Reparem: Drummond fica surpreso com a notícia de que tem 78 anos! "78?"kkkkkkkkkk
“Por outro lado, a solidão em si é muito relativa. Uma pessoa que tem hábitos intelectuais e artísticos, uma pessoa que gosta de música, que gosta de ler nunca está sozinha. Ela terá sempre uma companhia: a companhia imensa de todos os artistas, todos os escritores que ela ama, ao longo dos séculos.” Carlos Drummond de Andrade
É impressionante, quanto mais conheço Carlos Drummond de Andrade mais respeito e admiro este super-homem. Um dia contarei a história de como Drummond salvou minha vida não só da mediocridade como literalmente e porque eu o amo como a um pai, sem exagero. Assim, não tenho escolha senão vencer o 16° Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação 2010/Projeto Memória cujo tema este ano será Carlos Drummond de Andrade, Testemunho da Experiência Humana.
É uma honra e uma glória para o estudante e a instituição a qual representa vencer o Assis Chateaubriand. Os vencedores vão receber o premio em Brasília junto com seus professores orientadores e já vi alguns deles darem as caras no Jô Soares. Este é o maior concurso de redação do País, “... destinado a estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Universitário, totalizando R$ 35.000, 00 em prêmios (em dinheiro).” Mas que importa o dinheiro quando a matéria é Drummond? Tudo que eu quero é que saibam que o velho tem um filho bastardo perdido numa cidadezinha qualquer de Minas e que esse filho sou eu, Thiago Castilho, com muito orgulho de sua genealogia literária mineira superior. Prova: Drummond. Não deixem de prestigiá-lo também: http://facda.org.br/premios.htm
A disputa pelos segundo e terceiro lugar está aberta (embora seja sangrenta no nível universitário, como dizem “Só para crânios”. Geralmente estudantes de letras e jornalismo faturam a maioria dos prêmios. Mas acreditem em si mesmos, forenses!). A palavra mágica sempre vale à pena. Boa sorte!
TELEFONE PARA SURDOS
Hoje foi um dia muito feliz para mim. O que é sempre raro. O telefone tilintou. Eu não atendo o telefone desde o penúltimo carnaval. Mamãe atendeu. “É pra você, Thiago!” Quem é mãe, Barack Obama ou Angelina Julie, perguntei, curioso. Ela disse “É a Márcia, irmã do Enias.” Voei para atender. O que podia ser? Enias é meu amigo poeta que se foi fisicamente. Sua irma me ofereceu toda a sua obra guardada. Aceitei com muito prazer. São quase vinte livros com mais de 200 páginas cada. Deixei claro que um dia iria publicar o que pudesse e reverter qualquer dinheiro adquirido a sua família. Ela disse que ficaria satisfeita se o simples sonho dele de ser publicado fosse realizado. O cronista da veja e músico Tony Bellotto (Um homem completo, afinal que cara não gostaria de ser venerado pelas mulheres, guitarrista, escritor e marido da Malu Mader?) disse que “Todo tempo do mundo é pouco para um escritor.” Ele tinha razão. Foi pouco para meu amigo. O trem vicia. Não penso que estou na faculdade errada, Fernando Pessoa, Franz Kafka, Rubem Fonseca (o maior escritor brasileiro vivo), Arnaldo Jabor e etc... Todos tinham formação jurídica. Só o prazer não me basta, eu quero o poder nem que seja para democratizá-lo. Com leis e letras manipula-se o universo.
Enfim, Esconderijo do Enias fica duas quadras do meu. Caminhei até lá para buscar as obras. Passei pela minha antiga casa que se metamorfoseou numa igreja evangélica. Dei uma espiadela lá pra dentro. Eu estava errado. Essa gente precisa da religião como eu preciso da razão. Quem sou eu para julgá-los? Como diria Drummond e sem ironia dessa vez “Humildemente vos peço que me perdoeis.” Cada um sabe do que precisa e sem isto está perdido. Essa gente, meus irmãos, na corrente humana.
OBA, PIZZA!
Não posso me esquecer de agradecer o Marcio Mariano que bancou a pizza na sexta para o nosso Big Bem Theory. Como nos levara em sua railux nova, eu tivesse visto a pouco aquele filme do insano Tarantino “A prova de morte” e como fosse acostumado a andar só de Fiat (“Mas e daí, se mesmo assim o futuro será melhor para mim!” Legião) eu fiquei impressionado com a beleza interna do carro e, herança dos poetas, não consigo deixar de associar a beleza à morte, pensei por um instante em como seria chique ser esmagado num acidente automobilístico dentro dum carro daqueles. De vez em quando me flagram rindo sozinho e pensam que eu sou idiota. Mas são meus monólogos mentais. Bem, talvez eu seja de fato idiota. Como saber?
O SOPRO DE HÉLIO
Fotografia meramente ilustrativa, claro. P.s.: Eu adoro loiras, negras, morenas, brancas e depois de "Eu vejo você" do Avatar, até azuis.
Particularmente nos identificamos muito com o prof. Hélio Cimini, extremamente inteligente, egocêntrico (“Inclusive eu gosto de ouvir minha própria voz.”) e bem humorado. As vezes até suave “Se você não tem compromisso você toma.” Caxias, uma noite dessas me disse que se os alunos quiserem vem dar aula no sábado com o maior prazer. Eu sou meio judeu, na alma, sábado é sagrado para mim e como teria que pagar ao invés de receber para estar na faculdade é natural que não compartilhe dos embalos de sábado a tarde do prof. Como diria o poderoso chefão (Como era chamado nos corredores quando era o coordenador do curso de direito) Gustavo Lana “O direito não é só dinheiro. Embora eu ache.” Enfim, Dom Hélio de Inhapim desperta paixões confessas e explícitas no Pitágoras e tem um sistema de controle psicológico da turma muito interessante. O preocupado professor sempre diz o nome dos melhores ou mais dedicados alunos em sala de aula e lhes pede que leiam o artigo tal do código cível em voz alta para todos, por favor. O que é sinônimo de status entre nós. Rola um ressentimentozinho dos não-convocados. Estudantes de direito são como crianças.
Na quinta uma aluna loira e declaradamente atraída por ele observou que a aula tinha acabado. Ela chegou a essa notável conclusão após detectar que o ar condicionado tinha sido desligado. (O ar condicionado sempre é desligado 5 minutos antes do término das aulas.) Hélio (Nascido a dez mil anos atrás) tentou o diálogo: “Calma, Vanessa, mais 5 minutos.” Vanessa replicou: “Mas o ar condicionado desligou, prof.” Helio treplicou numa de suas tiradas irônicas: “Pede para o Rui te soprar enquanto termino a aula.” Acho que antes que tivesse terminado de dizer aula, Vanessa felinamente fulminou: “Eu prefiro você.” E fez-se aquele oooooooooooo na sala. O prof. sabidamente compromissado deu a entender Fernando Pessoa para a aluna: “Querer, poder apenas isso.” Apesar de seu irreprimível sorriso jurídico. E Thiago disse: “Essa vai para o blog”. Paixões platônicas jurídicas do Pitágoras. Atire a primeira pedra quem nunca amou. Uma noite dessas meu coração até doeu quando vi nos corredores alvos do Pita a prof.ª Priscila grávida. Embora lhe deseje o melhor, claro. Por isso lhe desejava eu. O sonho acabou para mim. Jamais destruiria uma família. Boa sorte, Vanessa.
TEM MAIS ALGUÉM AI?
Com muito orgulho o Esconderijo anuncia que recebeu o premio “Blog de Ouro” indicado pelo Mil Faces de Luiza. Obrigado, cher. Ao aceitá-lo era preciso cumprir certo rito. Assim escreveu Luiza: “Ao aceitar receber este selo, os indicados devem cumprir quatro procedimentos básicos:
1º Colocar a imagem do selo no seu blog;
2º Indicar o link do Blog que o indicou;
3º Indicar outros blogs para receberem o selo;
4º Comentar nos blogs dos seus indicados sobre este selo.
Beijos a todos! E que continuem publicando textos inteligentes, interessantes, provocativos, doces, hilários, sexies, brilhantes, enfim... como menos não se pode esperar de cada um de vocês!”
Os blogs indicados pelo Blog Esconderijo do Observador são:
1º Mil Faces de Luiza (Já premiado, mas não pelo observador.): http://milfacesdeluiza.blogspot.com/
2º TPM (Blog que encontrei fazendo pesquisa sobre psicopatia, mas a autora é uma fofa): http://wunschelrute.blogspot.com/
3º Zoioticanálise: ( Do meu veemente amigo Edson) http://www.wwwzoioticanalise.blogspot.com/
Obrigado, cher. Eu pensava que o Esconderijo estava fechado, pronto e acabado. Agora vejo que não acaba nunca. A inspiração feminina sempre há de habitá-lo e fazê-lo crescer. Afinal não existe um Esconderijo mais doce que o de vocês. Numa palavra: soberano.
Feliz dia dos pais.
Links relacionados: http://esconderijo-do-observador.blogspot.com/2010/07/do-helio-cimini.html
Tem mais alguém ai? (Post futuro, em verdade um auto-elogio pela vitória do Assis Chateaubriand)
Um beijo do observador.
Por: Thiago Castilho
Seu comentário só entrou agora!
ResponderExcluirNão sabia que havia me encontrado através da psicopatia, rsrs. Eu sou uma fofa?
Obrigada, vc que é um fofo.
:)
Meu, só há um lugar pra deixar comentários pra ti?! Que história é essa de rito de passagem? E esse prêmio, qdo será?
ResponderExcluirTb AMO o Drummond!
Beijos!
Para uma fofa:
ResponderExcluir_Para com isso, voce que é fofa. Aliás, fofíssima.
Para Lu:
rsrs...Acho que quanto aos comentários sim, nao sei...tem passagens secretas nesse esconderijo que eu desconheço. Entao, rito de passagem corresponde a consumar o procedimento padrao para se receber o premio blog de ouro. Por fim, é um concurso de redação para o nosso querido Dru. Acesse http://facda.org.br/premios.htm e observe.
Um beijo do Observador, meninas.
Caro observador. Fico lisonjeado com a indicação do meu humilde blog.
ResponderExcluirPor favor, poderia me informar qual é o selo (figura do Brad Pitt, prefiro que eja a Angelina)(....) para que eu possa dar sequencia à participação.
Só quero ter o selo e apenas por ter sido indicado por vc já caracteriza que penso alguma coisa útil.
Fiquei encantada em saber que o Hélio,que não preocupava com minhas aulas,fazia só para o café,que paquerava todas,a quem apelidei de galã,que fora da sala era muito carinhoso,que está saindo um excelente professor.Torço sempre por ele.
ResponderExcluir