“THERE IS NO KNOWLEDGE THAT IS NOT POWER.” EMERSON

O direito é como a vida: sempre tem dois lados.

Conheça minha página na Obvious: ARCANO DO ALEHP

Conheça minha página na Obvious: ARCANO DO ALEHP
“Alho e safiras na lama...” T.S. Eliot, Quatro quartetos, 1943

“As maiores ideias são os maiores eventos.” Nietzsche

“As maiores ideias são os maiores eventos.” Nietzsche
“Tira-me, pouco a pouco, da minha palavra.” Chaucer

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O DILEMA DO PRISIONEIRO


“Meu bumbum é privado, é particular.”
Gisele Bündchen

O preço da ciência pode ser a expulsão do paraíso. Lembra-se de Adão e Eva? Naquela época eu era o primeiro coelho. Quando vi que a serpente tinha persuadido Eva e Eva estava seduzindo Adão para comer o fruto proibido da árvore da ciência, eu tive de escolher entre minha vida e a salvação da humanidade. Então num gesto de altruísmo, pressentido as terríveis conseqüências daquele lance, tentei intervir e impedi-lo de cometer o “grande erro” interditando sua passagem como quem diz “Não faça isso, Adão!”, porém ele, irredutível, me deu um chute fulminante e comeu.


Segundo Nelson Rodrigues “Deixa de ser pecado o que não tem testemunha”, mas e se fatos de sua intimidade inviolável fossem divulgados para o mundo? E se todos pudessem ter conhecimento do que você faz na cama ou no trabalho quando pensa que ninguém está observando ou filmando clandestinamente? E se ninguém nunca fosse informado do comportamento sub-reptício de pessoas socialmente importantes? Não seria um pesadelo essa divulgação ou esse silêncio?

O fim de termo na Faculdade Pitágoras é um espetáculo contraditório. A cantina esvazia-se. A biblioteca pulula. A fila do Xerox é monstruosa. Sobejam vagas nos laboratórios de informática. Todos estão ocupados, engolfados, estudando muito para os exames derradeiros. Os mais sagazes podem sentir uma atmosfera de terror acadêmico no ar. Eu sou um deles. Mas eu sou meu. O universo é alheio a mim embora o esteja observando de dentro para fora. Todos tem direito a solidão como todos tem direito a companhia. Também todos tem direito a exposição recordando aquele brocardo bíblico que exorta: “Nem tudo que é lícito lhe convém.”. Essa é, teoricamente, a intocável esfera íntima do indivíduo e cidadão protegido pelo poder do Estado.

“A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas. É a franca confissão do povo a si mesmo, e sabemos que o poder da confissão é o de redimir. A imprensa livre é o espelho intelectual no qual o povo se vê, e a visão de si mesmo é a primeira condição da sabedoria.” Marx

O povo não fala por mal, confundi. Depois falar mal dos outros é uma paixão humana, demasiadamente humana. E por fim, fale mal, mas me divulgue! Obrigado.


Eu sou um humanista por natureza. Minha religião é a ética. Os preceitos do direito me guiam, quais sejam “Viver honestamente, não ofender ninguém e dá a cada um o que é seu.” Assim como John Lennon “Eu não acredito nos “Beatles”, eu acredito em mim.” Compreendeu? Então, como posso tolerar que direitos humanos fundamentais sejam guilhotinados? Tudo depende do ponto de vista do observador, certo? Se as imagens que caíram na Internet da garota fazendo sexo selvagem com o namorado forem da sua irmãzinha querida ou de sua amada filha, elas não parecerão mais tão excitantes e divertidas assim para você, certo? Já para seus amigos e inimigos... Faz você pensar, não? O confronto entre o direito a informação e o direito a intimidade implica o próprio confronto entre a ética a e estética. Ou seria melhor dizer uma escolha? Não, confronto é perfeito e a derrota da ética, previsível. Concorda comigo, Kierkegaard?

Certa vez fiz um filme com uma ex-namorada minha que conheci na internet. Namoramos confortavelmente por seis meses até minha mãe descobrir que ela era casada, fato que eu também desconhecia, palavra de futuro advogado. Como eu poderia me tornar ministro do STF se esse vídeo vazasse algum dia na rede mundial de computadores? Não se preocupe, querida leitora, eu destruí essa perigosa fita de vídeo embora a considerasse uma obra-prima de arte erótica com direito a roteiro escrito por mim e tudo. “Muito depende da reputação. Dê a própria vida para defendê-la.”

“Nosso dia vai chegar/Teremos nossa vez.
Não é pedir demais: Quero justiça,
Quero trabalhar em paz. /Não é muito o que lhe peço
Eu quero um trabalho honesto/ Em vez de escravidão.” Legião Urbana


“Não basta ensinar direitos humanos, é preciso lutar pela sua efetividade. E acima de tudo, trabalhar pela criação de uma cultura prática desses direitos.” André Franco Montoro

Democracia, imprensa e judiciário estão conectados como família, sociedade e Estado. O direito de informar e ser informado é essencial para o desenvolvimento moral e intelectual de qualquer povo. No entanto como lembrou Gilza Dias em sua apresentação “É preciso diferenciar o que é de interesse público e o que é interesse do público.” Assim, o conflito falece se o fato noticiado pela mídia não lograr utilidade social, a saber, por exemplo, se determinado político sustenta suas orgias com dinheiro público. Do contrário a informação torna-se tão somente um abuso de direito cuja destruição psicológica para um inocente, como acontece, é inaceitável e passível de punição legal.

Numa cidade provinciana de Minas foi impresso no jornal local uma lista com o nome de todos os “cornos” do município, partindo o coração e ferindo de morte a honra de muitos infelizes apaixonados. Já num caso mais sombrio, a Justiça condenou uma rádio a pagar indenização de R$40.000, 00 por dano moral pela divulgação em noticiário do nome completo e do bairro onde residia a vítima de crime de estupro. Em suma, é preciso ponderar no caso concreto o que é mais importante nesse choque jurídico de direitos fundamentais, se o direito a liberdade de informação e expressão ou a honra, a intimidade, a vida privada e a imagem das pessoas envolvidas num escândalo.

Sobre esse assunto polêmico e fascinante e também sobre o conflito entre “O poder do empregador e a privacidade do empregado no ambiente de trabalho” que girou o seminário no Grupo de Estudo de Cultura Constitucional da filosófica equipe do meu amigo José Fernando com sua sólida sensibilidade social. Desfrutem seu trabalho admirável:
O CONFLITO ENTRE O DIREITO À INTIMIDADE E O DIREITO À INFORMAÇÃO

“Se analisarmos em profundidade o BBB é inconstitucional.” Gustavo Lana


1. CF/88 – Art. 5º:

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;
(Vide Lei nº 9.296, de 1996)

1984” é um romance distópico clássico do autor inglês Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell.



2. CF/88 – Art. 5º:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

CF/88 – Art. 220: A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

CF/88 – Art. 37: Princípio da publicidade.

§ 1º - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Linha de demarcação? Excessos? Proteção? Privacidade? Intimidade?Fantoches? Informação?

3. Fato com relevo social, fato que deva ser tomado em consideração pela sociedade. Quando um fato assume relevo de interesse comunitário, ele deixa de ser fato da vida privada para se tornar um fato social”. EIRAS. Agostinho. “Segredos de justiça e controle de dados pessoais informatizados” – 1992 – Coimbra Editora.

Interesses econômicos ditam as regras da mídia?

“No abuso de poder não vejo diferença entre um redator chefe e um chefe de polícia, como de resto não há diferença entre dono de jornal e dono de governo em conluio um e outro com donos de outros gêneros”. NASSAN, Raduan. “Um copo de cólera”.

“Soneto de revista”
Na capa, algum palhaço autoritário
Pivô dum novo escândalo bancário
Na entrada, uma entrevista do Romário
Que ao gênio se compara, por bravata
Encarte colorido auto-retrata
O fútil bastidor publicitário
Embora o texto esbanje erro primário,
Vem só um rodapezinho como errata
...A página de esporte é defasada
Fofoca é uma coluna concorrida
O artigo financeiro não diz nada...
(Humberto Gessinger)


4. Casos concretos.

Casais suíte virtual em Porto Alegre (imagens na rede).
Mulher na praia sem parte superior do biquíni (...proteção à privacidade, encontra limite na própria exposição realizada).

Caso Revista Exame e direito de resposta (...igualdade de espaço e destaque entre as imputações e defesas – decisão mantida em 2º grau).

Governador Garotinho x toda imprensa carioca (Apreensão de fitas e gravações ilegais obtidas clandestinamente/ prova de fraude fiscal – venceu em 1º e 2º instancias).

Notícias pré-fabricadas - Domingo Legal – SBT (O Tribunal Regional Federal entendeu que não há razão para punição severa com base nos princípios da “razoabilidade” e “proporcionalidade” ).



5. Conclusão: Princípio da ponderação? Ou do interesse?

"Eu não tenho escrúpulos, o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde", disse Ricupero, em referência aos índices de inflação. E acusou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de ser "um covil do PT“- 01/09/1994.


6. "Liberdade é o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem." (Barão de Montesquieu)

"Uma imprensa livre pode, é claro, ser boa ou má, mas uma imprensa sem liberdade é sempre má." (Albert Camus)

"A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça." (Rui Barbosa)

"A imprensa não é o Quarto Poder. É o contrapoder." (Zuenir Ventura)

"A imprensa é o dever da verdade." (Rui Barbosa)

7. “A liberdade de informação e de manifestação do pensamento não constitui direitos absolutos, sendo relativizados quando colidirem com o direito à proteção da honra e da imagem dos indivíduos, bem como ofenderem o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana”. Ministro Massami Uyeda, Relator.(Resp 783.139).

Entre o direito de a sociedade ser informada e o direito de as pessoas terem sua intimidade e honra resguardadas, o que deve prevalecer?

Quando a privacidade sucumbe ao direito à informação?

8. O CONFLITO ENTRE O PODER DO EMPREGADOR E A PRIVACIDADE DO EMPREGADO NO AMBIENTE DE TRABALHO


As empresas têm o direito de FISCALIZAR o trabalho dos seus empregados, já que estes são pagos pelo empregador e podem colocar em risco o patrimônio da empresa?
Os empregados têm direito à proteção de sua privacidade e intimidade no ambiente de trabalho, já que são acima de tudo cidadãos antes de trabalhadores?

9. CF/88 – Art. 1º:

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
Decreto Lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943:

Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. PU - Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

10. Amauri Mascaro Nascimento descreve o poder diretivo:

"(...) a faculdade atribuída ao empregador de determinar o modo como a atividade do empregado, em decorrência do contrato de trabalho, deve ser exercida.“
Direção / poder de mando divide-se em:
1. poder de organização
2. Poder de controle ou de fiscalização
3. Poder disciplinar

11. CF/88 – Art. 5º:

X: “inviolabilidade da intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”;

XXII - “é garantido o direito de propriedade”;

XXIII- “a propriedade atenderá a sua função social”;


12. A propriedade, além de direito da pessoa, é também um encargo contra essa.

Intimidade.
Privacidade.
Teoria das duas esferas: uma esfera individual e uma privada. Os direitos da 1ª servem de proteção da personalidade dentro da vida pública; os da 2ª protegem a inviolabilidade da personalidade dentro de seu retiro.
Na expressão “direito a intimidade” são tutelados dois interesses, que se somam: o interesse de que a intimidade não venha a sofrer agressões e o de que não venha a ser divulgada.

13. No âmbito laboral, pode ocorrer uma colisão de princípios:

a)Há um interesse legítimo da empresa em dirigir e fiscalizar o trabalho do empregado, uma vez que este pode colocar em risco seu patrimônio (direito à propriedade e prerrogativa do poder de direção)

b)Por outro lado, essa fiscalização sem limites, pode por em perigo direitos fundamentais do mesmo, e, sobretudo, seu direito a intimidade e privacidade.



14.Em caso de colisão de princípios, o juiz deverá “valorar” cada um deles pelo seu “peso”.

Pela teoria dos pesos (Alexy), um princípio deve ceder em relação ao outro, prevalece o de mais importância.
Os valores pessoais devem prevalecer sobre os valores materiais (dignidade da pessoa humana x prejuízo no furto de mercadorias na revista íntima).
Esfera pública: A CF dispõe como fundamento da República “a dignidade da pessoa humana” ao lado dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
Esfera privada: no capítulo da Ordem Econômica da CF está descrito que entre uma das finalidades está “assegurar a todos uma existência digna”.

15. Responsabilidade civil CC/02

O novo Código Civil adotou novos princípios previstos já na CF de 1988 (antigo CC de 1.916) como a função social da propriedade e do contrato, boa fé objetiva, ética, solidarismo social, dignidade da pessoa humana; e, no campo da responsabilidade, teoria do risco, responsabilidade objetiva e aumento do rol dos responsáveis pela reparação de danos.

A responsabilidade civil, para ser caracterizada, impõe a presença de 03 (três) fatos, indispensáveis simultaneamente:
a) ação ou omissão;
b) dano e;
c) nexo de causalidade entre ação/omissão e dano;

16. “(...) a responsabilidade civil é a aplicação de medidas que obriguem uma pessoa a reparar dano moral ou patrimonial causado a terceiros, (1) em razão de ato por ela mesma praticado, (2) por pessoa por quem ela responde (por exemplo: o empregador), (3) por alguma coisa a ela pertencente ou (4) de simples imposição legal".(DINIZ, Maria Helena Diniz – Curso de direito civil brasileiro – parte geral – 1º volume – São Paulo, Saraiva 2005.

Responsabilidade Subjetiva:

Base legal: caput do art. 927 do CC/02: “Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”.
É necessário a comprovação de culpa do agente e o nexo de causalidade entre a ação/omissão e o evento danoso.


17. Esta responsabilização independe do dolo específico do empregador, há a culpa ("in vigilando", quando decorre da falta de atenção com o procedimento de outrem, ou "in eligendo", decorrente da má escolha do preposto).
A empresa é responsável pelos danos materiais e morais causados por atos de empregados, consoante Súmula 341:“É presumida a culpa do patrão ou comitente pelo ato culposo do empregado ou preposto”.
Direito comparado: responsabilização do assediador.

18. A vontade é o norte entre a violação ou não da intimidade/privacidade do trabalhador. O consentimento deve existir, para que não se violentem as zonas pessoais, ou seja, é preciso analisar, caso a caso, se o impulso inicial na divulgação do íntimo partiu do próprio titular da intimidade ou não, no caso do empregado.

Se houver acordado entre as partes (na admissão e durante a relação de trabalho), seria possível a denunciação da lide do empregado, na ação ajuizada pela vítima, para verificar a delimitação das responsabilidades das partes pelo ato discutido em juízo.
Base legal: §1º do art. 462 da CLT: "Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado."

19. Uso do correio eletrônico no ambiente de trabalho.
Breves considerações sobre Lei 9.296/96.


20. HABEAS CORPUS Nº 21.852 - PA (2002/0049873-8)
RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON
IMPETRANTE : CARLOS ALBERTO DO CARMO SANTOS
IMPETRADO : JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO
DA 8A REGIÃO
PACIENTE : LUIS DANIEL LAVAREDA REIS JUNIOR
PACIENTE : JADER KAHWAGE DAVID
PACIENTE : JARBAS VASCONCELOS DO CARMO
PACIENTE : MÁRCIA DA SILVA ALMEIDA
EMENTA: ADMINISTRATIVO - HABEAS CORPUS - PREVENTIVO - REVISTA
PESSOAL EM ADVOGADOS.

1. A revista pessoal instituída pela Administração do Tribunal Regional do
Trabalho, imposta a todos, inclusive aos advogados, encontra respaldo na prevalência do interesse da coletividade.
2. Legitimidade do Presidente do Tribunal, no exercício do poder de polícia, em nome da segurança.
3. Habeas corpus denegado.

21. RECURSO ESPECIAL N° 347.277 - MG (2001/0101528-6)
RELATOR : MINISTRO RUY ROSADO DE AGUIAR
RECORRENTE : ITA REPRESENTAÇÕES DE PRODUTOS
FARMACÊUTICOS LTDA
ADVOGADO : FELIPE OSÓRIO DOS SANTOS E OUTROS
RECORRIDO : MARCÍLIO SOARES JAIME
ADVOGADO : JOEL SOARES DA SILVA E OUTROS
EMENTA
REVISTA. Empregado. Produtos farmacêuticos.
Possibilidade de ser efetuada, desde que sem constrangimento aos
empregados. Matéria de fato inapreciável na instância especial. Súmula 7/STJ.
Recurso não conhecido.

22. Debate:

O empregador, fundado no poder diretivo, pode estabelecer uma política interna ou mais especificamente um Código de Conduta?
É admissível a cláusula de invasão de privacidade?
É admissível a cláusula de permissão de ação regressiva contra o empregado?
Direito de propriedade e poder diretivo do empregador versus direito à privacidade e intimidade do empregado? Como equilibrar ambos os direitos?
Como estabelecer tais limites, sem se fazer do local de trabalho um lugar opressor e pesado para o empregado?

23. “Conscientizem-se os empregadores de que a de que a busca do lucro não se sobrepõe, juridicamente, à dignidade do trabalhador como pessoa humana e partícipe da obra que encerra o empreendimento econômico“ (Marco Aurélio M. F. Mello).

"A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". George Orwell

autores: Professor Tiago Pereira, Gilza Dias, Humberto e Jose Fernando
PROPAGANDA SOBRE INFORMAÇÃO

É tempo de neurose tecnológica. Como diz um colega da faculdade que vive nos (disse “nos” porque é uma rede de estudantes de direito) enviando e-mails com os últimos escândalos sexuais de qualquer desgraçado e desgraçada flagrados em sua intimidade no Vale do Aço ou em qualquer outro lugar dessa pequena grande ilha azul, "Cuidado!"

Uma pesquisa americana revelou que a desgraça alheia nos causa intensa felicidade. O mestre maior da literatura, Machado de Assis, amigo do mestre maior do direito, Rui Barbosa, já havia me contado essa verdade a mais de 100 anos atrás em Quincas Borba, num continho cruel de humor negro que ilustra com absurda perfeição “... o legado de nossa miséria.”:

“De relance, faz lembrar o caso daquele sujeito contado pelo nosso João (veja Almanaque do Velhinho, ano 5°, 1843) que, dando com um casebre a arder, e uma velha sentada e chorando, perguntou a esta:
— Boa velha, esta casinha é sua?
— Senhor, sim, é o triste buraco em que morava; não tenho mais nada, perdi tudo.
— Bem; deixa-me acender ali o meu cigarro?
E o homem acendeu o cigarro na calamidade particular.” Machado de Assis

“Só faltava eu querer ter a liberdade dos anônimos, tendo tudo o que eu tenho.” Xuxa, Obs.: Explicando que compreende o assédio de seus fãs.

Deixe seu comentário: Para você, leitor, o que deve prevalecer, o fruto envenenado ou o dente envenenado?

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, este site precisa ser mais divulgado. Em relação aos recentes operadores do Direito, só lamento, a banalização é total, antes só os ditos CDF entravam na carreira Jurídica e olha só o resultado,nosso Judiciário é uma vergonha, imagina o futuro como será????
    Alienados que só pensam com a cabeça de baixo, mas sou brasileira e acredito.
    Interessante que mesmo sabendo quase nada,nós parecemos melhores que muitos que nada sabem.
    Antes eu dizia que em Direito não existe espaço para medíocres, mas existe sim, eles com o tal jeitinho se encaixam de um jeito ou de outro. Bjs

    ResponderExcluir

“Livrar a mente da presunção” Johnson

“O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.” Emerson

“O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito.” Emerson
Código ético da humanidade: viver, deixar viver e ajudar a viver. (...) "A meta é ser e não parecer." Emerson

“Todo mundo é parecido quando sente dor.” O poeta está vivo

"Os direitos são a menina dos olhos de Deus." Kant


"Quanto mais conhecimento, mais vida."- "Pirkei Avot 2,8" - Textos Judaicos

"A violência é uma resposta desesperada a uma necessidade não atendida."

"A violência é uma resposta desesperada a uma necessidade não atendida."

“A coisa mais importante é libertarmo-nos do sofrimento.” Harari

“Podemos ser leais à nossa família, à nossa comunidade e à nossa nação. Então, por que não podemos ser leais à humanidade como um todo?” Harari

“Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres.” Albert Einstein

“Espíritos grandiosos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres.” Albert Einstein
"A gratidão é um fruto de grande cultura; não se encontra entre gente vulgar".Samuel_Johnson

“Todo indivíduo deve velar por si mesmo.” Emerson


“Há uma área do criação infensa a técnica, a cultura, ao conhecimento acumulado pela tradição. (...) essa área é inexplicável, intransferível e inapreensível.” Charles Kiefer, Para Ser Escritor

“Se eu não for por mim, quem o será? Mas se eu for só por mim, que serei eu?

“Machado não confia no homem, não ama a vida, nem espera nenhuma bem-aventurança futura.” Afrânio Coutinho sobre Machado de Assis

“Kafka tinha uma “perfeição que destrói”.” Harold Bloom

“Kafka tinha uma “perfeição que destrói”.” Harold Bloom
“Quanto a mim sou relativamente honesto e de tais coisas poderia acusar-me que melhor seria não ter nascido. Sou muito orgulho, vingativo, ambicioso com mais pecados na cabeça que pensamentos para concebê-los ou tempo para executá-los.” Shakespeare, Hamlet

Tome o poder. ("Ousarei perturbar o universo?" T.S. Eliot)


“O que tenho a dizer sobre a obra de Bach? Ouçam-na, toquem-na, amem-na – e calem-se!”- Albert Einstein; em resposta a um inquérito da revista alemã Illustrierten Wochenschrift, 1928.

Alma mater - 13 unicórnios ou fontes de inspiração constante para o "absoluto em aberto"

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” Jean Piage

das criações artísticas, das relações humanas e das questões existenciais

“-Eu sei, as pessoas pensam que eu sou egoísta e narcisista, mas não é verdade. Na verdade, se eu fosse me identificar com um personagem mitológico grego não seria narciso.
-Quem seria então?
- Zeus.” Wood Allen

EU QUERO UMA VIDA INTENSA, INTELECTUAL E ARTÍSTICA ENQUANTO FOR POSSÍVEL

CRIAR QUALQUER UM CRIA. INVENTE. COMPARTILHE CONHECIMENTO. FAÇA CIRCULAR IDÉIAS. MUDE O MUNDO OU, PELO MENOS, A SI.
“Eu sou um homem tão bom, no fundo, um homem tão bom, como é que ninguém nunca percebeu isso?” Samuel_Beckett

você Não vai comentar!? (Por que os burros nunca comentam?)

forgifs.com
"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos." Nelson Rodrigues

"Viver cada dia como se fosse o primeiro e cada noite como se fosse a última." Eduardo Galeano

"Uma bela viagem deu-te Ítaca. (...) Tu te tornaste sábio, um homem de experiência.E, agora, sabes o que significam Ítacas." Constantino Kabvafis (1863-1933)

vida interior: cultivando a renovação da alma

vida interior: cultivando a renovação da alma
“Tememos a morte e questionamos nosso lugar no universo. A tarefa do artista não é sucumbir no desespero, mas achar solução para o vazio da existência.” Wood Allen, Meia-noite em Paris

Decifra-me ou devoro-te!

Pintura em Lascaux (Pré-história). Património Mundial — UNESCO

Pintura em Lascaux (Pré-história). Património Mundial — UNESCO
"Sou um sonho." Borges ("Um grande artista não deixa pontas soltas." Sherlock Homes)

“A verdadeira igualdade consiste em aquinhoar desigualmente seres desiguais.” Rui Barbosa

“A verdadeira igualdade consiste em aquinhoar desigualmente seres desiguais.” Rui Barbosa
PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO: Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Eu sei que você sabe, quase sem querer, que eu vejo o mesmo que você: caos e beleza.

“A arte é um instante de eternidade e perfeição.” V. Avelino

“Com leis e letras domina-se a história.” O observador

“Com leis e letras domina-se a história.” O observador
“O crítico não faz história.” Pablo Picasso

"O Estado mente friamente, e esta mentira rasteja de sua boca: 'Eu, o Estado, sou o povo.”Nietzsche

"O Estado mente friamente, e esta mentira rasteja de sua boca: 'Eu, o Estado, sou o povo.”Nietzsche
“De todo o escrito só me agrada aquilo que uma pessoa escreveu com o seu sangue.” Friedrich Nietzsche

“Eu sou apenas um belo pedaço de carne.” Shakespeare, em Romeu e Julieta (Mas com amor...)

“Eu sou apenas um belo pedaço de carne.” Shakespeare, em Romeu e Julieta (Mas com amor...)
“A emoção estética deixa o ser humano num estado favorável à recepção de emoções eróticas. A arte é cúmplice do amor. Tire o amor e não haverá mais arte.” Remy de Gourmont

"Sou só a rede vazia diante dos olhos humanos na escuridão...Um peixe preso dentro do vento" Neruda

"Sou só a rede vazia diante dos olhos humanos na escuridão...Um peixe preso dentro do vento" Neruda
“Um gênio criativo não pode ser treinado. Não existem escolas para criatividade. Um gênio é precisamente um homem que desafia todas as escolas e regras, que se desvia dos caminhos tradicionais da rotina e abre novos caminhos através de terras inacessíveis antes. Um gênio é sempre um professor, nunca um aluno; ele é sempre feito por si mesmo.” Ludwig von Mises

"Nunca odeie seus inimigos. Isso atrapalha o raciocínio. São apenas negócios.” O Poderoso Chefão

"Nunca odeie seus inimigos. Isso atrapalha o raciocínio. São apenas negócios.” O Poderoso Chefão
“A criatividade de uma nação está ligada à capacidade de pensar e teorizar, o que requer uma boa educação e, daí, partir para o inventar e, depois, ir até as últimas conseqüências no fazer.” Cláudio de Moura Castro

Supremo tribunal federal ou pretório excelso (Por uma implacável consciência cidadã crítica.)

Supremo tribunal federal ou pretório excelso (Por uma implacável consciência cidadã crítica.)
“O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo.” Sir Winston Churchill

“Que mundo! Poderia ser maravilhoso se não fossem as pessoas.” Woody Allen

“Que mundo! Poderia ser maravilhoso se não fossem as pessoas.” Woody Allen
“A obra de arte pode ter um efeito moral, mas exigir uma finalidade moral do artista é fazê-lo arruinar a sua obra.” Goethe

“O meu pai, eu sou Cruzeiro...”Máfia Azul/“Controle sua mente ou ela o destruirá.”Ditado americano

“O meu pai, eu sou Cruzeiro...”Máfia Azul/“Controle sua mente ou ela o destruirá.”Ditado americano
“O poder de síntese é a alma da inteligência.” Shakespeare

Minas além do som. Minas Gerais. Sedução fulminante.

Minas além do som. Minas Gerais. Sedução fulminante.
“Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias.” Pablo Neruda

Que país é esse? Brasil, eu ainda te amo, porra!

Que país é esse? Brasil, eu ainda te amo, porra!
“Mas se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.” Hino Nacional

Museu da língua portuguesa em São Paulo (Literatura é liberdade. "Sentir o universo..." Sentir-se.)

Museu da língua portuguesa em São Paulo (Literatura é liberdade. "Sentir o universo..." Sentir-se.)
“Creio que quase sempre é preciso um golpe de loucura para se construir um destino.” Marguerite Yourcenar

"A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal." Machado de Assis

"A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal." Machado de Assis
“Qualquer destino, por mais longo e complicado que seja, vale apenas por um único momento: aquele em que o homem compreende de uma vez por todas quem é.” Borges

A cura do desespero humano pela palavra. Sem neuroses idiotas ou sofrimento psíquico. Salvo sejamos

A cura do desespero humano pela palavra. Sem neuroses idiotas ou sofrimento psíquico. Salvo sejamos
"Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste." Sigmund Freud

"Tudo se perde como lágrimas na chuva." Já sem dor

"Tudo se perde como lágrimas na chuva." Já sem dor
“O que você tem, todo mundo pode ter. Mas o que você é...ninguém pode ser.” Clarice Lispector

“As três dimensões da filosofia: a inteligência do que é, a sede de justiça e a busca da salvação”

“As três dimensões da filosofia: a inteligência do que é, a sede de justiça e a busca da salvação”
“É melhor ser um ser humano insatisfeito do que um porco satisfeito; é melhor ser Sócrates insatisfeito do que um tolo satisfeito. E se o tolo ou o porco têm uma opinião diferente é porque só conhecem o seu próprio lado da questão. A outra parte da comparação conhece ambos os lados.” John Stuart Mill, Utilitarismo

"Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento." Albert Einstein

"Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento." Albert Einstein
“A poesia é algo tão íntimo que não pode ser definida.” Borges

“É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar.” Rousseau

“É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar.” Rousseau
“Partindo do pressuposto de que não sei nada, tudo posso aprender e inventar algo além.” Thiago Castilho

“Prove que me ama e pague a próxima rodada.” Janis Joplin

“Prove que me ama e pague a próxima rodada.” Janis Joplin
“Ouse conquistar a si mesmo.” Nietzsche

Chegou um tempo em que não adianta morrer. ... a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação.

Chegou um tempo em que não adianta morrer. ... a vida é uma ordem. A vida apenas, sem mistificação.
“Se eu não for por mim, quem o será? E quando sou por mim, o que sou? E se não for agora, quando será?” Herford

"Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca" Jorge_Luis_Borges

"Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca" Jorge_Luis_Borges
“Escrever é sangrar.” (Hemingway)

“Tornamo-nos o retrato de Dorian Gray da internet, mon chéri.” Thiago Castilho

“Tornamo-nos o retrato de Dorian Gray da internet, mon chéri.” Thiago Castilho
“Em última instancia, é melhor ser temido do que ser amado.” Maquiavel

"A morte, surda, caminha ao meu lado E eu não sei em que esquina ela vai me beijar" Raul Seixas

"A morte, surda, caminha ao meu lado E eu não sei em que esquina ela vai me beijar" Raul Seixas
"Havia entretanto algo taciturno e ansioso em Sören: talvez pensasse que a integridade humana, mesma a mais perfeita, não pudesse nada contra o destino.Do dever cumprido, da liberdade assumida, ele não esperava nem sucesso nem prosperidade, nem mesmo a paz’’. Sophia_de_Mello_Breyner

Transhumanismo: uma percepção da posteridade (Troque seus olhos. Descubra a verdade. Transcenda.)


“Tu me amas?” Jesus

ERNST FISCHER

"Numa sociedade decadente, a arte, se verdadeira, deve também refletir essa decadência. E a menos que ela deseje trair sua função social, a arte deve mostrar o mundo como mutável. E ajudar a mudá-lo."

ZEITGEIST: MOVING FORWARD

“Minha avó era uma pessoa maravilhosa. Ela me ensinou a jogar Banco Imobiliário. Ela entendia que o objetivo do jogo é comprar. Ela acumulava tudo o que podia e sempre acabava dominando o tabuleiro. E depois ela sempre me dizia a mesma coisa. Ela olhava para mim e dizia: "um dia você vai aprender a jogar o jogo". Num verão, eu joguei quase todos os dias, o dia inteiro e então aprendi a jogar o jogo. Compreendi que a única forma de ganhar é se comprometendo totalmente à aquisição. Aprendi que o dinheiro e as posses são as formas de continuar pontuando. Ao final daquele verão, tornei-me mais impiedoso que minha avó. Estava pronto para dobrar as regras para ganhar o jogo. Naquele outono, me sentei para jogar com ela. Tomei tudo que ela tinha. Eu a observei... entregar seu último dólar e desistir em completa derrota. E então ela tinha algo a mais para me ensinar. Então ela disse: "agora tudo volta para a caixa.” Zeitgeist, avançando num mundo onde 40% da riqueza mundial pertence a 1% da população e “É preciso criar problemas para gerar lucro. (...) Essa merda precisa acabar.”

Mahatma Gandhi

“A mais mortal forma de violência é a pobreza.”

Carlos Drummond de Andrade

“De impossíveis, de risos e de nadas tu te formaste, só, em meio aos fortes.”

Sartre

“O homem nada mais é que o seu projeto.”

Nelson Rodrigues

“Perdoa-me por me traíres.”

Arthur Schopenhauer





“Tudo que um homem busca e ama, seja numa simples conversa ou no trabalho, é a inferioridade do outro.”

Thiago Castilho

“Seja ético, solidário e afetivo. Seja melhor, ao invés de tentar ser o melhor em tudo o tempo todo como todos. Talvez seja feliz, Thiago. O caminho comum falhou contigo. Debaixo da pele seu sangue veleja ardentemente.”

Da comunicação social

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. "

"As leis são belas." Machado de Assis

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

TÍTULO I

Dos Princípios Fundamentais

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores comuns do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político.

Parágrafo único.Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Conheça seus direitos e deveres, observe tudo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/principal.htm

“Não terás compaixão; vida por vida, dente por dente, olho por olho, mão por mão, pé por pé.” (Deut. 19, 18-21)

Lei da gravidade vs princípio da legalidade

“Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.” Artigo 5°, inciso II, da Constituição Federal

O pra sempre sempre acaba?


“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.” Art. 5° da Constituição Brasileira

no meio do caminho tinha uma pedra


“Eu nunca deixei de sentir: dor... dor... dor...” Nirvana, You Know You’re Right

“Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa.


Põe quanto és

No mínimo que fazes.


Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.” Ricardo Reis

Da super-mamusca, my love forever

Da super-mamusca, my love forever
"Quando a noite chove no Vale, gosto de ir à janela da sala para observar a chuva caindo na rua, melancolicamente. Foi numa noite assim que nasci no Paraná em junho, embalsamado pelo frio que faz congelar o sangue do inverno do Sul. Prematuro, o médico informou a seco a minha mãe que eu não “escaparia”. Contudo ela contra-argumentou afirmando que “Deus era maior e que seria feita a sua vontade.”. (Ela conta isso para todas as minhas namoradas.) A maternidade está acima da medicina. Escapei milagrosamente. Minha mãe venceu. Obrigado, mãe, por duvidar daquele cretino cético e lutar para salvar minha sagrada vida. Valeu a pena, eu acho, apesar dos pesares. Finas lágrimas de anjos magoados." Do post O processo...

Lei do Esconderijo: todo ser humano tem direito a felicidade

“Corri pro esconderijo e olhei pela janela, o sol é um só, mas quem sabe são duas manhãs...” Legião Urbana


CONSCIÊNCIA PROFUNDA


“E cada instante é diferente, e cada homem é diferente, e somos todos iguais. No ódio, no amor, na incompreensão e no sublime cotidiano, tudo, mas tudo é nosso irmão. No mesmo ventre o escuro inicial, na mesma terra o silencio global, mas e o humor?” Drummond, montagem minha de células dos poemas Os últimosdias e Consolo na praia



“Nem todos os problemas confrontados serão resolvidos. Mas nenhum problema será resolvido se não for confrontado.” Einstein


Eu nasci há dez mil anos atrás / e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais / Eu vi cristo ser crucificado / O amor nascer e ser assassinado / Eu vi as bruxas pegando fogo pra pagarem seus pecados, / Eu vi,/ Eu vi o sangue que corria da montanha / quando Hitler chamou toda a Alemanha / Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha /Eu li os simbolos sagrados de Umbanda / Eu fui criança pra poder dançar ciranda /E, quando todos praguejavam contra o frio, eu fiz a cama na varanda (...) E praquele que provar que eu tou mentindo / eu tiro o meu chapéu.” Rauzito, Eu nasci a dez mil anos atrás ( e eu não?)


“Não adianta nem tentar
Me esquecer
Durante muito
Muito tempo em sua vida
Eu vou viver
Não, não adianta nem tentar
Me esquecer...” Detalhes do rei Roberto Carlos



“A vaidade... é, com certeza, o meu pecado predileto.” Advogado do Diabo


"O único modo de suportar a existência é precipitar-se na literatura como em uma orgia perpétua" Flaubert


"O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso." Simone de Beauvoir

“Nada de grande se fez sem paixão.” Hegel

"Respirei fundo e escutei o velho e orgulhoso som do meu coração. Eu sou, eu sou, eu sou." Sylvia Plath


“Escrever é estar no extremo de si mesmo.” Joao Cabral de Melo Neto


“O criador, com efeito, deve ser um mundo para si mesmo...” Rilke

“Eu sou é eu mesmo.Diverjo de todo mundo.Eu quase que nada não sei.Mas desconfio de muita coisa."GR

"O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim." Auguste Comte

Meu nome é castilho, Thiago Castilho

Meu nome é castilho, Thiago Castilho
"Gosto tanto de você, baby. Só que os escritores são seres muito cruéis, estão sempre matando a vida à procura de histórias. Você me ama pelo que me mata. E se apunhalo é para você, para você que escrevo - e não entende nada."Caio Fernando de Abreu

Aos inimigos do Esconderijo:

forgifs.com
“Mesmo no mais elevado trono do mundo, continuamos sentados sobre nossos cus. Os reis e os filósofos defecam, e as damas também.” Montaigne

"Torna-te quem tu és." Nietzsche

"Torna-te quem tu és." Nietzsche
"Cheguei a firme convicção de que a vaidade é a base de tudo, e que aquilo a que chamamos consciência não é outra coisa senão vaidade interior." Gustave Flaubert

“O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma inadaptabilidade ao meio" Fernando Pessoa

“O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de  uma inadaptabilidade ao meio" Fernando Pessoa
Mantra ético-político ou afetivo-sexual, se preferir, para a humanidade: "Tudo que eu nao posso fazer, voce também não pode." Thiago Castilho

"A liberdade de expressão não justifica ir contra direitos fundamentais." Contardo Calligaris

"A liberdade de expressão não justifica ir contra direitos fundamentais." Contardo Calligaris
“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." Drummond

"Idéia de totalidade: O todo está na parte assim como a parte está no todo." Edgar Morin

"Idéia de totalidade: O todo está na parte assim como a parte está no todo." Edgar Morin
"O tempo é a insônia da eternidade." Quintana

"Que liberdade nos resta para a prática de vida?" Leandro Chevitarese

"Que liberdade nos resta para a prática de vida?" Leandro Chevitarese
"O fluxo sanguíneo é poesia, Impossível estancá-lo." Sylvia Plath

"O AMOR É A ÚNICA COISA QUE PODERÁ SALVAR O HOMEM" Jiddu Krishnamurti

"… Falamos da vida — e não de idéias, de teorias, de práticas ou de técnicas. Falamos para que olhe esta vida total, que é também a sua vida, para que lhe dê atenção. Isso significa que não pode desperdiçá-la. Tem pouquíssimo tempo para viver, talvez dez, talvez cinquenta anos. Não perca esse tempo. Olhe a sua vida, dê tudo para a compreender." Jiddu Krishnamurti

“A moderação em tudo é boa.” Eclesiastes

Veja o invisível. O tempo é tudo. Totalize o tempo. Crie.

“O ser se transforma em nada e o nada se transforma em ser. Tudo é devir.” Carlos Cirne Lima

“Gostaria que a humanidade tivesse uma só cabeça para cortá-la de uma vez.” Nero

Fecha os olhos, viaja até o fim e pergunte-se: “Que mais poderia ter sido minha vida?" ... !...?...

Fecha os olhos, viaja até o fim e pergunte-se: “Que mais poderia ter sido minha vida?" ... !...?...
¨A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha.¨ Gilles Deleuze

É preciso pensar por si só senão uma instituição pensará por você: a igreja,a publicidade,políticos

É preciso pensar por si só senão uma instituição pensará por você: a igreja,a publicidade,políticos
“A lógica de um pensamento é o conjunto das crises que ele atravessa, assemelha-se mais a uma cadeia vulcânica do que a um sistema tranquilo e próximo do equilíbrio.” Gilles Deleuzeuze

"Penso que estamos no beco dos ratos, onde os mortos seus ossos deixaram." T. S. Eliot

"Penso que estamos no beco dos ratos, onde os mortos seus ossos deixaram." T. S. Eliot
"Não se luta contra o destino; o melhor é deixar que nos pegue pelos cabelos e nos arraste até onde queira alçar-nos ou despenhar-nos." Machado de Assis

"Vá e vença!" Lema do BOPE. E lembre-se: ser é estar.

"Vá e vença!" Lema do BOPE. E lembre-se: ser é estar.
"Gostaria de viver para estudar e não de estudar para viver." Francis Bacon

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” Gandhi

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” Gandhi
“A arte é a vida no sentido de ser a força criadora de caminhos, de imagens, de verdades, de possibilidades. Somos todos artistas da vida que vivemos. Abdicar da arte é aceitar a derrota.” Marcia Tiburi

“Olhas para a guerra, o murro, a facada, Como uma simples quebra da monotonia universal.” Drummond

“Olhas para a guerra, o murro, a facada, Como uma simples quebra da monotonia universal.” Drummond
"Se tem uma coisa que a história nos ensina, é que se pode matar qualquer um." O poderoso chefão

"Quantas línguas um homem conhece, tantas vezes é homem" Schopenhauer, Sobre o Ofício do Escritor

"Quantas línguas um homem conhece, tantas vezes é homem" Schopenhauer, Sobre o Ofício do Escritor
"Todo leitor é leitor de si mesmo." Marcel Proust

"Há uma fina linha entre genialidade e loucura. Eu apaguei essa linha."- Oscar Levant

"Há uma fina linha entre genialidade e loucura. Eu apaguei essa linha."- Oscar Levant
"Todas as manhãs, quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser Salvador Dali" Salvador Dali

Todos os caminham levam à morte. Perca-se.Jorge Luis Borges / Eis tudo:

Todos os caminham levam à morte. Perca-se.Jorge Luis Borges / Eis tudo:
“Eu acredito que quando morrer, irei apodrecer e nada do meu ego sobreviverá. Mas me recuso a tremer de terror diante da minha aniquilação. A felicidade não é menos felicidade porque deve chegar a um fim, nem o pensamento e o amor perdem seu valor porque não são eternos.” Bertrand Russell

"Noventa por cento dos políticos dão aos dez por cento restantes uma péssima reputação." Henry Kiss

"Noventa por cento dos políticos dão aos dez por cento restantes uma péssima reputação." Henry Kiss
“A política e os destinos da humanidade são forjados por homens sem ideias nem grandeza. Aqueles que tem grandeza interior não se encaminham para a política” Camus

"A felicidade feminina consiste em um bom banho." Thiago Castilho

"A felicidade feminina consiste em um bom banho." Thiago Castilho
“A angústia é a sensação do infinito.” Viviane Mosé. E "A angústia é a única fonte da criação." Jacques Lacan

"Voce é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas."

"Voce é livre no momento em que não busca fora de si mesmo alguém para resolver os seus problemas."
"Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las é o mesmo, quase sempre, que corrompê-las." Voltaire

"Eu sou um egomaníaco, mas quem não é?" John Lennon

"Eu sou um egomaníaco, mas quem não é?" John Lennon
Nunca pensei, ao escrever, em aproximar-me do povo. Bom, na realidade, não pensei em aproximar-me de ninguem - Jorge Luís Borges

1766, Cavendish isola o hidrogênio

1766, Cavendish isola o hidrogênio
"A singularidade parece sempre ter uma gota de arrogancia." Thomas Fuller

Os primeiros jogos olímipicos foram realizados em Olímpia a partir do século 8o a.C. até 393 d.C.

Os primeiros jogos olímipicos foram realizados em Olímpia a partir do século 8o a.C. até 393 d.C.
"A simplicidade de caráter é o resultado natural da profundez de pensamento" William Hazlitt

"Não me peçam para dizer quem sou e não me peçam para não mudar." Michel Foucault

"Não me peçam para dizer quem sou e não me peçam para não mudar." Michel Foucault
"Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo." Karl Marx

"Ao supormos não haver nada mais raro que o gênio, esquecemo-nos da perfeição. “George Bernard

"Ao supormos não haver nada mais raro que o gênio, esquecemo-nos da perfeição. “George Bernard
"Quem não sabe a arte não a estima." Camões

"O HOMEM É O LOBO DO HOMEM." THOMAS HOBBES

"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo para vencer é tentar mais uma vez" Thomas Edison

Ele não encontrou o de que carecia, o de que carecemos, eu e meu elefante, em que amo disfarçar-me.

Ele não encontrou o de que carecia, o de que carecemos, eu e meu elefante, em que amo disfarçar-me.
"Serei eu, porque nada é impossível..." Fernando Pessoa

um mundo que se mostra por dentro e se esconde por fora

um mundo que se mostra por dentro e se esconde por fora
"Nada temos a esperar nem a temer." Epicuro, sobre a morte

“Milhões no pó se afundam.Vós vos precipitais, ó milhões? Pressentes o criador, ó mundo?” Nietzsche

forgifs.com
“É preciso questionar essa supremacia. A ciência é a porta-voz do progresso, quem disse que ela é a porta-voz da verdade?” Laymert Garcia dos Santos

"Os escritores de gênio constituem o melhor caminho em direção à sabedoria..." Harol Bloom

"Os escritores de gênio constituem o melhor caminho em direção à sabedoria..." Harol Bloom
“Será só imaginação? Será que nada vai acontecer? Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?” Legião Urbana

“A essência da existência é a dor.” Schopenhauer

“Eu estou indo embora, mas meu pensamento, minhas palavras e meu coração sempre estarão contigo.” Despedida mulçumana