quarta-feira, 16 de agosto de 2017

DIREITO E PSICANÁLISE



QUESTIONÁRIO SOBRE A PSICANÁLISE NA CENA DO CRIME

1.      O que é preciso para compreender o desenvolvimento científico?

R: Para compreender o desenvolvimento científico é preciso compreender a estrutura intelectual sob a qual um cientista trabalha.

2.      Cite duas influencias no pensamento freudiano:

R: O pensamento freudiano é influenciado pela física e pelo pensamento darwiniano.

3.      Qual é o gatilho para o advento da física mecanicista?

R: A física mecanicista (Newton) não aparece por acaso; aparece como resultado da secularização da visão sagrada do mundo.

4.      A obra de Freud “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” foi publicada concomitantemente a que outra obra importante para a humanidade?

R: Às teorias de Einstein;

5.      Qual é a grande ruptura revolucionária da obra de Freud?

R: Freud descreve o funcionamento do “aparelho mental” “aparelho da alma”; ele rompe com a dicotomia cartesiana “corpo-mente”; não existe separação; o corpo influencia a mente e esta influencia o corpo.

6.      A grande descoberta de Freud foi:

R: O inconsciente (o outro dentro de mim).

7.      Do ponto de vista psicanalítico a escolha no tocante ao afeto e a emoção é:

R: Inconsciente. Não temos controle sobre nossas emoções. Por exemplo, não escolhemos quem amamos.

8.      Para a psicanálise em que se apóia a ordem do pensamento, o discurso consciente?

R: Está apoiado em outra forma/configuração chamada de inconsciente; “a ordem está apoiada sobre o caos”; trata-se de uma influência da física quântica: quanto mais se compreende o universo, mas não se tem acesso à matéria;

9.      O que é a psicopatologia?

R: Trata-se de um discurso sobre o sofrimento humano, as paixões.

10.  O que são doenças para a psicanálise?

R: As doenças são um excesso de paixões.

11.  O que é a paixão?

R: Paixão = pulsão, força que nos leva, nos motiva;

12.  O objetivo central da psicopatologia é:

R: Decompor o sofrimento humano em suas categorias de base.

13.  O adoecimento psíquico:

R: Varia de cultura para cultura. Cada contexto histórico-político teve a sua psicopatologia.

14.  Qual é a visão nova de Platão sobre a psique?

R: Para Platão a psique é composta por 3 almas; (1) racional (logos) (2) afetivo-espiritual e (3) apetititva.

15.  Na idade média, a loucura:

R: era sinônimo de possessão demoníaca.

16.  É considerado o embrião da psicoterapia:

R: Século XIX – Pinel – Tratado Médico-Fisiológico sobre Alienação Mental

17.  Para Pinel que tirou os grilhões dos pacientes e disse que eles precisavam ser ouvidos:

R: “A alienação mental exige o trabalho atento de autênticos observadores para sanar a desordem em que se encontra”

18.  O que freqüentemente provoca alienação?

R: As paixões violentas ou exasperadas pelas contradições;

19.  Constitui o princípio da psiquiatria esboçado por Pinel:

R: Apego a observação.

20.  Marca o aparecimento da psicopatologia:

R: A publicação de “Psicopatologia geral” de Karl Jaspers – 1913;

21.  Para Freud:

R: O desejo está submetido à linguagem, escapa a qualquer apreensão direta de sua finalidade.

22.  Constitui uma marca trazida pela psicanálise:

R: A ruptura epistemológica.

23.  Segundo Freud:

R: Nós falamos através de nossas paixões.

24.  O que é o psiquismo para a psicanálise?

R: Para a psicanálise, o psiquismo é uma organização que se desenvolveu para proteger o ser humano contra ataques internos e externos que punham sua vida em perigo; é uma parte integrante do sistema imunológico; assim como alguém adoece muito, pois está com imunidade baixa, uma pessoa pode estar menos equipado a responder aos aspectos externos e internos

25.  O que traz a psicanálise?

R: A psicanálise traz um discurso sobre as paixões, os sofrimentos; reencontramos a essência da psicopatologia.

26.  Para Freud, a organização psíquica:

R: É compreendida como criação singular e única da histórica do indivíduo

27.  Para Freud, as neuroses, perversões, psicoses, distúrbios:

R: São modos de subjetivação que o sujeito encontra frente à desmedida pulsional.

28.  Qual é a preocupação da psicanálise?

R: A preocupação da psicanálise é a sujeição, desde o começo da vida, das exigências das pulsões humanas aos limites da cultura.

29.  Qual é a origem do sofrimento psíquico?

R: O sofrimento psíquico advém de renúncias à vida sexual do homem civilizado (não se confunde com genital, refere-se a toda força que procura satisfação/prazer);

30.  Nos textos “Moral sexual civilizada e a doença nervosa moderna” e “O mal-estar na civilização Freud trata:

R: Dos paradoxos entre a satisfação pulsional e o processo civilizatório.

31.  Para que serve a repetição de algo?

R: A repetição de algo é uma forma de satisfação da pulsão, embora essa forma cause sofrimento, se afasta das vias diretas de satisfação.

32.  O sentimento inconsciente de culpa:

R: Impele o indivíduo a ter sucesso ou cometer um crime.

33.  O que acontece com os desejos de morte e incesto quando o homem amadurece?

R: Os desejos de morte, incestuosos (decorrentes do complexo de Édipo), com o amadurecimento do homem, são introjetados no super-ego em formas de sentimento de culpa; 

34.  O conteúdo central dos textos Moral sexual civilizada e a doença nervosa moderna é:

R: A matriz civilizatória, o ingresso do ser humano no estado de cultura.

35.  O que foi necessário para o surgimento da civilização?

R: Foi necessário que cada membro do grupo renunciasse seus desejos sexuais, reprimisse suas pulsões, para que a vida em sociedade fosse possível; surge o acervo de bens materiais ideais = civilização.

36.  Como a civilização é construída?

R: A civilização é construída pela renúncia da pulsão; é construída com base na opressão, no recalque.

37.  Em psicanálise, Sublimação é:

R: A capacidade de trocar os objetivos sexuais originais por outros que guardem correspondência, no nível da cultura.

38.  Qual é a relação entre vida em sociedade e estado de cultura?

R: A vida em sociedade só é suportada enquanto podemos dela extrair uma certa satisfação pulsional, para relativizar a frustração imposta pelo trabalho da cultura; entretanto, uma pequena ameaça, possibilidade de frustração, basta para que as pulsões destrutivas reapareçam;

39.  O que a guerra prova sobre o estado de cultura?

R: O estado de cultura é muito frágil, pois o primitivo está sempre pronto a fazer retorno, como nos mostra a guerra.

40.  Constitui uma grande lição da psicanálise para a criminologia:

R: Nenhum de nós, em uma situação extrema, estamos imunes de cometer os piores crimes;

41.  Para psicanálise os neuróticos:

R: São uma classe de indivíduos com uma organização psíquica recalcitrante, apenas conseguem, sob a influência de exigências fortes, efetuar uma opressão aparente das pulsões e só assim conseguem colaborar com as atividades da cultura, necessitando de um grande dispêndio de energia a um custo interno muito grande;

42.  O trabalho de cultura:

R: É necessário para o amansamento, apaziguamento das pulsões;

43.  Para psicanálise o ser humano:

R: É resultado desse eterno conflito entre pulsões e estado da cultura.

44.  A pessoa pervertida consegue reprimir suas inclinações quando:

R: Sua pulsão sexual é fraca.

45.  Quando a pulsão sexual do individuo pervertido é forte quais são seus destinos?

R: Quando a pulsão é forte e pervertida, dois desfechos: 1) o indivíduo é afetado permanentemente e sofre as conseqüências do desvio (crimes, prisão); 2) sujeito consegue suprimir (educação e exigências sociais) pulsões pervertidas, mas de uma forma instável, falsa. Ele reprime o que sente com um grande prejuízo para sua felicidade.

46.  Uma citação freudiana que poderia explicar o crime:

R: “Uma das mais óbvias injustiças sociais é que os padrões de civilização exigem de todos uma idêntica conduta sexual, conduta esta que pode ser observada sem dificuldades por alguns indivíduos, graças às suas organizações, mas que impõe a outros os mais pesados sacrifícios psíquicos. Entretanto, na realidade, essa injustiça é geralmente sanada pela desobediência às junções morais”;

47.  Quais são os pais da civilização moderna segundo Freud?

R: Amor e necessidade.

48.  Qual é o mal-estar na civilização?

R: No fundo, a civilização é um empecilho à satisfação pulsional, traz mais sofrimento do que prazer; é a origem do mal-estar;

49.  Segundo Freud referente à renúncia à satisfação pulsional:

R: A renúncia à satisfação pulsional que a civilização exige é apenas aparente, pois no INSCONSCIENTE, nunca há essa renúncia.

50.  Qual é o objeto de estudo da psicopatologia?

R: A psicopatologia estuda as exigências das pulsões que encontram resistência na cultura;)

51.  O que é a Psicopatologia Fundamental e o que ela oferece?

R: É uma linha de pesquisa do psiquismo. Vai oferecer subsídios para se pensar sobre as variáveis presentes na constituição do psiquismo humano; esses conhecimentos são determinantes para estabelecer o perfil psicológico de uma pessoa.

52.  As paixões nos falam da subjetividade do sofrimento; Cabe generalização do diagnóstico em psicanálise?

R: Diagnóstico é apenas um recurso para balizar o caminho; só se pode entender o sujeito dentro da questão fática dele;

53.  Conceitue criminologia:

R: Criminologia é o estudo do crime, do criminoso e da criminalidade.

54.  Em que consiste esse estudo do crime?

R: O Estudo é um recorte causal no qual procura-se agregar todos elementos disponíveis (concretos ou especulativos) visando a esclarecer o crime e os traços de comportamento que permitam esboçar um perfil do criminoso visando a elucidação do delito, a captura do culpado e sua punição

55.  Quais são as características do estudo do criminoso?

R: O estudo do criminoso é interdisciplinar (psiquiatria forense); surge a psicologia criminal (testes, subsídios, instrumentos para a fazer a ponte entre psicologia e o direito); tem por vocação tentar encontrar no universo subjetivo do criminoso as causas do seu comportamento desviante/criminoso e sobre quais circunstâncias ele se manifesta;

56.  O que busca a psicologia criminal?

R: A psicologia criminal busca medidas de prevenção para que o delito não aconteça; estratégias de reinserção social. Trata-se de proteger a sociedade daqueles/as cujas constituições psíquicas não respondem adequadamente ao trabalho de cultura. O que Freud chamou de “Constituição indomável.”

57.  Por que nem todos que passam por situações traumáticas reagem/respondem da mesma forma?

R: Os destinos da paixão são produto de uma individualidade; isso inibe a tentativa de estabelecimento de padrões generalistas.

58.  Como se opera a hermenêutica do sofrimento psíquico?

R: A compreensão das origens do sofrimento psíquico só pode se dar dentro de um contexto sócio-histórico-cultural do criminoso.

59.  Na Idade Média o senhor patriarcal detinha o poder de vida ou morte sobre os membros da sua família e de seus vassalos. No Brasil colonial a escravidão era legalmente permitida e até bem pouco tempo atrás (década de 80) o marido podia manter relações sexuais sem o consentimento da esposa, o que era considerado “exercício regular do direito”, ou seja, os piores crimes como assassinato, escravidão e estupro que hoje são execrados jurídica e socialmente eram considerados condutas lícitas e normais no passado. Assim, podemos concluir que:

R: A cultura (sistema de valores éticos e morais que ela cria) é que define o que é crime e produz comportamentos desviantes e delinquentes ao proibi-los.

60.  Qual foi a contribuição teoria de Lombroso para a criminologia?

R: O trabalho de Lombroso marcou uma ruptura com os argumentos pré-científicos que atribuíam causas religiosas ou metafísicas ao fenômeno criminoso. Embora Lombroso tenha inventado uma falsa teoria sobre o criminoso nato, foi ele o grande teorizador do crime a constituir uma documentação de criminosos (auto-biografias, desenhos, diários escritos por condenados. Não se contentava em classificar áreas e estigmas, mais vai pregar a necessidade de estudar o crime com a fala do próprio interessado que é o criminoso.

61.  Qual era a crença da teoria de Lombroso que marcou a criminologia de Viena?

R: Acreditava determinar as características da personalidade delinquente assim como seu grau de periculosidade a partir da forma da cabeça do indivíduo.

62.  No fim do século XIX e início do século XX quais eram as correntes criminologias reinantes?

R: Em 1898 falava-se em criminalística e 1912 Instituto de Criminologia = tinha por objetivo isolar a personalidade criminosa, dividida entre corrente biológica do criminoso nato de Lombroso e da corrente sociológica francesa de Durkein

63.  Qual é a contribuição da psicanálise para a criminologia?

R: Novo método de investigação proposto pela psicanálise suscitou um vivo interesse diante das insuficientes explicações psiquiátricas quanto sociológicas e biológicas sobre a mentalidade do criminoso e seu ato; a psicanálise traz explicações novas.

64.  O que sustenta a obra O criminal e seus juízes?

R: 1928 “O Criminal e seus juízes” – sustentam que criminoso e justiça forma o mesmo arranjo intrapsíquico que é neurose e sintoma: crime e expiação; A avaliação da pena e sua execução formam verdadeiros teatros que servem apenas para a satisfação dos afetos.

65.  Qual é a distinção do conceito de paixão para Platão e Aristóteles e o que Freud pensa desse afeto?

R: Algumas considerações sobre a noção de phatos: sofrimento, paixão. Existem duas correntes teórico-filosóficas: para Aristóteles, as paixões são elementos intrínsecos do ser humano (o homem não escolhe, mas pode ser responsável, eximido da influência; houve um excesso); Platão combate a ideia de que a paixão seja da natureza humana; entende como obstáculo ao logos, que deve ser domada; para Freud, “estamos mais doentes quando estamos mais apaixonados. Na paixão o indivíduo idealiza e supervaloriza o objeto amado, incapaz de o ver como ele realmente é e de tudo perdoar. É o que Freud chama de “supervalorização sexual”. A paixão é uma projeção. Geralmente buscamos no outro aquilo que julgamos faltar em nós mesmos.

66.   O que está em jogo nessas duas posições?

R: Nas duas posições, o que está em jogo é a questão da responsabilidade: Aristóteles estende a noção, o phatos deve ser compreendido para ser aproveitado; para Platão, o phatos deve ser destruído.

67.  Como a psicanálise entra na cena do crime?

R: Com a introdução do conceito de “inconsciente”, a psicanálise entra na cena do crime e muda o foco do debate.

68.      Como funciona o mecanismo da enculturalização?

R: O recém-nascido precisa de um trabalho de enculturação, de forma que ele abandone certas formas de prazer culturalmente proibidas em prol de valores culturalizados.

69.      Como os indivíduos reagem às restrições da civilização aos seus desejos de prazer?

R: A maneira como cada um reage às restrições do prazer será sempre única, pois dependente de “séries complementares”; os fatores biológicos, acidentais, pessoais, culturais, ambientais, psicológicos devem ser analisados e levados em conta.

70.      Qual a grande inovação de Freud para a compreensão das relações causais?

R: Ao complexizar as relações causais, Freud abre a possibilidade de uma compreensão transdisciplinar para etiologia dos transtornos psíquicos, tanto no âmbito da neurose, da criminologia e da psicologia criminal; no texto Dostoievki e o parricídio, Freud reflete sobre o significado do crime (complexo parental); trata-se de um destino pulsional

71.      Qual é a relação entre o sentimento de culpa e o crime?

R: Há criminosos com sentimento de culpa e que buscam extravasar, cometendo atos ilícitos; assim, a culpabilidade causa o crime; essa culpabilidade está ligada ao complexo de Édipo; Essa destrutividade do sujeito pode ser tão insuportável que ataca o exterior e o superego estará sempre punindo. A autopunição é uma característica das pessoas super-reprimidas.

72.       Como a criança se alivia da culpa que sente pelo complexo de Édipo?

R: A culpabilidade precede o ato: exemplifica-se com o caso da criança que pratica travessuras mais banais, para ser posteriormente punida e, assim, ter sua consciência apaziguada.

73.      Os psicopatas:

R: São criminosos que não possuem qualquer inibição moral, sem qualquer sentimento de culpa: a questão da culpabilidade não se coloca.

74.      Qual é a grande revelação da psicanálise em relação ao criminoso comum (que não é um psicopata) que é a princípio contra-intuitiva e cuja verdade é desagradável aos ouvidos do senso-comum draconiano?

R: O criminoso possui superego extremamente cruel; ele busca uma punição severa no exterior. O criminoso é um ser humano que sofre, embora seu sofrimento não redima o crime.

75.      As contribuições da psicanálise permitem a compreensão e a perspectiva de tratamento para o criminoso. Qual é a contribuição de Lacan?

R: Para Lacan “A psicanálise resolve um dilema da teoria criminológica: ao irrealizar o crime, ela não desumaniza o criminoso.” O criminoso não deixa de ser um ser humano porque cometeu um crime.

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