CALDO DE PINTO
“Existe um grande clube na cidade,
Que mora dentro do meu coração.
Eu vivo cheio de vaidade,
Pois na realidade é um grande campeão.”
ESCONDERIJO PARA CEGOS
Novamente provamos nossa selvagem superioridade natural mineira com inteligência, força e honra. Além do requinte de crueldade flagrante em dar a “eles” a esperança do título por terem vencido o primeiro jogo da final. Sim, somos maus até os ossos. Paradoxalmente maus e gentis. Ora, não lhes oferecemos tudo que poderíamos: a inebriante ilusão. Como dizia meu padrinho Shakespeare “Morram, cães, se não estão satisfeitos.” Ou melhor, morram, rosinhas... Cocoricó! Como sabem a realeza é hereditária. Quando se nasce com sangue azul você cresce ouvindo e sentido que é “especial”. É incrível, mas durante esse jogo senti o que os mortais chamam de “fé”, pois embora estivéssemos em desvantagem até a metade do segundo tempo eu sabia no núcleo da minha alma que venceríamos. Numinosa fé! Glória eterna a Grande Raposa!!!
Sexta-feira 13. Maio. Batem 10 para 22:00hs no relógio do tempo. No saguão do corredor da Faculdade Pitágoras estou sozinho e me sinto bem. A habitual solidão de sexta me faz saborear a íntima e absurda sensação de que a faculdade me pertence. Evola-se. Tem sempre um índio que surge duma porta recém-aberta e poluí meu sentimento de posse absoluta. Não faz mal. Certos instantes marcam para sempre. Ao passar pela portaria algo inacreditável aconteceu. O letreiro da faculdade me desejou boa noite. Ignorei, atônito. Já na calçada estaciono perto do carrinho de pipoca enquanto espero a topique do amor. Ouço o pipoqueiro contar uma pilhéria machadiana “A pipoca faz bem para memória. Você come e depois se lembra de escovar os dentes.” Genial! Fui obrigado a comprar um saco e contribuir com o aluguel do filósofo amador.

Albert Einstein disse-me uma vez “Thiago, o segredo do seu sucesso é manter incógnitas as suas fontes.” Sorri e abanei a cabeça. Não tive coragem de confessar minha discordância na época. Hoje me arrependendo. Há arrependimentos inócuos e há aqueles que são como uma cicatriz abominável na face. Toda vez que se olha ao espelho o indivíduo se carpe e com razão. Este arrependimento pertence a primeira categoria. Seja como for, o zeitgeist de nosso tempo é precisamente o inverso. O segredo de nosso sucesso consiste em compartilhar nosso possível conhecimento e se arriscar na arte da criação. É preciso esquecer que qualquer assunto sobre o qual um homem possa escrever exceto a si mesmo, seus conflitos e sentimentos já foi escrito por outro e provavelmente melhor escrito. Daí a minha ilusão da superioridade da poesia sobre as outras literaturas.
"Seja qual for o caminho que eu escolher, um poeta já passou por ele antes de mim." Sigmund Freud
Enfim, todo esse devaneio para anunciar que recentemente “redescobri” o site Filosofia com café. Numa palavra: superextraordinário. Não deixe de explorar a seção categorias no painel esquerdo desse blog. Encontram-se lá a espera de atenção e amor filmes, livros, documentários, vídeos sobre filosofia, física, psicologia, direito, tudo. Então, sirvam-se. Nunca é tarde para se aventurar na viagem do conhecimento. Eu que o diga. E nesse mundo onde a maioria ainda tem os olhos fechados enquanto espera na estação...
Um beijo do observador.
Por: Thiago Castilho
Transhumanismo: uma percepção da posteridade (Troque seus olhos. Descubra a verdade. Transcenda.)
ERNST FISCHER
"Numa sociedade decadente, a arte, se verdadeira, deve também refletir essa decadência. E a menos que ela deseje trair sua função social, a arte deve mostrar o mundo como mutável. E ajudar a mudá-lo."
ZEITGEIST: MOVING FORWARD

“Minha avó era uma pessoa maravilhosa. Ela me ensinou a jogar Banco Imobiliário. Ela entendia que o objetivo do jogo é comprar. Ela acumulava tudo o que podia e sempre acabava dominando o tabuleiro. E depois ela sempre me dizia a mesma coisa. Ela olhava para mim e dizia: "um dia você vai aprender a jogar o jogo". Num verão, eu joguei quase todos os dias, o dia inteiro e então aprendi a jogar o jogo. Compreendi que a única forma de ganhar é se comprometendo totalmente à aquisição. Aprendi que o dinheiro e as posses são as formas de continuar pontuando. Ao final daquele verão, tornei-me mais impiedoso que minha avó. Estava pronto para dobrar as regras para ganhar o jogo. Naquele outono, me sentei para jogar com ela. Tomei tudo que ela tinha. Eu a observei... entregar seu último dólar e desistir em completa derrota. E então ela tinha algo a mais para me ensinar. Então ela disse: "agora tudo volta para a caixa.” Zeitgeist, avançando num mundo onde 40% da riqueza mundial pertence a 1% da população e “É preciso criar problemas para gerar lucro. (...) Essa merda precisa acabar.”
Mahatma Gandhi

“A mais mortal forma de violência é a pobreza.”
Carlos Drummond de Andrade
“De impossíveis, de risos e de nadas tu te formaste, só, em meio aos fortes.”
Sartre
“O homem nada mais é que o seu projeto.”
Nelson Rodrigues
“Perdoa-me por me traíres.”
Arthur Schopenhauer
“Tudo que um homem busca e ama, seja numa simples conversa ou no trabalho, é a inferioridade do outro.”
Thiago Castilho
“Seja ético, solidário e afetivo. Seja melhor, ao invés de tentar ser o melhor em tudo o tempo todo como todos. Talvez seja feliz, Thiago. O caminho comum falhou contigo. Debaixo da pele seu sangue veleja ardentemente.”
Da comunicação social
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. "
"As leis são belas." Machado de Assis
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
TÍTULO I
Dos Princípios Fundamentais
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores comuns do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único.Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
“Não terás compaixão; vida por vida, dente por dente, olho por olho, mão por mão, pé por pé.” (Deut. 19, 18-21)
Lei da gravidade vs princípio da legalidade
“Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.” Artigo 5°, inciso II, da Constituição Federal
O pra sempre sempre acaba?
“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.” Art. 5° da Constituição Brasileira
no meio do caminho tinha uma pedra
“Eu nunca deixei de sentir: dor... dor... dor...” Nirvana, You Know You’re Right
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.” Ricardo Reis
Lei do Esconderijo: todo ser humano tem direito a felicidade
“Corri pro esconderijo e olhei pela janela, o sol é um só, mas quem sabe são duas manhãs...” Legião Urbana
“E cada instante é diferente, e cada homem é diferente, e somos todos iguais. No ódio, no amor, na incompreensão e no sublime cotidiano, tudo, mas tudo é nosso irmão. No mesmo ventre o escuro inicial, na mesma terra o silencio global, mas e o humor?” Drummond, montagem minha de células dos poemas Os últimosdias e Consolo na praia
“Nem todos os problemas confrontados serão resolvidos. Mas nenhum problema será resolvido se não for confrontado.” Einstein
Eu nasci há dez mil anos atrás / e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais / Eu vi cristo ser crucificado / O amor nascer e ser assassinado / Eu vi as bruxas pegando fogo pra pagarem seus pecados, / Eu vi,/ Eu vi o sangue que corria da montanha / quando Hitler chamou toda a Alemanha / Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha /Eu li os simbolos sagrados de Umbanda / Eu fui criança pra poder dançar ciranda /E, quando todos praguejavam contra o frio, eu fiz a cama na varanda (...) E praquele que provar que eu tou mentindo / eu tiro o meu chapéu.” Rauzito, Eu nasci a dez mil anos atrás ( e eu não?)
“Não adianta nem tentar
Me esquecer
Durante muito
Muito tempo em sua vida
Eu vou viver
Não, não adianta nem tentar
Me esquecer...” Detalhes do rei Roberto Carlos

“A vaidade... é, com certeza, o meu pecado predileto.” Advogado do Diabo
"O único modo de suportar a existência é precipitar-se na literatura como em uma orgia perpétua" Flaubert
"O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso." Simone de Beauvoir
“Nada de grande se fez sem paixão.” Hegel
"Respirei fundo e escutei o velho e orgulhoso som do meu coração. Eu sou, eu sou, eu sou." Sylvia Plath
“Escrever é estar no extremo de si mesmo.” Joao Cabral de Melo Neto
“O criador, com efeito, deve ser um mundo para si mesmo...” Rilke
“A moderação em tudo é boa.” Eclesiastes
Veja o invisível. O tempo é tudo. Totalize o tempo. Crie.
hum...
ResponderExcluir