tudo-total. E incomodar é sempre um prazer. Não quero que digam nos bares burgueses “O Thiago é mau até os ossos. Bumerangue australiano. Alguém precisa pará-lo.” Quem? Entrementes não me importo com a audiência. As pessoas tem o direito de expressarem seus sentimentos. E eu sou sempre uma boa pedida. Notou como fui discreto. Troquei o seu nome. Uma última gentileza em nome dos velhos tempos. Não precisa agradecer. Ou melhor, “dá um sorriso pra mim”. Estanca estas lágrimas, menina. Eu menti na epigrafe. Não é pessoal. Eu não te processarei como queria meu coração. Isso é literatura experimental. Algo para as férias e os amigos. Nada demais. Sigamos em frente como sempre, pois não fazemos mal agindo assim. Um dia você disse “Eu te amei tanto, sabia?” e eu disse “Não consigo te perdoar por ter deixado de me amar.” Lembra-se? Então, não se esqueça de esquecer. Eu te perdoo. Tá perdoada. Como dizia o House “Vai acreditar em mim? Eu minto sobre tudo.”

"Nunca bata numa mulher." Meu pai

forgifs.com


Flagrante de violência, câmera de segurança, EUA, claro.

“Os homens são uma merda! Não é isso que elas falam? Por que fazemos coisas ruins, não é mesmo? Nós fazemos coisas horríveis, coisas odiosas, detestáveis... coisas que nenhuma mulher jamais faria. Não, as mulheres não mentem! Não, as mulheres não traem e as mulheres não nos manipulam. Vocês entendem onde quero chegar. Vocês vêem o que faz a sociedade? Rapazinhos, é "Uauu, Mulher!" Aprendemos a pedir desculpas. "Sinto muito. Eu sinto muito, meu bem, sinto muito mesmo. "O que é isso? O que precisamos? Das xoxotas delas? Do amor delas? "Minha mãe não me deixava jogar futebol e meu pai batia em mim. Por isso eu faço o que faço." Isso é uma grande bobagem! Não vou me desculpar por quem eu sou. Não vou me desculpar pelo que eu preciso. Não vou me desculpar pelo que eu quero!” Magnólia

“Tudo menos o amor verdadeiro.” Do filme Dália Negra



“Grite “devastação” e deixe sair os cães da guerra.” Shakespeare

Estale os dedos, querida. Não era isso que você disse ser tudo que precisava fazer para eu voltar para você rastejando como um verme? Surpreenda-me como ninguém nunca fez. Estale os dedos e vejamos se eu retorno para preenchê-la. O que foi? Não pode provar suas palavras? Oh, estale com mais força. Seja mulher! Prove suas palavras. Está valendo tudo, a própria eudemonologia por um rudimentar estalar de dedos. Estale os dedos até suas digitais sangrarem. Quem sabe eu não salto da seiva do sangue para te fazer feliz! Não saltei? Que dó que dó que dó! Oh, meiga Carolina! Oh, doce Dolores! O que você perdeu pensando que era eu que a perdia? 


Nada, é claro. Esse nada outra encontrará e minhas noites perfeitas, frases feitas e companhia espetacular, ou pelo menos engraçada, certamente leal, ardente e gentil. Justiça seja feita, Caio Fernando de Abreu disse uma vez algo assim “Acho que foi o fato de você ter ido embora que possibilitou que eu descobrisse tanta coisa maravilhosa em mim.” Se é assim, obrigado por ter ido embora, anjo escarlate. E por fim, apenas uma palavra, meu amor: FODA-SE! Agora estamos quites. Podemos ser amigos como você queria, se ainda lhe apetecer. Do contrário, eu sinto muito. Fica com Deus. E se de tudo fica um pouco como dizia Drummond, de nós ficou esse vazio, esse silencio, essa energia esquecida, esse exagero infantil, esse coração cansado, esse post vingativo.

“O ordenamento jurídico, cujo maior mérito se deveria ser a simplicidade, transformou-se, para nossa desgraça, em um complicado labirinto, no qual, até os que deveriam ser os guias, perdem-se.” Francesco Carnelutti

 O octogono do UFC, 
onde os maiores lutadores do mundo confraternizam

“Ab initio” expressão jurídica em latim que significa “Desde o começo” o direito nasceu para eliminar a guerra entre os homens e agora entre os homens e as mulheres. Recordam-se de Francesco Carnelutti, amigos? Em suma: sem ordem, sem progresso. O amor, a ciência, a economia, a religião e a moral não bastam para controlar as feras e abolir os conflitos. O direito é preciso. A sanção é impreterível. “Não há Estado sem direito, nem direito sem Estado.” Contudo “O direito é o último vagão do comboio das transformações sociais.” conforme dizia o pensador Condorcet e vive redizendo o prof. Gustavo Lana em suas aulas. Primeiro, tente o diálogo. Depois o octogono. Controle seu coração em erupção, meu amor. Abra os olhos.

“Agora estou consolada,
Disse tudo que queria,
Subirei àquela nuvem,
Serei lâmina gelada,
Cintilarei sobre os homens.
Meu reflexo na piscina da Avenida Paraúna
(estrelas não se compreendem)
Ninguém o compreenderá.”
Carlos Drummond de Andrade, Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte

Por: Thiago Castilho

 “Você partiu meu coração.” Al Pacino no Poderoso Chefão


“Ah, agora não pode mais me alcançar...
Por mais que você tente.” Pink Floyd

2012

Casamento da minha tia

Maria Lucia: Oi.
Thiago: Oi. Então, nos encontramos de novo. Primeiro no casamento da filha. Agora no casamento da mãe. Não é uma coincidência cósmica? Como vai?
Maria Lúcia: Com muita saudade sua. Deixa-lo foi o maior erro da minha vida. Eu ainda te amo, Thiago. Só agora posso compreender isso. Eu te perdoo por tudo, aquele texto terrível... Não, eu te peço perdão por tudo, meu amor. Estou tão arrependida. Mas sei que ninguém escreveria aquilo se ainda não houvesse  algum sentimento mesmo que odiasse ainda me amar. E despejasse assim a sua mágoa... Eu mereci. Mas como você disse agora estamos quites. Podemos recomeçar. Volta pra mim, pelo amor de Deus.
Thiago: Quando você me deixou para trás o meu coração explodiu como um vulcão. Rocha fluída ígnea, entende? Segundo o Wood Allen a coisa mais importante da vida é a sorte. Um dia me disseram com desdém, uma velha professora do ensino médio que me detestava e para quem entreguei a prova em branco naquele maldito tempo de rebeldia estéril “Boa sorte na vida, Thiago”. Soube que ela morreu de câncer. Serei radioativo? É incrível como algumas pessoas que não gostam de mim morrem de câncer. Como vai seu irmão?
Maria Lúcia: Ele estava errado. Mas ele não importa agora. Só você importa. Volta pra mim, bebezinho lindo da mamãe!?
Thiago: Estale os dedos, anjo escarlate, vamos ver se o corvo de Poe cairá em contradição mais uma vez. 


Sejam sinceros, como procederiam no meu lugar?


Um beijo do observador.

7 comentários:

  1. Closer e Magnólia são grandes filmes.

    ResponderExcluir
  2. Antes do amanhecer e De olhos bem fechados também sao grandes filmes.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Estou digerindo ainda...

    Inspirado você, hein?

    ResponderExcluir
  4. Legal o blog, tanto no visual qto no conteúdo.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, JOPZ. Afinal é um blog da lei.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. O que menos gostei: Escolheu dois filmes que na minha humilde visão são extremamente fracos, ruins. Minha opinião pessoal mais nada. O que mais gostei rrsrsrs foi conseguir manter o foco e ler até o final. Vamos a analise do texto.
    Rsrs ótimo texto sobre vingança. Adorei a parte que questiona o fato das pessoas não serem processadas por arrancarem o coração sem piedade.
    O texto fala muito mais do que previa. E me perguntei enquanto lia:
    - quanto disso foi amor, e Quanto foi orgulho ferido?
    Sem querer subestimar sua dor.
    Em primeiro lugar, poetas tendem a uma dificuldade de digerir o amor, entende-lo e até identificá-lo. Faz parte da sensibilidade exacerbada do poder de sentir mesmo quando não se quer de ver mesmo qdo gostaria de não ter visto. Porém se necessário nos alienamos do mundo, e ficamos fora dele achando que todo o resto precisa entender nossos sentimentos, aqueles que às vezes mal podemos descrever. E ai se faz necessário dar um viva a solidão, onde surge as mais fortes e belas inspirações. Ou nunca reparou como tudo que envolve amor faz sucesso. Quantas são as músicas que fizeram sucesso que não falavam de amor?
    Bom amor está para solidão, assim como sorte está para os fracos!
    Pessoas são egoístas, homens e mulheres são manipuladores, jogadores, entre outros mil defeitos que poderia lhe citar.
    Eu acredito que a perfeição não é deste mundo, assim como a felicidade.
    Eu ate hoje não encontrei uma definição sustentável para o amor. Todavia não sirvo de base, afinal quem ou eu?
    Uma regra nosso pior inimigo íntimo é a famosa ilusão, tão inocente e pouco explorada, mal sabem as pessoas do que ela é capaz. Você a cria, alimenta e cultiva, e um dia ela te olha na cara e diz:
    -Acorda imbecil... Qual parte não entendeu? Você me criou, mas não sou real.
    E ai eu penso, será que o outro é obrigado a adivinhar ou compactuar com nossas ilusões.
    Quer saber o que eu faria no teu lugar?
    Avaliaria e iria separando dentro de uma peneira gigante os seguintes sentimentos: raiva, vingança (lixo) orgulho ferido (magoa) lixo... Se não quiser morrer feito aqueles que um dia disseram não te gostar. Rancor (lixo) Ilusão (lixo tóxico) separe bem, pois esse tipo de lixo é contaminável. Bom ai vai sobrar bem pouco. Um tanto de autenticidade, um tanto de amor próprio, suas neuroses (como todo bom poeta, filosofo deve ter) sua percepção, e muito aprendizado. Guarde seus monstros somente como experiência e parte de algo que superou, caso já tenha extraído tudo que podias, em relação, a saber. Jogue os fora tbm. Não procure o amor, procure vida, o amor pode estar onde agente menos espera. E a paixão está sim arrasta, devasta e emburrece. Deliciosa é o que todos dizem, mas ela e vai com a mesma intensidade, deixando todos nós com cara de tolos. E o principal... Muitas pessoas confundem paixão com amor. Paixão adoece amor não (acho) amor da força, paixão traz ilusão, amor clareia, paixão te cega. Portanto viva a vida que tiver de viver sem esperar nem cobrar do outro aquilo que não sabe lhe dar.
    Não postar esse comentário, pois ultrapassei o limite de post normal, virou uma carta, e não vou revisar o texto porque estou com sono afinal a madrugada se foi, e a natureza mandou os passarinhos para avisar que são 6:15.

    ResponderExcluir
  7. Eu deveria estar estudando para a prova de Direito Civil III que tenho amanhã mas acabo de me deparar fuçando tudo por aqui e lendo um texto enorme sobre alguém descrevendo tudo o que senti e sequer tive coragem de escrever, ler e rasgar como de costume.

    Muito bom.

    Adorei o blog.

    ResponderExcluir

“Livrar a mente da presunção” Johnson

“O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.” Emerson

“O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.” Emerson
Código ético da humanidade: viver, deixar viver e ajudar a viver. (...) "A meta é ser e não parecer." Emerson

“Todo mundo é parecido quando sente dor.” O poeta está vivo

"Os direitos são a menina dos olhos de Deus." Kant


"Quanto mais conhecimento, mais vida."- "Pirkei Avot 2,8" - Textos Judaicos

"A violência é uma resposta desesperada a uma necessidade não atendida."

"A violência é uma resposta desesperada a uma necessidade não atendida."

“A coisa mais importante é libertarmo-nos do sofrimento.” Harari

“Podemos ser leais à nossa família, à nossa comunidade e à nossa nação. Então, por que não podemos ser leais à humanidade como um todo?” Harari

“Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres.” Albert Einstein

“Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres.” Albert Einstein
"A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar".Samuel_Johnson

“Todo indivíduo deve velar por si mesmo.” Emerson


“Há uma área do criação infensa a técnica, a cultura, ao conhecimento acumulado pela tradição. (...) essa área é inexplicável, intransferível e inapreensível.” Charles Kiefer, Para Ser Escritor

“Se eu não for por mim, quem o será? Mas se eu for só por mim, que serei eu?

“Machado não confia no homem, não ama a vida, nem espera nenhuma bem-aventurança futura.” Afrânio Coutinho sobre Machado de Assis

“Kafka tinha uma “perfeição que destrói”.” Harold Bloom

“Kafka tinha uma “perfeição que destrói”.” Harold Bloom
“Quanto a mim sou relativamente honesto e de tais coisas poderia acusar-me que melhor seria não ter nascido. Sou muito orgulho, vingativo, ambicioso com mais pecados na cabeça que pensamentos para concebê-los ou tempo para executá-los.” Shakespeare, Hamlet

Tome o poder. ("Ousarei perturbar o universo?" T.S. Eliot)


“O que tenho a dizer sobre a obra de Bach? Ouçam-na, toquem-na, amem-na – e calem-se!”- Albert Einstein; em resposta a um inquérito da revista alemã Illustrierten Wochenschrift, 1928.

Alma mater - 13 unicórnios ou fontes de inspiração constante para o "absoluto em aberto"

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” Jean Piage

das criações artísticas, das relações humanas e das questões existenciais

“-Eu sei, as pessoas pensam que eu sou egoísta e narcisista, mas não é verdade. Na verdade, se eu fosse me identificar com um personagem mitológico grego não seria narciso.
-Quem seria então?
- Zeus.” Wood Allen

EU QUERO UMA VIDA INTENSA, INTELECTUAL E ARTÍSTICA ENQUANTO FOR POSSÍVEL

CRIAR QUALQUER UM CRIA. INVENTE. COMPARTILHE CONHECIMENTO. FAÇA CIRCULAR IDÉIAS. MUDE O MUNDO OU, PELO MENOS, A SI.
“Eu sou um homem tão bom, no fundo, um homem tão bom, como é que ninguém nunca percebeu isso?” Samuel_Beckett

você Não vai comentar!? (Por que os burros nunca comentam?)

forgifs.com
"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos." Nelson Rodrigues

"Viver cada dia como se fosse o primeiro e cada noite como se fosse a última." Eduardo Galeano

"Uma bela viagem deu-te Ítaca. (...) Tu te tornaste sábio, um homem de experiência.E, agora, sabes o que significam Ítacas." Constantino Kabvafis (1863-1933)

vida interior: cultivando a renovação da alma

vida interior: cultivando a renovação da alma
“Tememos a morte e questionamos nosso lugar no universo. A tarefa do artista não é sucumbir no desespero, mas achar solução para o vazio da existência.” Wood Allen, Meia-noite em Paris

Decifra-me ou devoro-te!

Pintura em Lascaux (Pré-história). Património Mundial — UNESCO

Pintura em Lascaux (Pré-história). Património Mundial — UNESCO
"Sou um sonho." Borges ("Um grande artista não deixa pontas soltas." Sherlock Homes)

“A verdadeira igualdade consiste em aquinhoar desigualmente seres desiguais.” Rui Barbosa

“A verdadeira igualdade consiste em aquinhoar desigualmente seres desiguais.” Rui Barbosa
PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Eu sei que você sabe, quase sem querer, que eu vejo o mesmo que você: caos e beleza.

“A arte é um instante de eternidade e perfeição.” V. Avelino

“Com leis e letras domina-se a história.” O observador

“Com leis e letras domina-se a história.” O observador
“O crítico não faz história.” Pablo Picasso

"O Estado mente friamente, e esta mentira rasteja de sua boca: 'Eu, o Estado, sou o povo.”Nietzsche

"O Estado mente friamente, e esta mentira rasteja de sua boca: 'Eu, o Estado, sou o povo.”Nietzsche
“De todo o escrito só me agrada aquilo que uma pessoa escreveu com o seu sangue.” Friedrich Nietzsche

“Eu sou apenas um belo pedaço de carne.” Shakespeare, em Romeu e Julieta (Mas com amor...)

“Eu sou apenas um belo pedaço de carne.” Shakespeare, em Romeu e Julieta (Mas com amor...)
“A emoção estética deixa o ser humano num estado favorável à recepção de emoções eróticas. A arte é cúmplice do amor. Tire o amor e não haverá mais arte.” Remy de Gourmont

"Sou só a rede vazia diante dos olhos humanos na escuridão...Um peixe preso dentro do vento" Neruda

"Sou só a rede vazia diante dos olhos humanos na escuridão...Um peixe preso dentro do vento" Neruda
“Um gênio criativo não pode ser treinado. Não existem escolas para criatividade. Um gênio é precisamente um homem que desafia todas as escolas e regras, que se desvia dos caminhos tradicionais da rotina e abre novos caminhos através de terras inacessíveis antes. Um gênio é sempre um professor, nunca um aluno; ele é sempre feito por si mesmo.” Ludwig von Mises

"Nunca odeie seus inimigos. Isso atrapalha o raciocínio. São apenas negócios.” O Poderoso Chefão

"Nunca odeie seus inimigos. Isso atrapalha o raciocínio. São apenas negócios.” O Poderoso Chefão
“A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar e teorizar, o que requer uma boa educação e, daí, partir para o inventar e, depois, ir até as últimas conseqüências no fazer.” Cláudio de Moura Castro

Supremo tribunal federal ou pretório excelso (Por uma implacável consciência cidadã crítica.)

Supremo tribunal federal ou pretório excelso (Por uma implacável consciência cidadã crítica.)
“O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo.” Sir Winston Churchill

“Que mundo! Poderia ser maravilhoso se não fossem as pessoas.” Woody Allen

“Que mundo! Poderia ser maravilhoso se não fossem as pessoas.” Woody Allen
“A obra de arte pode ter um efeito moral, mas exigir uma finalidade moral do artista é fazê-lo arruinar a sua obra.” Goethe

“O meu pai, eu sou Cruzeiro...”Máfia Azul/“Controle sua mente ou ela o destruirá.”Ditado americano

“O meu pai, eu sou Cruzeiro...”Máfia Azul/“Controle sua mente ou ela o destruirá.”Ditado americano
“O poder de síntese é a alma da inteligência.” Shakespeare

Minas além do som. Minas Gerais. Sedução fulminante.

Minas além do som. Minas Gerais. Sedução fulminante.
“Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias.” Pablo Neruda

Que país é esse? Brasil, eu ainda te amo, porra!

Que país é esse? Brasil, eu ainda te amo, porra!
“Mas se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.” Hino Nacional

Museu da língua portuguesa em São Paulo (Literatura é liberdade. "Sentir o universo..." Sentir-se.)

Museu da língua portuguesa em São Paulo (Literatura é liberdade. "Sentir o universo..." Sentir-se.)
“Creio que quase sempre é preciso um golpe de loucura para se construir um destino.” Marguerite Yourcenar

"A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal." Machado de Assis

"A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal." Machado de Assis
“Qualquer destino, por mais longo e complicado que seja, vale apenas por um único momento: aquele em que o homem compreende de uma vez por todas quem é.” Borges

A cura do desespero humano pela palavra. Sem neuroses idiotas ou sofrimento psíquico. Salvo sejamos

A cura do desespero humano pela palavra. Sem neuroses idiotas ou sofrimento psíquico. Salvo sejamos
"Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste." Sigmund Freud

"Tudo se perde como lágrimas na chuva." Já sem dor

"Tudo se perde como lágrimas na chuva." Já sem dor
“O que você tem, todo mundo pode ter. Mas o que você é...ninguém pode ser.” Clarice Lispector

“As três dimensões da filosofia: a inteligência do que é, a sede de justiça e a busca da salvação”

“As três dimensões da filosofia: a inteligência do que é, a sede de justiça e a busca da salvação”
“É melhor ser um ser humano insatisfeito do que um porco satisfeito; é melhor ser Sócrates insatisfeito do que um tolo satisfeito. E se o tolo ou o porco têm uma opinião diferente é porque só conhecem o seu próprio lado da questão. A outra parte da comparação conhece ambos os lados.” John Stuart Mill, Utilitarismo

"Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento." Albert Einstein

"Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento." Albert Einstein
“A poesia é algo tão íntimo que não pode ser definida.” Borges

“É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar.” Rousseau

“É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar.” Rousseau
“Partindo do pressuposto de que não sei nada, tudo posso aprender e inventar algo além.” Thiago Castilho

“Prove que me ama e pague a próxima rodada.” Janis Joplin

“Prove que me ama e pague a próxima rodada.” Janis Joplin
“Ouse conquistar a si mesmo.” Nietzsche

Chegou um tempo em que não adianta morrer. ... a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação.

Chegou um tempo em que não adianta morrer. ... a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação.
“Se eu não for por mim, quem o será? E quando sou por mim, o que sou? E se não for agora, quando será?” Herford

"Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca" Jorge_Luis_Borges

"Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca" Jorge_Luis_Borges
“Escrever é sangrar.” (Hemingway)

“Tornamo-nos o retrato de Dorian Gray da internet, mon chéri.” Thiago Castilho

“Tornamo-nos o retrato de Dorian Gray da internet, mon chéri.” Thiago Castilho
“Em última instancia, é melhor ser temido do que ser amado.” Maquiavel

"A morte, surda, caminha ao meu lado E eu não sei em que esquina ela vai me beijar" Raul Seixas

"A morte, surda, caminha ao meu lado E eu não sei em que esquina ela vai me beijar" Raul Seixas
"Havia entretanto algo taciturno e ansioso em Sören: talvez pensasse que a integridade humana, mesma a mais perfeita, não pudesse nada contra o destino.Do dever cumprido, da liberdade assumida, ele não esperava nem sucesso nem prosperidade, nem mesmo a paz’’. Sophia_de_Mello_Breyner

Transhumanismo: uma percepção da posteridade (Troque seus olhos. Descubra a verdade. Transcenda.)


“Tu me amas?” Jesus

ERNST FISCHER

"Numa sociedade decadente, a arte, se verdadeira, deve também refletir essa decadência. E a menos que ela deseje trair sua função social, a arte deve mostrar o mundo como mutável. E ajudar a mudá-lo."

ZEITGEIST: MOVING FORWARD

“Minha avó era uma pessoa maravilhosa. Ela me ensinou a jogar Banco Imobiliário. Ela entendia que o objetivo do jogo é comprar. Ela acumulava tudo o que podia e sempre acabava dominando o tabuleiro. E depois ela sempre me dizia a mesma coisa. Ela olhava para mim e dizia: "um dia você vai aprender a jogar o jogo". Num verão, eu joguei quase todos os dias, o dia inteiro e então aprendi a jogar o jogo. Compreendi que a única forma de ganhar é se comprometendo totalmente à aquisição. Aprendi que o dinheiro e as posses são as formas de continuar pontuando. Ao final daquele verão, tornei-me mais impiedoso que minha avó. Estava pronto para dobrar as regras para ganhar o jogo. Naquele outono, me sentei para jogar com ela. Tomei tudo que ela tinha. Eu a observei... entregar seu último dólar e desistir em completa derrota. E então ela tinha algo a mais para me ensinar. Então ela disse: "agora tudo volta para a caixa.” Zeitgeist, avançando num mundo onde 40% da riqueza mundial pertence a 1% da população e “É preciso criar problemas para gerar lucro. (...) Essa merda precisa acabar.”

Mahatma Gandhi

“A mais mortal forma de violência é a pobreza.”

Carlos Drummond de Andrade

“De impossíveis, de risos e de nadas tu te formaste, só, em meio aos fortes.”

Sartre

“O homem nada mais é que o seu projeto.”

Nelson Rodrigues

“Perdoa-me por me traíres.”

Arthur Schopenhauer





“Tudo que um homem busca e ama, seja numa simples conversa ou no trabalho, é a inferioridade do outro.”

Thiago Castilho

“Seja ético, solidário e afetivo. Seja melhor, ao invés de tentar ser o melhor em tudo o tempo todo como todos. Talvez seja feliz, Thiago. O caminho comum falhou contigo. Debaixo da pele seu sangue veleja ardentemente.”

Da comunicação social

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. "

"As leis são belas." Machado de Assis

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

TÍTULO I

Dos Princípios Fundamentais

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores comuns do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político.

Parágrafo único.Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Conheça seus direitos e deveres, observe tudo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/principal.htm

“Não terás compaixão; vida por vida, dente por dente, olho por olho, mão por mão, pé por pé.” (Deut. 19, 18-21)

Lei da gravidade vs princípio da legalidade

“Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.” Artigo 5°, inciso II, da Constituição Federal

O pra sempre sempre acaba?


“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.” Art. 5° da Constituição Brasileira

no meio do caminho tinha uma pedra


“Eu nunca deixei de sentir: dor... dor... dor...” Nirvana, You Know You’re Right

“Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa.


Põe quanto és

No mínimo que fazes.


Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.” Ricardo Reis

Da super-mamusca, my love forever

Da super-mamusca, my love forever
"Quando a noite chove no Vale, gosto de ir à janela da sala para observar a chuva caindo na rua, melancolicamente. Foi numa noite assim que nasci no Paraná em junho, embalsamado pelo frio que faz congelar o sangue do inverno do Sul. Prematuro, o médico informou a seco a minha mãe que eu não “escaparia”. Contudo ela contra-argumentou afirmando que “Deus era maior e que seria feita a sua vontade.”. (Ela conta isso para todas as minhas namoradas.) A maternidade está acima da medicina. Escapei milagrosamente. Minha mãe venceu. Obrigado, mãe, por duvidar daquele cretino cético e lutar para salvar minha sagrada vida. Valeu a pena, eu acho, apesar dos pesares. Finas lágrimas de anjos magoados." Do post O processo...

Lei do Esconderijo: todo ser humano tem direito a felicidade

“Corri pro esconderijo e olhei pela janela, o sol é um só, mas quem sabe são duas manhãs...” Legião Urbana


CONSCIÊNCIA PROFUNDA


“E cada instante é diferente, e cada homem é diferente, e somos todos iguais. No ódio, no amor, na incompreensão e no sublime cotidiano, tudo, mas tudo é nosso irmão. No mesmo ventre o escuro inicial, na mesma terra o silencio global, mas e o humor?” Drummond, montagem minha de células dos poemas Os últimosdias e Consolo na praia



“Nem todos os problemas confrontados serão resolvidos. Mas nenhum problema será resolvido se não for confrontado.” Einstein


Eu nasci há dez mil anos atrás / e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais / Eu vi cristo ser crucificado / O amor nascer e ser assassinado / Eu vi as bruxas pegando fogo pra pagarem seus pecados, / Eu vi,/ Eu vi o sangue que corria da montanha / quando Hitler chamou toda a Alemanha / Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha /Eu li os simbolos sagrados de Umbanda / Eu fui criança pra poder dançar ciranda /E, quando todos praguejavam contra o frio, eu fiz a cama na varanda (...) E praquele que provar que eu tou mentindo / eu tiro o meu chapéu.” Rauzito, Eu nasci a dez mil anos atrás ( e eu não?)


“Não adianta nem tentar
Me esquecer
Durante muito
Muito tempo em sua vida
Eu vou viver
Não, não adianta nem tentar
Me esquecer...” Detalhes do rei Roberto Carlos



“A vaidade... é, com certeza, o meu pecado predileto.” Advogado do Diabo


"O único modo de suportar a existência é precipitar-se na literatura como em uma orgia perpétua" Flaubert


"O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso." Simone de Beauvoir

“Nada de grande se fez sem paixão.” Hegel

"Respirei fundo e escutei o velho e orgulhoso som do meu coração. Eu sou, eu sou, eu sou." Sylvia Plath


“Escrever é estar no extremo de si mesmo.” Joao Cabral de Melo Neto


“O criador, com efeito, deve ser um mundo para si mesmo...” Rilke

“Eu sou é eu mesmo.Diverjo de todo mundo.Eu quase que nada não sei.Mas desconfio de muita coisa."GR

"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim." Auguste Comte

Meu nome é castilho, Thiago Castilho

Meu nome é castilho, Thiago Castilho
"Gosto tanto de você, baby. Só que os escritores são seres muito cruéis, estão sempre matando a vida à procura de histórias. Você me ama pelo que me mata. E se apunhalo é para você, para você que escrevo - e não entende nada."Caio Fernando de Abreu

Aos inimigos do Esconderijo:

forgifs.com
“Mesmo no mais elevado trono do mundo, continuamos sentados sobre nossos cus. Os reis e os filósofos defecam, e as damas também.” Montaigne

"Torna-te quem tu és." Nietzsche

"Torna-te quem tu és." Nietzsche
"Cheguei a firme convicção de que a vaidade é a base de tudo, e que aquilo a que chamamos consciência não é outra coisa senão vaidade interior." Gustave Flaubert

“O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma inadaptabilidade ao meio" Fernando Pessoa

“O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de  uma inadaptabilidade ao meio" Fernando Pessoa
Mantra ético-político ou afetivo-sexual, se preferir, para a humanidade: "Tudo que eu nao posso fazer, voce também não pode." Thiago Castilho

"A liberdade de expressão não justifica ir contra direitos fundamentais." Contardo Calligaris

"A liberdade de expressão não justifica ir contra direitos fundamentais." Contardo Calligaris
“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." Drummond

"Idéia de totalidade: O todo está na parte assim como a parte está no todo." Edgar Morin

"Idéia de totalidade: O todo está na parte assim como a parte está no todo." Edgar Morin
"O tempo é a insônia da eternidade." Quintana

"Que liberdade nos resta para a prática de vida?" Leandro Chevitarese

"Que liberdade nos resta para a prática de vida?" Leandro Chevitarese
"O fluxo sanguíneo é poesia, Impossível estancá-lo." Sylvia Plath

"O AMOR É A ÚNICA COISA QUE PODERÁ SALVAR O HOMEM" Jiddu Krishnamurti

"… Falamos da vida — e não de idéias, de teorias, de práticas ou de técnicas. Falamos para que olhe esta vida total, que é também a sua vida, para que lhe dê atenção. Isso significa que não pode desperdiçá-la. Tem pouquíssimo tempo para viver, talvez dez, talvez cinquenta anos. Não perca esse tempo. Olhe a sua vida, dê tudo para a compreender." Jiddu Krishnamurti

“A moderação em tudo é boa.” Eclesiastes

Veja o invisível. O tempo é tudo. Totalize o tempo. Crie.

“O ser se transforma em nada e o nada se transforma em ser. Tudo é devir.” Carlos Cirne Lima

“Gostaria que a humanidade tivesse uma só cabeça para cortá-la de uma vez.” Nero

Fecha os olhos, viaja até o fim e pergunte-se: “Que mais poderia ter sido minha vida?" ... !...?...

Fecha os olhos, viaja até o fim e pergunte-se: “Que mais poderia ter sido minha vida?" ... !...?...
¨A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha.¨ Gilles Deleuze

É preciso pensar por si só senão uma instituição pensará por você: a igreja,a publicidade,políticos

É preciso pensar por si só senão uma instituição pensará por você: a igreja,a publicidade,políticos
“A lógica de um pensamento é o conjunto das crises que ele atravessa, assemelha-se mais a uma cadeia vulcânica do que a um sistema tranquilo e próximo do equilíbrio.” Gilles Deleuzeuze

"Penso que estamos no beco dos ratos, onde os mortos seus ossos deixaram." T. S. Eliot

"Penso que estamos no beco dos ratos, onde os mortos seus ossos deixaram." T. S. Eliot
"Não se luta contra o destino; o melhor é deixar que nos pegue pelos cabelos e nos arraste até onde queira alçar-nos ou despenhar-nos." Machado de Assis

"Vá e vença!" Lema do BOPE. E lembre-se: ser é estar.

"Vá e vença!" Lema do BOPE. E lembre-se: ser é estar.
"Gostaria de viver para estudar e não de estudar para viver." Francis Bacon

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” Gandhi

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” Gandhi
“A arte é a vida no sentido de ser a força criadora de caminhos, de imagens, de verdades, de possibilidades. Somos todos artistas da vida que vivemos. Abdicar da arte é aceitar a derrota.” Marcia Tiburi

“Olhas para a guerra, o murro, a facada, Como uma simples quebra da monotonia universal.” Drummond

“Olhas para a guerra, o murro, a facada, Como uma simples quebra da monotonia universal.” Drummond
"Se tem uma coisa que a história nos ensina, é que se pode matar qualquer um." O poderoso chefão

"Quantas línguas um homem conhece, tantas vezes é homem" Schopenhauer, Sobre o Ofício do Escritor

"Quantas línguas um homem conhece, tantas vezes é homem" Schopenhauer, Sobre o Ofício do Escritor
"Todo leitor é leitor de si mesmo." Marcel Proust

"Há uma fina linha entre genialidade e loucura. Eu apaguei essa linha."- Oscar Levant

"Há uma fina linha entre genialidade e loucura. Eu apaguei essa linha."- Oscar Levant
"Todas as manhãs, quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser Salvador Dali" Salvador Dali

Todos os caminham levam à morte. Perca-se.Jorge Luis Borges / Eis tudo:

Todos os caminham levam à morte. Perca-se.Jorge Luis Borges / Eis tudo:
“Eu acredito que quando morrer, irei apodrecer e nada do meu ego sobreviverá. Mas me recuso a tremer de terror diante da minha aniquilação. A felicidade não é menos felicidade porque deve chegar a um fim, nem o pensamento e o amor perdem seu valor porque não são eternos.” Bertrand Russell

"Noventa por cento dos políticos dão aos dez por cento restantes uma péssima reputação." Henry Kiss

"Noventa por cento dos políticos dão aos dez por cento restantes uma péssima reputação." Henry Kiss
“A política e os destinos da humanidade são forjados por homens sem ideias nem grandeza. Aqueles que tem grandeza interior não se encaminham para a política” Camus

"A felicidade feminina consiste em um bom banho." Thiago Castilho

"A felicidade feminina consiste em um bom banho." Thiago Castilho
“A angústia é a sensação do infinito.” Viviane Mosé. E "A angústia é a única fonte da criação." Jacques Lacan

"Voce é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas."

"Voce é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas."
"Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las é o mesmo, quase sempre, que corrompê-las." Voltaire

"Eu sou um egomaníaco, mas quem não é?" John Lennon

"Eu sou um egomaníaco, mas quem não é?" John Lennon
Nunca pensei, ao escrever, em aproximar-me do povo. Bom, na realidade, não pensei em aproximar-me de ninguem - Jorge Luís Borges

1766, Cavendish isola o hidrogênio

1766, Cavendish isola o hidrogênio
"A singularidade parece sempre ter uma gota de arrogancia." Thomas Fuller

Os primeiros jogos olímipicos foram realizados em Olímpia a partir do século 8o a.C. até 393 d.C.

Os primeiros jogos olímipicos foram realizados em Olímpia a partir do século 8o a.C. até 393 d.C.
"A simplicidade de caráter é o resultado natural da profundez de pensamento" William Hazlitt

"Não me peçam para dizer quem sou e não me peçam para não mudar." Michel Foucault

"Não me peçam para dizer quem sou e não me peçam para não mudar." Michel Foucault
"Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo." Karl Marx

"Ao supormos não haver nada mais raro que o gênio, esquecemo-nos da perfeição. “George Bernard

"Ao supormos não haver nada mais raro que o gênio, esquecemo-nos da perfeição. “George Bernard
"Quem não sabe a arte não a estima." Camões

"O HOMEM É O LOBO DO HOMEM." THOMAS HOBBES

"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo para vencer é tentar mais uma vez" Thomas Edison

Ele não encontrou o de que carecia, o de que carecemos, eu e meu elefante, em que amo disfarçar-me.

Ele não encontrou o de que carecia, o de que carecemos, eu e meu elefante, em que amo disfarçar-me.
"Serei eu, porque nada é impossível..." Fernando Pessoa

um mundo que se mostra por dentro e se esconde por fora

um mundo que se mostra por dentro e se esconde por fora
"Nada temos a esperar nem a temer." Epicuro, sobre a morte

“Milhões no pó se afundam.Vós vos precipitais, ó milhões? Pressentes o criador, ó mundo?” Nietzsche

forgifs.com
“É preciso questionar essa supremacia. A ciência é a porta-voz do progresso, quem disse que ela é a porta-voz da verdade?” Laymert Garcia dos Santos

"Os escritores de gênio constituem o melhor caminho em direção à sabedoria..." Harol Bloom

"Os escritores de gênio constituem o melhor caminho em direção à sabedoria..." Harol Bloom
“Será só imaginação? Será que nada vai acontecer? Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?” Legião Urbana

“A essência da existência é a dor.” Schopenhauer

“Eu estou indo embora, mas meu pensamento, minhas palavras e meu coração sempre estarão contigo.” Despedida mulçumana