sábado, 27 de maio de 2017

SOBRE NÓS


FELICIDADES PELA CARTEIRA DE ADVOGADO

Imagina a honra do ser humano que tem o Leandro Karnal como padrinho? Eu conheço o Karnal há mais de 10 anos, ou seja, antes da Karnalmania. Sempre foi uma referência intelectual e ética para mim.  Sua inteligência, sagacidade e ironia são irresistíveis. Não conheço o Igor, mas lhe desejo o melhor como desejo a todos, embora nem sempre seja correspondido esse coração de mãe que eu tenho. Funciona assim: quando o indivíduo passa no rigoroso exame da OAB tem o direito de solicitar sua carteirinha de advogado. Nem sempre isso é feito de imediato, pode levar anos, a pessoa pode não querer ou não poder advogar logo após passe no exame, mas já tira um grande peso das costas. A pressão é brutal como todos sabem. Alguns não solicitam sua carteira de advogado porque optaram pela carreira dos concursos públicos, outros pensam nisso a princípio e depois mudam de idéia e retornam a advocacia, o que não os impede de depois prosseguir na carreira dos concursos, etc. Quando o cara passa na OAB já paga de gatinho, ou melhor, de advogado. A entrega da carteira oficial pode levar meses para ser realizada. Ás vezes, o sujeito já solicitou seu certificado e já está advogando muito antes disso. Mas a noite da entrega da carteira não deixa de ser uma noite especial. Confesso que estou ansioso pelo dia 05/06. A vida muda os planos da gente, às vezes, para melhor. Como diz Clarice Lispector “A direção é mais importante do que a velocidade.”

Uma coisa é certa, com disse o Karnal: “Educação é o caminho” não só para vencer na vida, mas para evoluir e amadurecer como ser humano e cidadão em sentido lato. A educação emancipa, o torna mais crítico, justo, compreensivo e solidário. O individuo educado, salvo raras exceções, liberta a si mesmo de suas limitações endógenas, aprende a respeitar o direito dos outros e a coexistir com seus semelhantes diferentes. “Sei do esforço de aulas noturnas, das dificuldades do transporte público,” pelo visto, sem querer ser indiscreto, o Igor é de origem humilde. Mais mérito ainda para ele. Com o tempo e o trabalho sem dúvida irá ascender socialmente. Quem incentiva não falta.

O conhecimento não é apenas um meio para o sucesso, ele é um fim em si mesmo como o amor. Aliás, o conhecimento, o amor e a ética são os três grandes pilares da existência humana. Por isso devemos ser os primeiros a reconhecer o valor de nossos esforços, mesmo que o mundo teime em tentar diminuí-los ou nos desqualificar por eventuais atrasos. Quem nos ama sabe que, como disse o padre Fábio “Quem ama não quer saber o que se fez ou se deixou de fazer, mas o que ainda pode ser feito.” Foco no futuro. Como diz a canção “Eu vejo a vida melhor no futuro” com amor, serenidade e sucesso.  Segundo minha mãe as coisas acontecem no momento que tem que acontecer. Não é?

Eu me lembro de um antigo filme de advogados em que um personagem diz assim para o outro “Se é glorioso se tornar um advogado vindo de uma família rica imagina de uma família pobre?” No filme o personagem principal era um rapaz de origem humilde bolsista de Harvard que se tornou “um jovem advogado promissor” e defendia um grupo de velhinhos oprimidos pelo sistema de saúde americano. Enfim, eu não sou partidário do vitimismo, mas algumas pessoas realmente enfrentam dificuldades sérias em sua história de vida, elas têm que superar grandes adversidades para realizarem seus objetivos e ás vezes dão o azar de encontrar todos os tipos de obstáculos que existem pelo caminho desde falta de recursos, uma família difícil, autossabotagem e pessoas egoístas, preconceituosas e invejosas que lhe puxam o tapete e fazem de tudo para destruir sua felicidade sem nenhuma piedade. Ora, se ao final o sujeito supera todos esses sofrimentos e vence não deixa de ser “glorioso” mesmo. Parabéns ao Igor e felicidades! Como dizia o rei Roberto Carlos “Daqui para frente tudo vai ser diferente.” Que você lute sempre pelos direitos humanos, defenda as liberdades individuais e combata as injustiças onde quer que elas ocorram com integridade e independência. 

“A pequena carteirinha é, agora, um troféu, não apenas de ser um advogado formado e aprovado no rigoroso exame da ordem, mas de uma pessoa que acreditou no sonho e pagou o preço. As escolhas são livres, as consequências não. (...) Parabéns ao jovem advogado Igor Gandra. Há muito ainda a sua frente. Estudar, estudar e estudar. Só há este caminho.” Leandro Karnal

Por: Thiago Castilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Livrar a mente da presunção” Johnson