
O DESENVOLVIMENTO DA IDEIA DE LIBERDADE NA OBRA DE HANS GEORG
FRIEDRICH HEGEL
1.Cite
três características da concepção positivista do direito a partir da obra de
Hans Kelsen
R:
1. Rompe com a tradição racionalista do Direito (fruto de Kant) – escolha
racional, vinculados à moral.
2. Surge como ruptura
dessa teoria: a inexistência de uma ordem moral absoluta, mas várias ordens
morais (pluralismo moral).
3. O direito é uma
ordem normativa coativa.
2.
O que é uma ordem normativa e como ela funciona?
R: Trata-se de um ato
de vontade. A ordem normativa do Direito se estrutura numa pirâmide, até chegar
à norma fundamental (não é posta, é pressuposta no pensamento e assegura a
validade da Constituição); é pressuposta, pois o grupo que estabeleceu a
Constituição demonstra que é capaz de assegurar a eficácia global mínima da
ordem jurídica que tem como ápice a Constituição.
3.
Qual é o conceito de norma jurídica?
R: É a norma
estabelecida por um ato de vontade humano, que prescreve o comportamento devido
a outras pessoas, estabelecendo que certos comportamentos sejam proibidos,
permitidos ou ordenados.
4.
Qual é o significado de norma jurídica na teoria pura do direito de Kelsen?
R: Norma jurídica é uma
espécie de moldura, dentro da qual inúmeros significados possíveis coexistem, e
a tarefa da aplicação para Kelsen consiste na seleção, na escolha de um
significado contido dentro da moldura da norma para a criação de uma norma
jurídica inferior.
5.
Qual é a diferença fundamental entre Kelsen e Kant?
R: Ao contrário de Kant
para Kelsen a razão não é capaz de julgar qual norma é melhor do que outra.
6.
Qual é o objeto da filosofia do Direito em Hegel?
R: A filosofia do direito
possui um objeto, é a ideia (conceito) do direito; “O objeto da ciência
filosófica do direito é a ideia do Direito (conceito e sua realização). Do que
a filosofia se ocupa é de Ideias, não do conceito em sentido estrito; mostra,
pelo contrário, que este é parcial e inadequado, revelando que o verdadeiro
conceito é o único que possui realidade justamente porque ele mesmo a assume”.
7.
O que é a idéia em Hegel?
R: A ideia é a razão de
ser do objeto que produz uma dada realidade, caracteriza-se por uma abstração;
a ideia é determinada pelo conceito, atribui à ideia os elementos constitutivos
do objeto a que ela se refere.
8.
Qual é o objetivo da filosofia do Direito?
R: O objetivo da
filosofia do direito é estudar a ideia do direito; reconciliar a ideia com a
realidade.
9.
Como se efetua a reconciliação entre Ideia e Realidade em Hegel?
R: A reconciliação
entre IDEIA e REALIDADE é anunciada por Hegel nos seguintes termos: “O que é
racional é real e o que é real é racional.”
10.
O que a busca a filosofia e o que ela deve contemplar para Hegel?
R: A razão constitutiva
do direito do estado é tão antiga quanto o seu aparecimento; a filosofia busca
encontrar a razão constitutiva de todo o direito; A filosofia deve contemplar a
razão, desvelando-a em meio a toda arbitrariedade e irracionalidade existentes.
11.
Qual é “a idéia do direito” para Hegel?
R: “O domínio do
direito é o espírito em geral; aí, a sua base própria, o seu ponto de partida
está na vontade livre, de tal modo que a liberdade constitui a sua substância e
o seu destino e que o sistema do direito é o império da liberdade realizada, o
mundo do espírito produzido como uma segunda natureza a partir de si mesmo”
Hegel
12.
Para Hegel, um autor moderno, o fundamento do Direito, onde ele se origina é:
a- Natureza
b- Razão divina
c- Vontade livre dos
indivíduos (Resposta certa)
13.
Qual é a finalidade do Direito para Hegel?
R: O Direito possui a
finalidade de criar uma realidade social na qual a liberdade se realiza, não é
mera ideia dissociada da realidade, a razão de ser de toda ordem social (vida
livre do indivíduo).
14.
O ponto de partida do Direito, segundo Hegel, está na vontade livre. Quais são
os elementos constitutivos dessa vontade?
R: Para Hegel, são três
elementos que ocorrem simultaneamente: 1° momento da pura indeterminação
(Liberdade negativa = direito abstrato) 2° momento da passagem da
indeterminação para determinação (liberdade positiva = moralidade subjetiva) 3°
momento da síntese dos momentos anteriores (Vontade livre = moralidade objetiva).
15.
O que significa “liberdade negativa” em Hegel?
R: É a possibilidade de
me abstrair de toda a determinação interior ou exterior que influencie minha
vontade. A existência da liberdade negativa representa a capacidade de nos
reinvertarmos constantemente.
16.
Verbalize o conceito hegeliano de individuo
R: O conceito hegeliano
de indivíduo: ser que possui inúmeros desejos que ele próprio escolheu, após o
exercício da sua liberdade negativa e da liberdade positiva. Ou seja, após
abstrair da influencia do mundo e refletir sobre qual deve ser sua decisão.
17.
Qual é a diferença entre liberdade negativa, liberdade positiva e moralidade
objetiva?
R: Liberdade negativa –
imediata = domínio do direito abstrato; Liberdade positiva – mediata =
moralidade subjetiva; Síntese entre liberdade negativa e liberdade positiva =
moralidade objetiva.
18.
Qual é a importância do direito abstrato como forma de controle social?
R: O direito abstrato
cria um conjunto de leis que garantem ao indivíduo à possibilidade de negar à
determinação ao seu modo de ser, à sua vontade.
19.
Como se dá o processo de realização da vontade livre?
R: A vontade livre,
para se tornar realidade, precisa de se apropriar de um objeto exterior, sobre
o qual incide toda sua vontade; é o caso do direito de propriedade.
20.
Deponha sobre o direito de propriedade em Hegel:
R: Direito de
propriedade encontra uma justificação racional; é uma condição universal que se
aplica a toda e qualquer vontade; Hegel afirma que a vontade tem o direito de
se apropriar de todo objeto exterior para que possa entrar na realidade; o
primeiro objeto de um indivíduo é o próprio corpo.
21.
Conceitue contrato para Hegel?
R: O contrato é a forma
jurídica pela qual uma vontade pode se apropriar de um bem que já foi objeto de
apropriação por uma outra vontade.
22.
Conceitue o crime para Hegel?
R: O crime, para Hegel,
é uma violação à propriedade da pessoa; o crime é a negação de um Direito de
alguém. Toda vez que se comete um crime contra outra pessoa, está se negando a
ela a liberdade ou o Direito que ela possui e assim nega-se o Direito.
23.
Qual é a importância da pena para Hegel?
R: A pena é negação do
crime; uma reação necessária para todos exercerem a liberdade negativa; logo,
reafirma a validade do Direito.
Por:
Thiago Castilho
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