“A professora era querida e respeitada pelos vizinhos. (...) O corpo foi encontrado pela Polícia Militar, que arrombou a porta do quarto depois de acionada pelos vizinhos da professora. A perícia técnica da Polícia também foi acionada e constatou que Zelandia fora morta com uma facada nas costas e outra no pescoço (ela apanhou muito antes de morrer, foi muito torturada, seu queixo foi quebrado... Os filhos trancados num dos quartos por um homem encapuzado e revolver na mão, o outro tinha uma faca...” Do Blog Voz Lusa. Esse crime bárbaro teve grande repercussão no Vale do Aço e seu julgamento era um dos mais aguardados dos últimos anos
ZELÂNDIA-QUE-MORREU-ANTES
A vida, teoricamente o bem jurídico mais relevante tutelado pelo Estado. Posteriormente vem a liberdade e fechando o triangulo jurídico supremo a propriedade. Código Penal, Dos crimes contra a vida, homicídio simples, Art. 121. Matar alguém: Pena – reclusão, de seis a vinte anos. Entretanto se o homicídio for qualificado, ou seja, mediante pagamento, por motivo torpe, fútil, a traição, para assegurar a impunidade de outro crime ou se for cometido de forma cruel a pena eleva-se de doze a trinta anos.
Edmilson chega acompanhado da filha e da atual mulher para seu julgamento
Jornal Vale do Aço, 15/fevereiro/2011, manchete de capa: “Ex-marido de Zelândia irá a júri popular”. O caso: em abril de 1999, a professora do ensino fundamental Zelândia Laviola Marques Oliveira, 32 anos, foi encontrada em sua residência morta em cima de uma cama, tendo sido esfaqueada nas costas e pescoço e estrangulada com uma corda de varal. Como posso imaginar o terror e a dor pela qual ela passou naquela noite fatal?
No banco dos réus do Fórum de Fabriciano o aposentado Edmilson Eduardo de Oliveira, 44 anos, foi julgado como o mandante do assassinato da ex-mulher, a professora Zelândia, no dia 23 de abril de 1999, na extinta Rua Alvino Olegário, no Bairro Alipinho, onde também mora o observador até hoje, infelizmente. O julgamento tinha sido cancelado por duas vezes, 2007 e 2008, devido a estranha falta de quórum de jurados. Motivo do crime, numa palavra: ciúmes. O inquérito policial sob a responsabilidade do delegado Alexsander Esteves Palmeira concluiu que Edmilson não suportava o fato da professora ter-se apaixonado novamente e contraído um novo relacionamento afetivo. Em 2009 o acusado da execução do crime, um verme conhecido como “Bené” suicidou-se. Menos um para nos preocupar. Quanto menos lixo melhor. O mal é uma coisa que o homem comum não pode compreender só por si. Como saber o que na noite em sua consciência pensa ou sente um assassino se nunca matamos deliberadamente ninguém?
Abaixo, o filho de Zelândia, em depoimento no plenário, alegou que a mãe estaria se prostituindo e envolvida com drogas. O promotor vociferou que embora sua mãe estivesse morta ele acabava de matar sua memória e o chamou de “covarde”
“Eu nunca deixei de sentir: dor, dor, dor, dor...” Nirvana
Abaixo, Marilene, irmã de Zelandia, lutou até o fim para fazer justiça a irmã
Edmilson naturalmente negou tudo. Tendo o direito de aguardar as investigações e o desenvolvimento do processo em liberdade por esses 11 anos em que ele rastejou no labirinto da Justiça criou os dois filhos que na época o incriminaram e recentemente se formou em Direito. Qual é o nome disso? E claro, ele fez uma “lavagem cerebral” nas crianças na época com 7 anos, a menina, e 11 anos, o menino, seus filhos, que viviam com a mãe, presenciaram o crime e ouviram os assassinos se referirem ao pai como sendo o manda-morte. No Tribunal do júri o depoimento do filho revoltou a promotoria. O rapaz de 22 anos alegou que sua mãe estaria “se prostituindo e envolvida com drogas.”. O que é uma mentira monstruosa. Eu conheci a Zelândia, menos de um ano antes de seu trágico extermínio ela chegou a morar do lado da minha casa. Na época minha prima tinha me dado uma máquina de escrever daquelas que o Nelson Rodrigues usava para escrever a vida como ela é. Às vezes a professora a tomava emprestado para datilografar as provas que compunha com carinho para seus alunos. Eu me lembro do “Obrigado, Thiago.” E de seu olhar puro e brilhante como um diamante. Olhar de professora brasileira.
Desembrulhando sutilmente a memória vejo Zelândia sorrindo para mim e perguntando se minha mãe está em casa porque precisava conversar com ela. Coisas de mulher. Zelândia era uma mulher bonita, alegre e simpática. Tinha um sorriso cativante, cabelo em cachos, morria de amor pelos filhos e gostava de passar batom lilás. Eu lamento tudo.
Edmilson foi considerado culpado pelo conselho de sentença e condenado a 13 anos de reclusão em regime fechado. Porém pode recorrer da sentença em liberdade. No Brasil a cada 15 segundos uma mulher é seviciada e dez são aniquiladas por dia. Cuide-se, querida leitora. Cuidado com coisas ocas que bombeiam sangue.
"As qualificadoras nada mais são do que agravantes para a pena. Primeiro estabeleceu-se a pena base de 12 anos. Com a existência de outras três agravantes ela acrescentou muito pouco. Temos que acatar. Eu saí do julgamento fortalecido pelo entendimento do Conselho de Sentença. Provamos que o Edmilson era o principal interessado na morte de Zelândia. Tem homens que acham que a mulher é um objeto de sua propriedade" O promotor Francisco Santiago sobre a sentença“QUANTOS RELACIONAMENTOS MAL SUCEDIDOS VOCÊ PRECISARÁ TER ATÉ QUE COMECE A SE AMAR?” HOUSE DETONANDO SEU MELHOR AMIGO
“Estou cansando de ser
vilipendiado, incompreendido e descartado...
(...)
De quando em quando é um novo tratamento
Mas o mundo continua sempre o mesmo
O medo de voltar pra casa à noite
Os homens que se esfregam nojentos
No caminho de ida e volta da escola
A falta de esperança e o tormento
De saber que nada é justo e pouco é certo
E que estamos destruindo o futuro
E que a maldade anda sempre aqui por perto...
A violência e a injustiça que existe
Contra todas as meninas e mulheres
Um mundo onde a verdade é o avesso
E a alegria já não tem mais endereço
Clarisse está trancada no seu quarto
Com seus discos e seus livros, seu cansaço.”
Clarisse, Legião Urbana
Por: Thiago Castilho
Nossa!!!
ResponderExcluirUma postagem profunda e bem feita.
Uma denúncia que devemos fazer sempre.
Abraço
Que história, Thiago...
ResponderExcluirE quantas iguais a essa acontecem diariamente... a revelia da justiça e da própria razão humana. Grande Abraço!
Nossa Thii, perfeita exposição.
ResponderExcluirUm beijo querido,
Mih
OI,muito interessante seu blog, to passando aki pq vi vc é seguidora do blog do meu amigo, Mailson, e por isso quero convidar vc para dá uma olhada no meu blog http://otaviomsilva.blogspot.com/
ResponderExcluirdesde Já agradeço, Forte abraço
PS; Sigo de volta
Os filhos, ah, nós, degradados filhos de Eva!
ResponderExcluirAs mães, ah, nós, mães, perdoamos tudo!
Brilhante como sempre, my dear Observer!
Miss u. Beijos!
oi, voltei aqui pra agradescer e responder seu comentário, depois volto com mais calma. Forte abraço.
ResponderExcluirÉ estarrecedor que aconteçam coisas assim, e pior, todos os dias, com a filha de alguém, a irmã de alguém, a mãe de alguém, etc.
ResponderExcluirMuito bem construido o post, embora triste, muito triste.
bjos
O caso está na 3ª Câmara de Desembargadores, em BH. O Acusado e o Ministério Público entraram com recursos. E o mandante do crime, ganhou para presidente do Avante. Ano Novo, ano eleitoral. Ele deve canditar a vereador...!??? Pela 2ª vez, claro! Não é uma boa ideia?
ResponderExcluirRECEBI ONTEM A NOITE INFORMAÇÕES RECENTES SOBRE O CASO. A NOTICIA ERA DE QUE MESMO TENDO RECORRIDO, O RÉU EDMILSON ENFIM FOI PRESO, E TERÁ QUE CUMPRIR A SUA PENA DE + DE 13 ANOS EM REGIME FECHADO. QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA. MUITA GENTE SOFREU POR CAUSA DESTE ASSASSINO.
ResponderExcluirFico profundamente feliz com essa notícia. A justiça foi feita, graças a Deus. Agora você pode descansar em paz, minha querida amiga.
ResponderExcluir