"Juro, no exercício das funções de meu grau, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize." Juramento do curso de Direito
“Você não sabe o que eu passei para chegar até aqui.” Clube da Luta
2008
4 de agosto
Introdução à ciência do direito
O que vocês desejam “Formação” ou “Formatura”?
Exame de Ordem OAB
"No início do curso de Direito, os alunos acreditam que poderão modificar o mundo, aplicando os ensinamentos adquiridos com os professores. Todavia, ainda na faculdade, identificam que o aprendizado depende somente do esforço próprio. Infelizmente, muitos não se dedicam, deixando transcorrer os cinco preciosos anos de aprendizado, pelo quais chegam a pagar fortunas. Erroneamente, acreditam que o diploma vai garantir-lhe o emprego desejado, transformando-os em advogados, juízes, promotores, procuradores, sem qualquer esforço.
Apenas 18,49% dos bacharéis em direito que realizaram Exame de Ordem da OAB (Ordem dos advogados do Brasil) Minas Gerais, ocorrido em agosto do ano passado foram aprovados."
Educação
Agregar conhecimento diariamente.
Como estudar: ouvir, anotar e LER
“Durante a faculdade a vida fica em suspenso. É tempo de estudar, de dedicação absoluta. Depois ela volta ao normal com o diferencial que vocês estarão estruturados. Muitos alunos alegam que não têm tempo para estudar porque trabalham o dia inteiro. Eu também trabalhava o dia inteiro no banco. Quando tentei dispor do mesmo argumento com um antigo professor meu, ele me questionou “O que você faz entre a hora que chega da faculdade e a hora que tem que ir para o trabalho?” Estudem ao invés de dormir. Por hoje é tudo. Boa noite.” Prof. Priscila Luiza Ferreira. Para dizer tudo numa única palavra: Inesquecível.
_Rui: Então, o que você achou dessa primeira aula?
_Thiago: Maravilhosa!
_Rui: Nós (Artur, Marcos, Vanessa e a Dona Flor e seus dois maridos) vamos lanchar. Vamos?
O JULGAMENTO DE PINK FLOYD
“Vamos ver o que temos aqui. Poemas, classe! O garotinho aqui se acha um poeta.” Pink Floyd, The Wall
Naquela noite eu fui lanchar com os novos colegas fora dos domínios do Pitágoras, mas minha alma eufórica ficou na cobertura da faculdade, contemplando-a e sentindo-a, orgulhosa de mim por finalmente ter conseguido cursar o ensino superior depois do inferno. No final, tudo tinha ficado para trás. O passado pesado de Pink Floyd, a usina com suas madrugas marxistas e a sinistra solidão. Sim, na instancia afetiva eu estava apaixonado e era correspondido (Coração em Erupção. Como dizia meu ídolo Capitão Nascimento "Agora é pessoal, parceiro."). Eu era doce, caxias e usava uma excentrica "toquinha de traficante". Um velho amigo me indicou a topique do Nono. Tudo fluía como se Deus nunca tivesse deixado de me amar injustamente. Autopresenteei-me com um rolex submarino falsificado comprado pela internet num site de São Paulo a peso de ouro como dizia Júlio Verne (200 reais). Não quero ferir o ego do Walace, o considero um bom amigo, mas para dizer tudo, eu era o melhor aluno da turma. E por que não confessar toda a verdade? Eu estava feliz talvez pela primeira vez na minha vida. Sem limões, sem limonada, querida leitora. E você que já bebeu de Aristóteles a Kelsen, de quem bebe agora? Eu não sou doce? Diga-me, minha companhia, por quanto tempo um cão dos diabos pode fingir que é um poeta desprotegido? Estou cansado disso! Citando o perverso Dr. House do seriado americano "Seria arrogancia dizer que eu sou melhor do que Deus." Eclesiastes: "Vaidade de vaidades. Tudo é vaidade!".
O início. Quem é a garota dormindo na cadeira atrás da loira durante o jurí simulado do pai de santo assassinado? E de quem é esse pezinho perfeito no canto direito da fotografia?
Infelizmente alguns condiscípulos que nunca me provocaram um grande amor nem um grande dissabor ou um grande tédio, isto é, nada, partiram mais cedo do que o recomendado pela OAB. Como dizia Mestre Cimini “Nós sabemos quem tem potencial e quem leva a sério, quem tem potencial, mas não leva a sério e quem não tem potencial nenhum.” O futuro lhes seja brilhante!
"Ao término dessa disciplina, deverá o aluno ser capaz de:
a) Situar o Direito no universo do conhecimento e estabelecer uma relação entre ele e as ciências afins, refletindo criticamente esses conhecimentos;
b) Ter percebido a grandeza e a importância dos estudos jurídicos, e consciente de sua beleza, encará-los com diretrizes e com gosto;
c) Ter noções da evolução da temática do direito e conhecer sua estrutura organizacional básica.
d) Numa perspectiva crítica, conhecer do caráter polemico que é a definição da origem, dos conceitos, objetivos e métodos do direito, situando-os na realidade atual e suas exigências ético-jurídicas."
“Não deixaremos de explorar e, ao término da nossa exploração deveremos chegar ao ponto de partida e conhecer esse lugar pela primeira vez.” T.S.Eliot
Por: Thiago Castilho
Continua...
Garofalo: Ascensão de Cristo, 1510-20.
P.S: Diário de Um Estudante de Direito ou uma biografia romantica dos tempos da faculdade é a ressurreição de uma velha ideia que consistia em registrar os melhores momentos da faculdade forense em forma de diário. Naquele tempo esse projeto acabou sendo eclipsado pelo Esconderijo do Observador e morreu, coitado. Mas nesse mundo onde Jesus subiu aos céus tudo pode acontecer. Decidi reconstituir a experiencia vivida até agora numa espécie de seriado em cronicas. Assim, espero presentear os amigos com uma esplendida limonada feita com limões indesejados, sangrar o sorriso sujo de meus eminentes críticos (ou serão nozes vazias?), enriquecer os valores e acelerar as posturas indispensáveis no exercício da advocacia aos alunos " ainda não completamente determinados". A primeira temporada de Diário de Um Estudante de Direito contará com uma série de 5 posts: Dr. Thiago, Coração em Erupção, Esconderijo do Observador, O Grupo de Estudo e O Discurso do Rei. Sem mais nada por enquanto. Um beijo do observador.
Trailer de Coração em Erupção:
"_Então, é uma guerra total?
_Sim, guerra total."""" ""
Richard Burton e Elizabeth Taylor em Quem tem medo de Virginia Woolf?
2008
13 de junho
_Maria Lúcia: Eu te amo eternamente, sabia!?
_Thiago: Eu sei.Vira.
_Maria Lúcia: Eu adoro quando você me pega assim, sabia?
17 de Outubro
“O País assistiu chocado à história de jovens ex-namorados que acabou em tragédia. Lindemberg Fernandes Alves, 22 anos, atirou contra a ex-namorada Eloá ...” Isto É
2011
26 de maio
_Prof. Leandro Valadares: Danos morais por abandono afetivo. Vamos lá, meus amigos. Quem aqui acha que isso existe levanta a mão! E quem pensa que o direito não deve adentrar na esfera íntima dos indivíduos, que existe fatos que são coisas da vida e quem ninguém é obrigado a amar ou continuar amando alguém?
"Tenho sexto sentido e incríveis poderes de observação.
E é por isso que sei que quando eu ligar
ainda não haverá ninguem em casa. " Pink Floyd
Uma superprodução! Parabéns!
ResponderExcluirOra, claro que o Sr. não fere meu ego... rsrsrsrs
ResponderExcluirPelo contrário, é uma grande honra ter sido carinhosamente lembrado em seu texto...
Gostei muito deste primeiro post e não tenha dúvidas de que acompanharei entusiasmado os próximos capítulos do "Diário de um estudante do direito", iniciativa pela qual lhe felicito.
Tem sido realmente um grande prazer estudar ao lado de tão distinta e venerável figura, capaz de captar os mais pequeninos e triviais detalhes do nosso cotidiano na Faculdade de Direito, transformando-os em belíssimas palavras e precisas observações, revelando traços de uma personalidade forte e um espírito dotado de grande sensibilidade e aguçada percepção, além de um incrível habilidade no intrincado e complexo processo de comunicação, posto que não é tarefa das mais fáceis o traquejo com as palavras e todas as armadilhas semânticas proporcionadas por nossa querida língua portuguesa
O Sr., percebe-se, tem a poesia no sangue.
O admiro muito.
Abraços fraternos...
Obrigado, amigos, vocês são gentis. Um abraço do velho observador.
ResponderExcluirComo sempre, perfeito!
ResponderExcluirDesenvoltura excelente.
Sucesso Thi. Um beijo, dois, três...rs
Como sempre falando de delicadezas com essa acidez que te é tão peculiar!
ResponderExcluirAguardo a próxima...
Saudades de Thi! Beijos!
Obrigado, meninas. Vcs sao a alegria do meu coração. Meninas sempre querem mais né, Mi!?
ResponderExcluirEntão, para n gerar falsa expectativa na massa, devo dizer que o seriado nao será sequencial. Assim o segundo episódio sairá quando for possível.
Um beijo do velho observador.
o irresistível charme da insanidade...
ResponderExcluirCuriosa e oportuna postagem já que resgata episódios que pude partilhar "humildemente" junto a vcs. A foto do júri foi o máximo!!! Parabéns Dr. Thyago e sinto-me presenteado com as "eivas libertárias", estampidos de ecos da voz pródiga de comodismo e grafada com a adstringência necessária e poetizada digno de Pensadores Observadores.
ResponderExcluirIrei acompanhar os próximos capítulos da jornada jornalística, rsrsrsr.
Wallace, Thyago, Rui, pessoas excepcionais dos quais somente pude aprender...
Abraços e reitero a singularidade histórica, emblemática e de forte marca na minha caminhada jurídica, além de ser tudo isto numa moldura angélica, voz de autoridade com valseios bem femininos, extremamente simpatica e bem vestida: Priscila.
Um anagrama que se desvendado traduz a égide memorável dos nossos tempos de faculdade, kkkk (peraí, ainda estamos estudando kra) somando-se a isto as explicações monossílábicas, aportuguesando nossos sentimentos,na iniciação da verborragia elitizada do nosso meio, rsrsrs). Lembra-se a falante engraçada:Vanessa e a perseverança do Sr. João.
Saudades de vcs aí kra...me salvei pois a Lucélia, A Adriana Artusoe outros vieram para meu novo mosteiro: A Unileste...
Bumerangue Blues
ResponderExcluirBarão Vermelho
Composição : Renato Russo
Tudo o que você faz, um dia volta pra você
Tudo o que você faz, um dia volta pra você
E se você fizer o mal, com o mal um dia você vai ter de viver
Não me entregue o seu ódio, sua crise existencial
Preliminares não me atingem, o que interessa é o final
E não me venha com problemas, sinta sozinho o seu mal
Porque tentar, tentei demais e você só me usou
Eu tentava ajudar e você sé me queimou
Mas é errando que se aprende: minha boa vontade se esgotou
Como um bumerangue
Tudo vai voltar
E a ferida que você me faz
É em você que vai sangrar
Eu tenho cicatrizes
Mas eu não me importo, não
Melhor do que a sua ferida aberta
E o sangue ruim do seu coração
Só não entendo como fui cair
Dentro da sua teia
E não tentei fugir
Me sinto mal lembrando o que aconteceu
Você tentou roubar
Mas o bumerangue agora é meu
Ps. Sempre que ouço essa musica lembro de quem? de quem? "Thiago Castilho!"
Um abraço do observador do observador, rsss
Edson
ResponderExcluir"Episódios que pude partilhar "humildemente" com vcs..." Ah, brejeiro! Ah, brejeiro! Tu eras uma das joias da coroa da nossa turma, meu caro Edson! Aliás, seu apelido é Edim que lembra Odin, deus de Asgard. Sim, temos material farto em nosso preclaro clã para um romance ou pelo menos um peça teatral mista. Mas optei por um homeopático seriadozinho pseudojurídico. Mas essa tal "Jornada jornalística" talvez ganhe cores de ficção a partir do próximo episódio. Quem viver verá. Seja como for o piloto não agradou a todos. Sofri uma crítica terrível. Partiram meu doce coração de novo. Mas tudo bem. Jesus veio a terra para salvar a humanidade e foi crucificado. Depois, não é culpa minha. Quando escrevo não tenho piedade. Faço tudo pela arte. E sempre se pode girar a metralhadora de volta na caixa de comentários. “Por favor, eu imploro, infiéis!”
Ps. Manda um beijo pra meninas, especialmente para a Adrina que é uma loira linda.
Fernando
Você suprimiu o melhor estrofe dessa canção da guerra, notável:
“Os aborígenes na Austrália com o bumerangue vão caçar.
O bumerangue vai e volta e só para quando consegue acertar.
E eu sou como um bumerangue...
Quando eu acerto é pra matar!”
Aquele abraço, velhinho!
Olá, Thiago!
ResponderExcluirConsegue ser objetivo e ao mesmo tempo expressar os detalhes importantes pra uma boa história. Deu pra me imaginar na sala de aula.
Grande abraço! Vou conseguir ler tudo o que perdi, rsrsrss
Lilian